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QUINTA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 18:09

Detectar o câncer antes do início - Um importante passo para a saúde
Ciência & Saúde / Por que os japoneses vivem tanto?
O fato de que os japoneses possuem a maior expectativa de vida do mundo e de que eles vivem com mais saúde na terceira idade é bem documentado.

Muitas teorias buscam explicar o porquê. É a dieta japonesa? É a genética? É porque a sociedade japonesa tende a ser coesa, com abundância de suporte social e familiar aos doentes? Ou seriam os exercícios? Essa é uma questão particularmente interessante pois, no fim das contas, o Japão também é famoso pelo intenso stress, cargas horárias excessivas, e altas taxas de tabagismo e consumo de álcool.

Um fator que realmente contribui para o envelhecimento saudável dos japoneses é o sistema de saúde e, especificamente, check-ups regulares. Obviamente, check-up de saúde estão disponíveis em todo o mundo mas, no Japão, exames em massa são fornecidos nas escolas, no trabalho, no sistema universal de saúde da comunidade e nos governos locais. Enquanto em outros países os check-ups são normalmente solicitados por aqueles que se preocupam, no Japão isso é a norma. Certamente, a detecção precoce de doenças e outros problemas de saúde devem contribuir para uma sociedade mais saudável.

As estatísticas parecem sustentar essa ideia. Por exemplo, o Japão gasta apenas 10% do seu PIB no fornecimento de cuidados com a saúde, enquanto os Estados Unidos gastam 17%. E, apesar desse investimento menos intenso, as taxas de saúde e longevidade estão entre as mais altas do mundo.

Mas ainda há espaço para melhorias
No entanto, apesar do sucesso dos exames de saúde preventivos em massa, o sistema não é perfeito. Uma área que poderia ser melhorada é o exame preventivo de câncer. Em 2016, somente 40% a 50% dos homens e 30% a 40% das mulheres se submeteram a um teste para detectar os tipos de câncer mais comuns, e essas taxas são realmente menores do que em outros países.

Por quê? Os motivos não estão claros, mas fatores como tempo, despesas adicionais, falta de um sentimento de urgência e o simples medo de descobrir o provável resultado podem ter contribuído.

Detectar o câncer em um estágio precoce aumenta a sobrevida em mais de cinco anos. Isso é importante para o indivíduo, mas também para toda a sociedade. O Centro Nacional de Combate ao Câncer do Japão estima que 300.000 pessoas morrem de câncer todos os anos no país; são 300.000 famílias afetadas pela perda de um ente querido. E, em termos de produtividade, estima-se que 9,5 trilhões de ienes (cerca de 85 bilhões de dólares) são perdidos com licenças médicas relacionadas ao câncer.

AminoIndexTM Cancer Screening: satisfazendo uma necessidade não atendida
Esse é o motivo pelo qual a Ajinomoto Co., Inc. ("Ajinomoto Co.") desenvolveu o AminoIndexTM Cancer Screening (AICSTM). Devido ao nosso longo histórico de pesquisa em aminoácidos, entendemos que o equilíbrio entre as concentrações de aminoácidos no sangue muda para refletir a saúde de uma pessoa. E isso levou ao desenvolvimento de uma tecnologia simples de exame de câncer, que pode aumentar a possibilidade de detecção junto com outros exames.

O AICSTM é fácil para o médico e para o paciente, exigindo apenas 5ml de sangue durante uma visita de rotina ao consultório. Nos homens, ele busca sinais de câncer de estômago, pulmão, colorretal, pancreático e de próstata, enquanto nas mulheres busca sinais de câncer de estômago, pulmão, colorretal, pancreático, mama e uterino/de ovário.

As concentrações de 19 aminoácidos diferentes são analisadas. Com base em um banco de dados histórico, o perfil de concentração normal para um indivíduo saudável é conhecido, assim como o perfil para cada tipo de câncer que é testado. Ao comparar o perfil do paciente com o banco de dados, os cânceres podem ser detectados efetivamente.

Além do câncer
O perfil de concentração de aminoácidos do corpo se altera em resposta a uma ampla variedade de doenças, não apenas o câncer. Como resultado, a Ajinomoto Co. também desenvolveu o AminoIndexTM Lifestyle disease Screening (AILSTM), que usa a mesma tecnologia subjacente ao exame para "doenças relacionadas ao estilo de vida", como diabetes. Atualmente, estamos investigando áreas terapêuticas adicionais onde o AILSTM pode ser útil.

Um bom começo
Não é necessário dizer que o sistema de saúde de cada país é diferente. Em países como o Peru, existe uma notável lacuna entre as instalações para exames de câncer em áreas urbanas em relação às áreas rurais, e em hospitais privados em relação aos públicos. Outros países, incluindo Singapura, estão construindo rapidamente instalações médicas adicionais para competir com as crescentes taxas de câncer. E parece que os países de todo o mundo, incluindo EUA, Reino Unido e França, estão voltando sua atenção para a prevenção, no intuito de evitar a devastação física, psicológica e financeira que o câncer pode causar às famílias.

Comparado a outros métodos de exame de câncer, o AICSTM é relativamente novo e, atualmente, foi estudado apenas em casos japoneses. No entanto, mais de 150.000 japoneses fizeram o teste e esperamos que outros milhares façam o teste nos próximos anos.

Além disso, a Ajinomoto Co. espera apoiar outros países para adaptar e adotar a tecnologia AIRSTM para atender às suas necessidades individuais.

Sobre o Grupo Ajinomoto
O Grupo Ajinomoto é um líder global em aminoácidos, graças às suas avançadas tecnologias em biociência e química fina. Seus produtos abrangem uma variedade de setores como temperos, alimentos processados, bebidas, aminoácidos, produtos farmacêuticos e químicos.

Desde 1908, quando descobrimos o "umami" (o quinto gosto básico, criado com ácido glutâmico, um tipo de aminoácido), temos explorado cientificamente as possibilidades que os aminoácidos oferecem e apoiado a vida saudável das pessoas em todo o mundo. Nossa mensagem corporativa "Eat Well, Live Well" (Alimente-se Bem, Viva Bem) é a base dos nossos objetivos de crescimento e contínua contribuição à melhoria do bem-estar das pessoas através da geração de maior valor para as comunidades e a sociedade.

O Grupo Ajinomoto possui escritórios em 35 países e regiões e vende produtos em mais de 130 países e regiões. As vendas atingiram 1,1502 trilhão de ienes (USD 10,3 bilhões) no ano fiscal de 2017.

Website: https://www.ajinomoto.com/
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