RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2019 - Horário 14:22

Estudante dribla dificuldades financeiras e trilha, na maturidade, caminho de qualificação no UNISAL
Negócio / Carmen Nascimento, 62, motorista de ônibus urbano em Guaratinguetá, no interior de SP, prova que a luta pela educação vale a pena. Há 23 anos, atuando no setor de transportes, ela já fez "de tudo um pouco", como gosta de dizer: foi professora primária, atendente de locadora e agente de cobrança. Seis anos atrás, decidiu realizar um sonho antigo: cursar Administração no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. O momento não podia ser mais conturbado: mãe de duas filhas e com uma neta
recém-nascida.

"Estava sem marido, sem emprego e com filhas e neta para sustentar, mas fui em frente", relembra ela. "Fiquei na dúvida entre pagar as contas e mudar de vida, resolvi dar uma chance", compartilha.

As dificuldades financeiras não a impediram de aproveitar ao máximo a vida acadêmica. "Como motorista, sempre transportei universitários e imaginava qual seria a sensação de sentar na cadeira de uma faculdade", recorda. "Após trinta anos, voltei uma sala de aula, e só pensava que não podia ficar para trás. Quase não faltava, compareci a eventos e seminários fora da cidade, mudei a grade de trabalho para acompanhar as aulas, não poupava esforço para esclarecer dúvidas. Não tinha tempo e nem dinheiro para ficar em dependência!".

Professores e colegas, praticamente todos mais novos do que ela, enxergavam diferenciais competitivos em sua experiência profissional e de vida. Quando concluiu o curso, a surpresa: foi eleita oradora da turma e premiada pelo programa "Aluno 5 Estrelas", do UNISAL, além de ter seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na Jornada Científica da Universidade. "Atravessar o tapete vermelho na cerimônia de formatura, ao lado da minha família, foi uma emoção comparável à de me tornar mãe."

Formada, Carmen busca aplicar na transportadora em que trabalha os conhecimentos obtidos. Após cursar administração, percebeu que pessoas são o principal ativo de uma empresa e decidiu se desenvolver ainda mais nesse sentido.
"Se parasse de estudar, não voltaria. Por isso, emendei a faculdade com um MBA em Recursos Humanos, também no UNISAL", conta. Única do seu grupo a atuar em uma grande empresa, fará do local de trabalho o tema de seu TCC.

"Novamente, sou a mais velha da turma, uma experiência que agrega muito para mim e, espero, para os colegas. Só tenho a agradecer ao UNISAL em minha jornada. Sigo em busca de me qualificar cada vez mais."

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.