RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2019 - Horário 12:24

Blogs promovem a inclusão ao ensinar a Língua dos Surdos
Estilo de Vida /
Em 2010, o IBGE entrevistou um total de 190.755.799 pessoas no Brasil. Dessas, 5,1% declararam ter algum tipo de deficiência auditiva (o que seriam 9.717.318 pessoas). Desses, muitos utilizam a Língua Brasileira de Sinais - Libras para se comunicar melhor.  
A língua de sinais é o meio de comunicação ideal para os surdos. A pessoa usa sinais para definir elementos no espaço ao redor de seu corpo. Seus movimentos nesse espaço e suas expressões faciais seguem as regras gramaticais da língua de sinais. Surgindo assim uma língua visual que possibilita transmitir informações aos olhos.
 
Há muitos conceitos equivocados a respeito dos surdos e da língua de sinais.
Por exemplo: os surdos não são mudos. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais, que é a segunda língua oficial do país, não tem nada em comum com o braile ou com mímica.
Ainda assim, quase todo movimento que um surdo faz com as mãos, o corpo e a face enquanto sinaliza tem significado. As expressões faciais não são feitas apenas para causar impacto dramático. São parte importante da gramática da língua de sinais.
 
Como aprender a libras
 
Aprender a Língua de Sinais pode ser complexo, mas se houver interesse e esforço, poderá ser ainda mais satisfatório, e é possível que qualquer pessoa possa falar em Libras e começar aprender hoje mesmo. 
 
Segundo Thiago Perné Santos, surdo e editor do site "Blog dos Pernés", que tem temas voltados a Inclusão e Surdez, é necessário persistir e não desistir. E diz mais:
 
"É importante começar aos poucos, ter paciência e se esforçar. No começo pode ser desafiador, mas ao aprender o básico como o alfabeto e os números, saberá falar seu nome e idade em sinais. Partindo daí, conseguirá partir para os sinais de cumprimentos, cores e animais, e logo tudo será mais fácil, e quando menos esperar, já estará craque". 
 
Para acelerar seu aprendizado recorra a internet e a redes sociais. Há diversos blogs, vídeos e aulas sobre o assunto que contribuem para aumentar o conhecimento, e disseminar a língua. 
 
Os benefícios em saber a segunda Língua Oficial do Brasil
 
Qualquer um pode aprender Libras, e será ótimo poder se comunicar melhor com algum surdo, que pode ser amigo, parente, colegas de escola ou trabalho. Com toda certeza contribuirá para que as pessoas surdas se sintam mais inclusas e úteis na sociedade, e o aprendiz conseguirá entender mais o universo surdo.
 
"Ao aprender libras, ganha-se mais um aprendizado. E ao aprender coisas novas é algo muito engrandecedor e poderá contribuir satisfatoriamente por um mundo mais inclusivo e acessível para todos os surdos. Todos podem aprender e interagir com os surdos, o momento é agora, diz Thiago.


Website: http://blogdospernes.com.br/t/inclusao-social-e-acessibilidade/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.