RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2020 - Horário 16:55

Quais habilidades ajudam a desenvolver a inteligência emocional?
Ciência & Saúde / A inteligência emocional diz respeito a resolver problemas indo além de técnicas de conhecimentos específicos. É preciso também controle psicológico e interação social para atingir o resultado esperado em determinado ofício.

Assim, é notável análise, em recrutamentos de emprego por exemplo, aspectos de formação prática e teórica de uma área. Todavia, é cada vez mais comum também a observação das manifestações emocionais nestes casos, devido a sua relevância.

Inteligência Emocional é, portanto, a forma como chamam as competências relacionadas ao trato das emoções. Por isto, contar com um local especializado para ajudar com esta habilidade como a Arita Treinamentos faz toda a diferença. Assim torna-se possível ter:

? Percepção das emoções, com a precisão com que uma pessoa identifica as emoções;
? Raciocínio por meio das emoções, empregando as informações emocionais para facilitar o raciocínio;
? Entendimento das emoções, captando variações emocionais nem sempre evidentes e compreender a fundo as emoções;
? Gerenciamento das emoções, que é a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

Algumas habilidades estimuladas pela Inteligência Emocional O psicólogo Daniel Goleman popularizou esta capacidade de gerenciar os sentimentos. Assim, o foco é em uma série de competências e habilidades que, segundo ele, melhoram o desempenho profissional, inclusive. O modelo de Goleman coloca a Inteligência Emocional (IE) como o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares:

? Autoconsciência - capacidade de reconhecer as próprias emoções;
? Autorregulação - capacidade de lidar com as próprias emoções;
? Automotivação - capacidade de motivar e de manter motivado;
? Empatia - capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros;
? Habilidades sociais - conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Da mesma forma, o especialista compreende 12 ações principais para desenvolver a IE:

? Autoconhecimento emocional;
? Autocontrole emocional;
? Adaptabilidade;
? Orientação para realização;
? Perspectiva positiva;
? Empatia;
? Consciência organizacional;
? Influência;
? Coach e mentoria;
? Administração de conflitos;
? Trabalho em equipe;
? Liderança inspiradora.

Relevância da Inteligência Emocional no desempenho das pessoas Já sabe que a Inteligência Emocional influi diretamente no sucesso da execução das atividades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Da mesma forma que interfere no bem-estar e controle das emoções, como o estresse, nos ambientes de trabalho. Isto é notável também entre empreendedores, que apresentam mais resiliência e lidam melhor com seus funcionários e clientes.

Estudos ainda revelam que demonstrar emoções positivas melhora a cooperação e a performance do grupo. Por isso, quando reconhecido o valor da IE, é natural que busque aumentá-la.

Contando com a ajuda de locais como a Arita Treinamentos, algumas estratégias para isso são:

? Transformar o autoengano em autoconsciência com uma visão realista dos pontos positivos e negativos e relações sólidas que concedam esse feedback de comportamento;
? Transformar o foco em si próprio em foco nos outros por meio de real comunicação para utilizar nas diversas relações;
? Agir de forma que torne a convivência gratificante estabelecendo boa relação com as pessoas, sem expectativa de reciprocidade;
? Perceber situações que desencadeiam sentimentos negativos, de forma a contê-los, caso seja alguém muito transparente nas demonstrações;
? Mostrar humildade, pois pessoas mais humildes tendem a passar mais segurança para a equipe.

Grupos de apoio, a intervenção de mentores e leitura e pesquisa sobre o tema também são maneiras de contribuir para aumentar os níveis de Inteligência Emocional.

Website: https://www.arita.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.