RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2019 - Horário 10:44

38% das empresas brasileiras pertencem apenas a mulheres
Websites / Internet / As mulheres são donas exclusivas de 37,956% do total de CNPJs - empresas legalmente constituídas - no Brasil, e representam 42,544% dos empreendedores do país. É o que mostra um levantamento da BigData Corp. realizado por meio de dados públicos coletados sobre as empresas brasileiras em 1º de março.

"Tendo em vista o Dia Internacional da Mulher, queríamos fazer um raio X do papel da mulher empreendedora na economia e entender melhor a importância não só delas, mas da diversidade de gênero para as empresas", afirma Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp., maior empresa do setor na América Latina.

Ao se comparar os diferentes portes de empresas, as diferenças entre empresas só de mulheres e só de homens podem ser grandes. Também o peso qualitativo dos CNPJs que têm apenas mulheres como sócias é bem menor em relação a outros tipos de empresas. Um exemplo claro nesse sentido é a distribuição das empresas que têm faturamento anual acima de R$ 100 milhões. Nesse grupo, as mulheres detêm a sociedade total de apenas 6.9% das empresas. Já os CNPJs que contam apenas com homens em seu quadro societário representam mais de 44,45%, um percentual mais de seis vezes maior. Essa mesma distorção em favor dos CNPJs que têm apenas homens como sócios pode ser observada em praticamente todas as faixas de faturamento anual mais elevado.

Os números do levantamento apontam que as empresas que têm apenas mulheres como sócias apresentam, no geral, um faturamento bem menor que os demais tipos de empreendimentos. Apenas 0,616% dessas empresas têm um faturamento acima de R$ 5 milhões por ano, enquanto que, no caso dos CNPJs que têm apenas homens como sócios, esse percentual é perto do dobro, ou 1,281%.

Vale notar uma maior coincidência entre empresas de faturamento mais alto e as empresas com um quadro de acionista abrangendo os dois gêneros. Isso faz sentido, pois quanto maior a empresa, maiores são as chances de o seu capital societário estar pulverizado entre muitos acionistas, abrangendo ambos os sexos.

Diferenças entre empresas de mulheres e de homens podem ser verificadas, ainda, em outros indicadores, relativos ao seu porte e à quantidade de funcionários. Em todos os tipos de empresas (com apenas sócias mulheres, apenas sócios homens, e mistas), a maioria das empresas não possui nenhum funcionário, sendo MEIs ou pequenas empresas operadas apenas pelos próprios sócios.

Chama a atenção o fato de que na faixa das maiores empresas (com mais de 500 funcionários) há três vezes mais empresas de homens do que empresas de mulheres. Por outro lado, a proporção de empresas mistas é de quase dez para um versus empresas só de mulheres, e de mais de três para um versus empresas só de homens.

Um outro aspecto interessante do estudo é relacionado à idade das empresas. Nesse caso, as proporções entre empresas que têm apenas homens como sócios e as que têm apenas mulheres é muito mais próxima. A grande diferença, novamente, está nas empresas mistas, nas quais a maior parte apresenta mais de cinco anos. Na verdade, mais de 24% das empresas mistas ostentam mais do que vinte anos de idade, contra 8,3% das empresas que possuem apenas homens como sócios, e 6,4% das empresas que têm apenas mulheres.

O levantamento de CNPJs da BigData Corp aponta, também, para uma proporção maior das empresas que só têm mulheres no quadro societário nas faixas abaixo de cinco anos, um indício de que vem sendo abertas mais empresas com apenas mulheres do que empresas com apenas homens.

O estudo revela, por fim, as principais atividades a que se dedicam as empresas. Algumas são comuns a todos os tipos de empresas, como o Varejo - CNAE 4781400 -, primeiro lugar entre as empresas que só têm mulheres na sociedade e segundo no ranking entre as que só têm homens. Surpreendentemente, os Cabeleireiros, Manicures e Pedicures - CNAE 9602501-, figura como segundo lugar nas empresas de mulheres e terceira posição nas de homens. Por outro lado, alguns estereótipos se confirmam no mundo empresarial, com Outras Atividades de Estética e o trabalho com Preparação de Alimentos tendo destaque entre os CNPJs de mulheres, e Serviços de Construção tendo destaque entre os de homens.

Chama a atenção a maior concentração das empresas de mulheres em poucas atividades: as cinco principais atividades somam mais de 25% do total dessas empresas. Essa característica ilustra uma menor variedade de oportunidades sendo perseguidas pelas mulheres. Já, no caso das empresas de homens, as cinco principais somam apenas 15,2%.

"O estudo revela um ambiente empresarial que vem mudando rapidamente com relação à distribuição de gênero dos empreendedores, apesar das distorções que ainda persistem. Mais do que isso, os números também apontam claramente a importância da diversidade de gênero, não só na força de trabalho, mas nos níveis mais altos, das diretorias e sociedades", defende Rodrigues.

Metodologia: A BigData Corp utilizou-se de seus bancos de dados para levantar as informações contidas nesse estudo. A empresa opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo. Captura todas as semanas informações de mais de 850 milhões de sites globalmente, incluindo os mais de 21 milhões disponíveis hoje no Brasil. Também faz uso de bases de dados governamentais e de instituições parceiras. Em picos de processamento, chega a levantar mais de 10 mil servidores simultaneamente, a fim de processar mais de 10 Petabytes de dados por levantamento.

(*) CNAE, ou Classificação Nacional das Atividades Econômicas

Sobre a BigData Corp.
A BigData Corp. opera um dos maiores processos de coleta e estruturação de dados do mundo. Captura todas as semanas informações de mais de 850 milhões de sites globalmente, incluindo os mais de 21 milhões disponíveis hoje no Brasil, para atender negócios e instituições de todos os portes e segmentos. Os dados tratados pela empresa podem ter origem em sites de empresas, de notícias ou em quaisquer endereços na web, além de outras fontes de parceiros. A BigData Corp é brasileira e foi fundada em 2013. Conheça mais sobre a BigData Corp. acessando www.bigdatacorp.com.br

Informações à imprensa:
Evocar Comunicação
Ana Cecilia Americano
ana.americano@e-vocar.com
(11) 9.9615-5165


Website: http://www.bigdatacorp.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.