RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 12:55

Com a Barraca da Articulação, reumatologistas orientam população sobre doenças reumáticas em Ribeirão
Ciência & Saúde / A SPR- Sociedade Paulista de Reumatologia e a SBR- Sociedade Brasileira de Reumatologia participaram do Bem Estar Global, no Parque Raya, na cidade de Ribeirão Preto. Iniciativa social da Globo em parceria com o Sesi e a EPTV, o evento ofereceu serviços de saúde e bem-estar gratuitos.

As duas sociedades de reumatologia montaram a Barraca da Articulação, onde professores e residentes da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão orientaram a população sobre todas as dúvidas referentes a doenças reumatológicas inclusive encaminhando para um serviço de saúde especializado quando avaliada essa necessidade. As pessoas com queixas de dores nas juntas, nas articulações e na coluna passaram por um exame rápido com médicos para identificar eventual doença reumática.

Segundo o reumatologista Rubens Bonfiglioli, presidente da SPR- Sociedade Paulista de Reumatologia e professor de reumatologia da PUC- Campinas, as doenças reumáticas, que são ligadas diretamente ao sistema de locomoção das pessoas, tiram todos os anos milhares de brasileiros do mercado de trabalho, trazendo grandes prejuízos ao país. "O melhor caminho sempre é a prevenção com hábitos saudáveis de vida como atividades físicas, alimentação saudável e manter o peso corporal adequado e a postura certa", destaca o médico.

Entre as doenças e queixas mais comuns relacionadas à reumatologia, o professor destaca a lombalgia, que é uma dor muscular situada na zona lombar e que tem origens diversas como atitude postural deficiente, esforço intenso, movimento brusco, hérnia de disco entre outras.

A artrose é a doença reumática mais frequente a nível mundial. Atinge sobretudo as articulações dos joelhos, mãos, pés, anca e coluna. Pode ser causada por obesidade, genética, desgaste articular e traumatismos repetidos.

Ainda na reumatologia, o médico destaca a osteoporose, fragilidade óssea resultado do baixo nível de cálcio nos ossos. Esta patologia pode ter consequências graves como o risco de fratura, deformação das vértebras e incapacidade motora. Apresenta a taxa mais elevada de mortalidade no grupo de doenças reumatológicas.

O reumatismo periarticular inclui várias síndromes dolorosas e pode envolver tendões, músculos e tecidos moles e é o principal motivo de consulta em reumatologia.

O presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia destaca que a entidade pretende desenvolver uma série de campanhas de utilidade pública, no próximo ano, a fim de conscientizar a população sobre a prevenção de doenças do sistema locomotor.

Website: https://www.reumatologiasp.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.