RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2019 - Horário 13:14

Banco PAN apresenta crescimento de 70% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2019 e acelera expansão
Negócio /

O Banco PAN registrou lucro líquido de R$ 96 milhões no primeiro trimestre deste ano. Este número representa um expressivo aumento de 70% frente ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 30% em relação ao último trimestre de 2018. O ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) foi de 9,3% a.a. no trimestre, ante 6,0% a.a. no mesmo período de 2018. Já o Retorno Ajustado* (não auditado) foi de 21% a.a. no 1º trimestre de 2019, frente ao retorno de 15,3% a.a. no mesmo trimestre de 2018.

A carteira de crédito da instituição registrou um crescimento de 6% no trimestre e 14% nos últimos 12 meses. Na carteira core, que inclui Consignado, Veículos e Cartões, o crescimento foi de 21% no ano. Com esse avanço, o saldo chegou a R$ 21,8 bilhões, com 4,5 milhões de clientes sob sua gestão. O Banco encerrou o trimestre com Patrimônio Líquido de R$ 4,154 bilhões.

“Os resultados deste primeiro trimestre reafirmam a assertividade da estratégia traçada pelo PAN. Iniciamos um novo ciclo de crescimento, aliando expansão dos negócios atuais, aumento da eficiência operacional, concessão de crédito personalizada, e oferta de novos produtos e serviços, com foco na visão cliente”, diz Luiz Francisco Monteiro, CEO da companhia.

 

Expansão acelerada com melhoria da eficiência operacional

A expansão dos atuais negócios do PAN tem como um dos seus pilares a originação de crédito omnichannel, sem limitações físicas e garantindo uma melhor experiência, tanto para o cliente final quanto para os parceiros comerciais.

No crédito consignado, o Banco lançou neste primeiro trimestre a formalização digital, com uso de biometria facial para assinatura de contrato. “Expandimos a solução para todo o Brasil no início de abril. Nas lojas próprias, 80% da originação elegível já é formalizada digitalmente e nos nossos parceiros essa originação está em 25% e cresce a cada dia”, afirma Luiz Monteiro. A plataforma, pioneira no ramo de crédito, chega para trazer ainda mais eficiência, escalabilidade, agilidade e segurança.

No financiamento de veículos usados, o PAN ampliou seus canais, passando a atuar também em concessionárias de todo o país.  Neste trimestre, o Banco trouxe mais flexibilidade aos seus operadores e lojistas de veículos ao disponibilizar aplicativo que permite a simulação, o preenchimento e o acompanhamento de propostas on-line.

Em meios de pagamento, o Banco também vem incrementando sua originação, por meio da oferta de cartões sem anuidade e maior customização no estabelecimento dos limites de crédito. Além disso, a busca por parcerias é uma das principais frentes para a estratégia de expansão. Nesta linha, o PAN recentemente lançou o cartão co-branded com o Méliuz, líder no mercado de cashback.

“Para melhorar nossa eficiência operacional, estamos investindo significativamente em tecnologia e automação. Um exemplo de resultado já alcançado é o aumento na produtividade dos operadores de Veículos, que obteve um incremento de 42% no encerramento de março deste ano, quando comparado a junho de 2018”, afirma Carlos Eduardo, CFO do PAN.

 

Biblioteca de APIs

Para ampliar sua distribuição de produtos, o PAN tem expandido sua biblioteca de APIs (Interface de Programação de Aplicativos) que facilita a conexão com parceiros de diversos segmentos, com opção de utilização da jornada do Banco ou dos próprios parceiros. Com isso, a base de dados e capilaridade destas empresas se aliam à expertise em crédito e à disponibilidade de capital e funding do PAN. Atualmente, a instituição financeira já disponibiliza APIs para cartões de crédito e empréstimo consignado.

 

Banco digital completo

Ao longo do ano, o PAN seguirá ampliando seu portfólio, tornando-se um banco digital completo. A ideia é oferecer aos clientes uma conta corrente digital com cartão múltiplo (crédito e débito), além de novos produtos como crédito pessoal, cheque especial, seguros, entre outros.

“Queremos entregar uma experiência pautada na transparência, simplicidade e customização, pensando sempre nas necessidades e demandas do público das classes C, D e E. Para isso, reforçamos o nosso time mesclando profissionais com forte know-how no mercado financeiro e em novos perfis como UX designers, researchers, engenheiros de dados e scrum masters. Acreditamos que essa diversidade de conhecimento é o que faz a diferença no momento de entregar o melhor aos nossos clientes”, afirma Monteiro.

 

Concessão de crédito personalizada

Alinhado à estratégia de digitalização do Banco, o PAN passou a utilizar modelos de machine learning no processo de decisão do crédito em todos os seus produtos. A tecnologia consiste na análise e consolidação de uma ampla gama de informações. São mais de 1.000 variáveis, entre dados estruturados e não-estruturados, para tomar a melhor decisão. Com isso, o PAN ganha ao aumentar a agilidade e a eficiência dos processos internos, enquanto o cliente é beneficiado com uma proposta de crédito mais assertiva, de acordo com o seu perfil e necessidade. Além disso, recentemente, o Banco recebeu uma das maiores premiações de big data e inteligência da informação da América Latina.

“Mudamos nossa forma de trabalhar, passando do foco no produto para o foco no cliente e todas essas iniciativas refletem o novo posicionamento”, diz Luiz Francisco.

(*) O ajuste consiste na adequação de dois legados remanescentes: (i) o excesso de despesa financeira de CDB pré-fixados emitidos entre 2005 e 2008 (com vencimento médio em 2023), comparado ao que o PAN paga atualmente para o mesmo prazo no mercado e (ii) o excedente de crédito tributário de prejuízo fiscal, em relação ao mercado bancário, advindo das inconsistências contábeis encontradas em 2010.

 



Website: https://www.bancopan.com.br/
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