Educação / Será que as Escolas de Medicina e seus professores estão preparados para formar médicos capacitados a cuidar e promover saúde no século XXI?
Conforme dados do e-MEC de junho de 2019, o Brasil possui 336 cursos de medicina com 34.793 vagas no primeiro ano.
A formação dos médicos tem passado por inúmeras transformações, obrigando as Instituições de Ensino a readequarem seus currículos e a incluir novas metodologias de ensino, onde este passa a ser centrado no estudante, que deve ter mais autonomia e ativa participação.
As diretrizes curriculares nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina divulgadas pela Ministério de Educação em 2014, têm como preceitos que a formação acadêmica proporcione ao estudante desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, envolvendo aspectos biopsicossociais. Que o mesmo saiba atuar com qualidade na atenção à saúde, pautado em pensamento crítico, que conduza o seu fazer nas melhores evidências científicas. Que aprenda competência de gestão em saúde por meio da participação na implementação das ações, favorecendo a tomada de decisão, baseada em evidências científicas; e que busque a promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos; análise crítica de fontes, métodos e resultados.
O Artigo 29 da DCN de 2014 apresenta como exigência de estrutura do curso de medicina a utilização de metodologias ativas que privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração entre os conteúdos, assegurando a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão. (Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/ CES Nº 3, de 20 de junho de 2014.Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina. Diário Oficial da União. Brasília, 23 jun. 2014; Seção 1, p.8-11).
Ainda em relação aos métodos de ensino, o Artigo 32 ratifica a importância das metodologias ativas e critério de acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Vários setores do governo e da sociedade apresentam interesse com a formação de profissionais médicos, a fim de corresponder às necessidades sociais de saúde, bem como as demandas que o mercado apresenta.
O Brasil – Simpósio de Educação Médica em 27 de setembro vem trazer uma contribuição valiosa as Escolas Médicas, seus gestores, coordenadores, professores e estudantes de medicina e da área da saúde com um momento de aprendizagem, reflexão e interação sobre Educação Médica no século XXI. Serão 18 professores, experts na área de educação médica e de outras profissões da saúde que estarão apresentando temas como:
- Pressupostos da Docência e Formação Médica no Brasil
- Educação Baseada em Competências
- Como ensinar Saúde e Medicina Baseada em Evidência na Graduação
- Saúde Baseada em Evidência e os novos rumos do ensino e da pesquisa
- Melhores evidências em educação médica
- O ensino de urgência e emergência na graduação médica
- Diretrizes curriculares da medicina, onde estamos e para onde iremos
- Como ensinar resiliência e empatia na área da saúde
- Como ensinar a dar más notícias,
- Interação ensino-serviço
- Aprendizagem baseada em equipes
- O papel do residente como educador na formação do graduando de medicina
- Acreditação de escolas médicas
- Currículo blended em medicina
- Debriefing na simulação e no ensino médico
- Telemedicina: Desafios na Educação Médica – Da Formação a Prática
- Uso de big data na educação médica
- Educação Interprofissional no Brasil: avanços e desafios
Este é um evento totalmente online, multiplataforma e que de forma inédita oferece a possibilidade inclusive de imersão em Realidade Virtual para os seus participantes. A inexistência de custos com passagens, hotelaria, transporte e alimentação representam um corte significativo nas despesas podendo gerar uma economia de 60 a 70% quando comparado a um evento similar presencial em um centro como São Paulo. A acessibilidade por banda larga possibilita que qualquer instituição ou indivíduo ligado a Educação Médica em nosso País possa participar e levar diretamente os ensinamentos para sua prática transformando a formação do médico hoje.
Requisitos para experimentar em realidade virtual: smartphone com os recursos giroscópio e acelerômetro. Inscritos até 5 de setembro receberão como bônus óculos de realidade virtual + envio pelo correio.
Maiores informações no portal do Brasil Simpósio de Educação Médica: https://bit.ly/2Z6Ivp5

Website: https://www.webtvinterativa.com/