RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2019 - Horário 22:53

A CEMEX Ventures investe na Energy Vault para apoiar a rápida implantação da tecnologia de armazenamento de energia usando blocos de concreto
Petróleo e Energia /

A CEMEX Ventures, unidade de inovação aberta e Capital de Risco Corporativo da CEMEX, anunciou hoje seu investimento na Energy Vault, uma empresa da Idealab que desenvolveu uma tecnologia transformadora para armazenar energia. O novo investimento é também reforçado por planos para apoiar a rápida adoção do mercado e a implantação da tecnologia da Energy Vault por meio da rede estratégica da CEMEX.

  • A tecnologia de armazenamento de energia transformadora da Energy Vault resolve um importante desafio para as energias renováveis, que lutam para substituir, de maneira significativa, a energia dos combustíveis fósseis devidoàimprevisibilidade da produção eà intermitência do vento e da luz solar. Consequentemente, as soluções de armazenamento de energia que podem aproveitar a energia de fontes renováveis tornam-se vitais para buscar fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
  • Na ausência de um armazenamento de energia de maior duração e mais econômico, a quantidade de eletricidade que pode ser fornecidaàrede a partir de fontes de energia renováveis, embora hoje amplamente acessível, tem sido limitada.
  • Pela primeira vez, o sistema da Energy Vault permite que as energias renováveis forneçam energia de carga básica abaixo do custo dos combustíveis fósseis, 24 horas por dia.

Esse investimento segue uma parceria de tecnologia previamente anunciada com a CEMEX para fornecer tecnologia de concreto e outros materiais compostos para as torres de armazenamento da Energy Vault.

A tecnologia inovadora da Energy Vault foi inspirada em usinas hidrelétricas bombeadas que dependem do poder da gravidade e do movimento da água para armazenar e descarregar eletricidade. Essa solução é baseada nos mesmos princípios bem compreendidos de física e engenharia mecânica usados nessas fábricas. O sistema da Energy Vault substitui a água com tijolos de concreto personalizados por meio de um uso inovador de materiais de baixo custo. Os tijolos maciços são combinados com o projeto de sistema patenteado e software baseado em algoritmos proprietários para operar um guindaste recém-projetado. O guindaste coordena a torre de armazenamento de energia e a carga/descarga de eletricidade, respondendo por uma variedade de fatores, incluindo o suprimento de energia e a volatilidade da demanda, elementos climáticos e outras variáveis, como inércia e deflexão do sistema.

Como resultado, a Energy Vault pode oferecer todos os benefícios de um sistema hidráulico bombeado baseado em gravidade com menor preço, maior eficiência de ida e volta, sem a necessidade de topografias específicas de terras e impactos negativos sobre o meio ambiente ou a vida selvagem. É importante ressaltar que, com a longa duração do armazenamento de energia mais econômico da Energy Vault, a eletricidade proveniente de fontes renováveis pode ser fornecida pela primeira vez por menos do que o preço dos combustíveis fósseis, 24 horas por dia. Em abril de 2019, a Energy Vault ganhou o prêmio World Changing Idea da Fast Company na categoria de Energia pelos benefícios econômicos e ambientais sem precedentes que sua tecnologia oferece.

“O armazenamento de energia que permite que a energia seja entregue por um custo menor do que o dos combustíveis fósseis é fundamental, pois o mundo se distancia da dependência de combustíveis baseados em carbono para energias renováveis”, disse Gonzalo Galindo, diretor executivo da CEMEX Ventures. “A tecnologia de armazenamento da Energy Vault é transformadora e estamos extremamente satisfeitos em ampliar nosso relacionamento e apoiar os esforços da empresa. O investimento também é importante porque complementa a parceria de pesquisa e desenvolvimento da CEMEX e acelera nossos objetivos corporativos para alcançar uma pegada industrial livre de carbono.”

“A CEMEX é um parceiro estratégico fundamental que agrega inovações críticas na ciência de materiais que melhoram tanto a economia quanto a longevidade de nosso sistema de armazenamento de energia e estamos entusiasmados em expandir nossa parceria para receber a CEMEX Ventures como investidor”, disse Robert Piconi, diretor executivo e cofundador da Energy Vault. “A combinação das soluções de concreto inteligentes da CEMEX, a infraestrutura global significativa e, agora, seu investimento estratégico, acelera nossa capacidade de permitir que as energias renováveis substituam os combustíveis fósseis 24 horas por dia.”

Para mais informações sobre a Energy Vault, visite energyvault.ch

Lançada em 2017, a CEMEX Ventures se concentra em ajudar a superar os principais desafios e capitalizar as áreas de oportunidades no ecossistema da construção por meio de soluções sustentáveis. A CEMEX Ventures desenvolveu uma plataforma colaborativa aberta para liderar a revolução do setor de construção, envolvendo startups, empreendedores, universidades e outras partes interessadas para enfrentar os desafios no ambiente de construção e moldar o futuro do setor. Para obter mais informações sobre a CEMEX, acesse www.cemexventures.com.

A CEMEX Ventures não assume obrigação de atualizar ou corrigir as informações contidas neste comunicadoàimprensa. A CEMEX Ventures não é responsável pelo conteúdo de sites ou páginas de terceiros indicadas ou acessíveis através desse comunicadoàimprensa.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Relações com a mídia CEMEX Ventures

Cristina Aparicio

+34 91 377 9248

aparicio.cristina@cemexventures.com

Relações com a mídia CEMEX Ventures

Jorge Pérez

+52 (81) 8888-4334

mr@cemex.com


Fonte: BUSINESS WIRE

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.