Tecnologia / Um novo relatório da ISG Provider Lens, empresa global de pesquisa e consultoria no segmento de tecnologia da informação, divulgado nesta semana no Brasil, aponta tendências do setor de hospedagem em nuvem, análises comparativas entre provedores de serviço e casos de sucesso identificados entre empresas brasileiras do segmento. O estudo confirma um forte crescimento da demanda por serviços de migração e gerenciamento de software em nuvem híbrida ou privada e destaca novas demandas exigidas de serviços de cloud, como grande nível de cibersegurança, capacidade de transferência de dados em alta velocidade e integração ágil de aplicativos.
De acordo com o estudo, as empresas estão se tornando cada vez mais dependentes do e-commerce, pagamentos digitais e análise de dados em tempo real. Um dos desafios citados pelos pesquisadores são as transações via PIX, pagamento instantâneo que exige dos sistemas um processamento de va´rios gigabytes de dados em segundos. O relatório aponta que 793 bancos oferecem o serviço PIX, processando cerca de 122 milhões de transações diárias.
Devido ao alto custo para as empresas terem suas próprias instalações ou criarem suas próprias nuvens que correspondam a essas demandas de supervelocidade, segurança e privacidade de dados, cada vez mais organizações adotam plataformas de hosting gerenciado. "As nuvens privadas em data centers de hosting ou colocation eliminam as preocupac¸o~es relacionadas à soberania de dados, mantendo a hiperconectividade com a nuvem pu´blica, parceiros, fornecedores e consumidores", aponta Pedro L. Bicudo Maschio, autor do relatório ISG.
Nesse contexto, a ISG analisou as empresas brasileiras que se sobressaem na oferta do serviço de nuvem privada e híbrida e data centers por meio da Pesquisa ISG Provider Lens Private/Hybrid Cloud e Data Center Brazil 2023. "A demanda por serviços de infraestrutura em nuvem privada é resultado das próprias exigências da transformação digital das empresas, que buscam softwares para gestão de suas operações empresariais eficientes, com alta velocidade de transferência de informações em ambiente que garanta a segurança e privacidade dos dados", ressalta Patrick Machado, CEO da DataEnv, uma das empresas citadas pela pesquisa. De acordo com o estudo, o posicionamento da DataEnv na categoria Managed Hosting, entre os líderes do mercado, se deve aos resultados demonstrados na eficiência de oferta de cloud privada e suporte completo para sistemas de gestão empresarial (ERP).
Vinte e quatro fornecedores se qualificaram para o quadrante Managed Hosting para 2023, representando um aumento de 26% em relac¸a~o aos 19 fornecedores avaliados pelo ISG no ano anterior. O relatório afirma que mais empresas esta~o ingressando nesse mercado, e aquelas focadas em servic¸os de nuvem privada apresentam crescimento mais consistente do que aquelas focadas em servic¸os de nuvem pu´blica. Muitos fornecedores de servic¸os oferecem ambos os servic¸os, em resposta a` pra´tica dos clientes de reavaliar suas estrate´gias de nuvem para melhorar o controle e o valor entregue.
Segundo Patrick Machado, CEO da DataEnv, para setores, como o varejo online, que dependem diretamente da resposta das informações que vêm dos ERPs com rapidez no envio e processamento de dados, as soluções em nuvem oferecem um ambiente que responde à tecnologia necessária para o crescimento desses negócios. "O relatório ISG reforça a importância de soluções avançadas e seguras para as empresas, impulsionando seus resultados em ambientes virtuais", afirma o executivo.
Website: https://www.dataenv.com.br