RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 18:01

Involves adquire solução de reconhecimento por imagem nos pontos de venda
Tecnologia / A Involves, empresa que desenvolve um software para gestão de trade marketing, passa a contar com uma nova solução de reconhecimento de produtos por imagem. A funcionalidade foi adquirida no fim de 2018. Antes desenvolvida e comercializada pela empresa Stringhini, a solução permite o reconhecimento de produtos nas gôndolas, transformação da imagem em informação e análise dos indicativos de trade estabelecidos por cada usuário.

A nova ferramenta possibilita a identificação da presença de produtos, ruptura, compliance de planogramas, mix e espaço na prateleira a partir de imagens feitas por smartphones e outros tipos de câmeras. André Krummenauer, CEO da Involves, diz que a aquisição da tecnologia reforça a estratégia de diferenciação do produto. "Atentos às necessidades do mercado e às inovações neste sentido, encontramos a tecnologia da Stringhini e percebemos um fit perfeito para embarcar em nosso produto de forma rápida, visando gerar benefícios impactantes de redução de custos para nossos clientes", enfatiza Krummenauer.

Essa é a segunda aquisição realizada pela empresa, que em 2018 integrou também a solução concorrente Sigo Trade, da Go Bee, para ampliar sua liderança em market share. No ano passado, a Involves faturou 50% a mais que em 2017. Com a adesão e desenvolvimento das soluções adquiridas, a previsão é de que o faturamento da empresa mantenha o ritmo de crescimento, aumentando 48% em 2019. André pontua que "novas aquisições estão nos planos da Involves, seguindo nosso DNA de pioneirismo e entregando a experiência de tecnologia mais completa para gestão da execução no ponto de venda ao mercado. Além disso, para 2019 a empresa planeja ampliar os horizontes com presença local no México e a realização do AEx em São Paulo, e prospectar, pela primeira vez, investimentos externos.

Tecnologia que gera economia — Dentro do universo da execução do varejo e do trade marketing, a disposição e mix dos produtos expostos nas gôndolas dos supermercados é muito importante. Em geral isso é feito de forma manual pelos promotores de venda. Com fita métrica eles medem cada gôndola, conferindo o espaço para calcular a participação das marcas no ponto de venda.

Este processo, dependendo da quantidade de produtos e complexidade da categoria, pode levar mais de uma hora, tempo valioso que o promotor de vendas poderia aproveitar com outras atividades ou visitando mais lojas. Em grandes clientes da Involves este ganho de produtividade pode superar a marca de 1 milhão de reais por mês. A tarefa manual, além de onerosa, é suscetível ao erro.

A integração do reconhecimento de imagens das prateleiras com a solução que a Involves já oferece está sendo finalizada e passando por testes para garantir a qualidade de entrega. Alguns pilotos serão realizados com os clientes early adopters ainda no primeiro semestre, e o acesso completo a todos os clientes estará disponível ao longo do ano.

"Esta é uma etapa muito importante para fazermos os ajustes finos e realizarmos o lançamento para o restante do mercado com maior maturidade", explica Gabriel Menezes, fundador da Involves que lidera a área de pesquisa e desenvolvimento.

Os clientes que tiverem interesse em participar da etapa de validação da solução, poderão se cadastrar no portal da empresa.


Equipe reforçada —


Junto à solução de inteligência artificial para reconhecimento de imagens de gôndolas, o time da Involves ganha os reforços dos três empreendedores-sócios da Stringhini. Dentro da empresa, além de ajudar na integração da solução, eles estarão focados em alavancar a diferenciação de produto e agregarão sua experiência em trade marketing.


João Stringhini é sócio-diretor da Stringhini, mestre em marketing e gestão estratégica e professor da ESPM desde 2003. Gabriel Vieira tem mais de 10 anos de experiência na condução de projetos de trade marketing em grandes empresas como Vonpar/FEMSA, Heineken, Ipiranga ampm, Tigre e Lojas Renner. Maurício Vieira é desenvolvedor com ampla experiência em soluções mobile e traz seu conhecimento na área de inteligência artificial para contribuir com reconhecimento por imagem e outros projetos de data science.

Website: http://involves.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.