RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 15:13

Após perder boa parte da visão, paulistana supera problemas emocionais e desenvolve programa para recuperar autoestima de mulheres
Estilo de Vida / Assumir a direção de sua própria vida é a proposta do programa desenvolvido com mulheres de todo o Brasil pela especialista em relacionamento e autoestima Ana Luz. O maior objetivo da iniciativa é a recuperação da autoestima, que é baixa em uma grande parcela da população feminina, uma vez que apenas 4% das mulheres no mundo se sentem realmente bonitas, segundo a pesquisa "A Real Verdade Sobre Beleza", feita pelo projeto "Dove Pela Autoestima".


Moradora de São Paulo e de família humilde, Ana Luz perdeu grande parte da visão há três anos em função de um glaucoma e precisou mudar radicalmente para se adaptar a sua nova realidade e reassumir a direção da sua vida.

A especialista foi a primeira em sua família a concluir ensino superior e pós-graduação. Formada em Administração de Empresas, atuou por dois anos nos Estados Unidos em uma das maiores distribuidoras de games da América Latina.

"Estava no auge da minha carreira profissional, morando nos Estados Unidos, quando perdi grande parte da visão por complicações de um glaucoma. Voltei para o Brasil, fiz duas cirurgias e me vi completamente perdida", relata Ana Luz, que desenvolveu fribromialgia, alopecia, crises de ansiedade, entre outros problema emocionais durante esse período. "Estava muito debilitada, quase em depressão, quando decidi que não deixaria a doença levar mais nada de mim. Três meses após os procedimentos iniciei meu processo de reabilitação para reaprender a viver com o pouco de visão que ainda tenho", contou.

Após o grande impacto que sofreu e passar por um processo de reflexão, ela tomou a decisão de não voltar para o mercado corporativo. Ao ver sua autoestima comprometida e entender o quanto esse assunto é relevante, percebeu que era a hora de focar suas energias em ajudar outras mulheres. Para isso, Ana Luz criou o programa "Assumindo a Direção", que já atendeu centenas de mulheres em todo o Brasil.

Ela mantém o blog www.assumindoadirecao.com.br, que trata de assuntos relacionados ao tema, entre eles autoestima e superação, e uma página no Instagram com mais de 20 mil seguidores. "Enriquecia empresas e agora eu enriqueço vidas com o meu programa. Todas as mulheres possuem superpoderes e meu maior desejo é que elas identifiquem os seus e se transformem".

Importância da autoestima

Ana destaca que a baixa autoestima leva a depressão e a problemas no trabalho, na vida amorosa e nos relacionamentos de modo geral. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Estresse aponta que a baixa autoestima reflete no corpo, já que 89% das mulheres nessa condição sentem dores musculares ou dores de cabeça, 13% têm taquicardia ou arritmia cardíaca, 26% desenvolvem problemas gastrointestinais, 77% sofrem de angústia, 83% apresentam ansiedade, 46% padecem de depressão e 59% passam por conflitos interpessoais (como em relações amorosas).

"A baixa autoestima é um problema sério entre as mulheres que não conseguem se enxergar no espelho, se amar, que vivem se comparando a outras, que não sabem exatamente quem são, onde querem chegar e o que podem conquistar. Sem saber quem realmente são, elas aceitam qualquer coisa, mantêm relacionamentos abusivos, não lutam por uma promoção no ambiente de trabalho, desenvolvem depressão, paralisam suas vidas", detalha.

Por meio de textos em seu blog, lives semanais no Facebook e vídeos em seu canal no YouTube, a especialista leva o autoconhecimento a suas pacientes.
"Utilizo técnicas e ferramentas com validação científica que apoiam e direcionam minhas clientes em um processo dividido em três etapas. A primeira é autoconhecimento, onde vamos trabalhar na identificação das forças, oportunidade e todo o potencial delas para atingir seus objetivos; a segunda é o planejamento, que dá suporte para que se consiga traçar o projeto da vida que elas esperam ter; e a terceira é a estratégia, para que elas coloquem os projetos em prática".

Resultados
As técnicas e os conselhos da especialista em relacionamento e autoestima renderam mudanças radicais na vida de Mônica Bergatim, que vivia em um relacionamento abusivo. "Ana Luz foi muito importante na minha vida. Ela trabalha de forma responsável, e com muito respeito e cuidado consegue realmente mudar as nossas vidas. Consegui me libertar dos transtornos pelos quais eu passava com a ajuda e o trabalho dela", disse.

Larissa Rosa também reassumiu a direção de sua vida após participar do programa. "O trabalho principal da Ana Luz é sobre acreditar, sobre se amar, sobre lutar por você. Eu tenho muito a agradecer a ela, porque parte do que sou hoje, da minha personalidade, de tudo que melhorou e das portas que consegui abrir foi com certeza ouvindo os conselhos dela".


"Intensivão"
Para expandir ainda mais seu trabalho, ver progressos como os de Mônica e de Larissa em mais pacientes e dar a oportunidade de se autoconhecer para outras mulheres, Ana Luz realizará nos dias 28, 29 e 30 de agosto o "Intensivão da Autoestima". "A ação, totalmente online e gratuita, visa apresentar o nosso programa, as primeiras noções de autoconhecimento e exercícios que ajudam no resgate da autoestima para que elas saibam que são maravilhosas e que podem, sim, promover uma grande mudança em suas vidas", finalizou a especialista.


Website: http://www.assumindoadirecao.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.