RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 11:52

Programa gratuito de cultura neste feriado em SP: atores fazem leitura de peças de Dario Fo
Arte e Entretenimento /
Uma boa dica de programa teatral gratuito no centro da cidade neste feriado prolongado é o Ciclo de Leituras de peças inéditas do dramaturgo italiano Dario Fo, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

Diversos atores, muitos deles conhecidos das telas de TV e do cinema brasileiro, vão estar reunidos dias 19, 20 e 21 de novembro, às 20h, no Teatro Commune, para homenagear Dario Fo, que fez fama em todo o mundo por suas comédias hilariantes e irônicas.

"Dario Fo é um dos maiores dramaturgos do nosso tempo. Ele transforma textos de autores teatrais da antiguidade em relatos que se encaixam perfeitamente na realidade atual. Por isso a sua relevância e a nossa vontade de homenageá-lo neste ciclo de leituras", conta Augusto Marin, diretor do Teatro Commune e idealizador do Ciclo de Leituras. Segundo Augusto Marin, todos os textos que serão apresentados são inéditos.

É possível identificar a contemporaneidade do texto de Dario Fo, por exemplo, na peça O Diabo Com Tetas, que será lida no dia 19 (segunda). Ela conta a história de um juiz que acredita ser o paladino da Justiça, dos bons costumes e dos valores morais. O diabo, tentado diante de um cidadão tão primoroso, tenta entrar no corpo do juiz para corrompê-lo, mas erra o alvo e acaba entrando no corpo da empregada do juiz. Corrupção, moralidade pública, preconceito e violência contra as diferenças de cor, origem, grupo social e sexo, são temas abordados no desenrolar da trama.

No dia 20 (terça), a peça Isabela, Três Caravelas e um Vigarista, será dirigida por Marco Antônio Braz. Considerado um dos maiores diretores de teatro do país, Marco Antônio Braz também destaca a importância de Dario Fo na cena teatral do mundo. "Dario Fo é um dos principais dramaturgos do século XX. Ele resgata peças do teatro da antiguidade, inclusive passando pela Commedia Dell"Arte e as transforma, dando a elas uma roupagem contemporânea. Ele é tão importante para o teatro como Brecht e Pirandello e isso ficará evidente nas leituras dramáticas", enfatiza Braz.

Após o Ciclo de Leituras, haverá um debate sobre as obras. Participam da leitura diversos atores e diretores. São eles: André Garolli, Carlos Capeletti, Eduardo Silva, Léo Medeiros, Hugo Possolo e Giovani Tozi. Entre as atrizes estão: Alexandra Golik, Maria Emília Rey, Roselaine Araújo, Vanderli Santos e Wilma de Souza. Na direção, temos Augusto Marin, Jorge Julião e Marco Antônio Braz. Os textos foram traduzidos por Danilo Alba, Mait Greguol e Augusto Marin.

O Ciclo de Leitura faz parte do Projeto Improviso na Consolação do Edital Território das Artes Proac 2017. A tradução de King Kong contou com o apoio da Accademia Italiana Pellegrini, escola de italiano localizada em Campinas (SP).

SERVIÇO
Ciclo de Leituras Dario Fo
Entrada gratuita
Quando: 19, 20 e 21 de novembro | Horário: 20h
Onde: Teatro Commune
Endereço: Rua da Consolação, 1218 (ao lado do metrô Higienópolis-Mackenzie)
Estacionamento: Sugerimos o Villas Park, que fica ao lado do teatro.
www.commune.com.br
https://www.facebook.com/teatrocommune


PROGRAMAÇÃO CICLO DE LEITURAS DARIO FO


19/11 às 20h - O DIABO COM TETAS

O Diabo com Tetas de Dario Fo, livremente inspirada na Commedia Dell"Arte, conta a história de um juiz insuportavelmente honesto que insiste em moralizar uma cidade. O diabo, então, tenta entrar em seu corpo para corrompê-lo, mas erra o alvo e acaba entrando no corpo da empregada do juiz. A peça trata de temas muito atuais, como a corrupção, a moralidade pública, o preconceito e a violência contra as diferenças de cor, origem, grupo social, cultura, sexo. O juiz é uma espécie de paladino da Justiça e dos valores morais que lembra figuras contemporâneas como Jânio Quadros, Sérgio Moro e Marcelo Bretas, entre outros.

Tradução e adaptação: Danilo Alba e Augusto Marin.
Direção: Augusto Marin
Elenco: Augusto Marin, Carlos Capeletti, Eduardo Silva, Marco Antônio Braz, Mait Gueguol, Maria Emilia Rey, Mônica Martins, Roselaine Araujo, Wilma de Souza e convidados.

20/11 às 20h - ISABELA, TRÊS CARAVELAS E UM VIGARISTA

Espanha, século XVI. Um ator é condenado à morte após apresentar uma peça escrita por Fernando Rojas. Como Rojas era judeu, o ator foi considerado um herege e, por isso, recebeu a sentença. No momento da execução da pena, com o ator já posicionado, recebe-se a notícia de que o Inquisidor poderá perdoá-lo se ele, ali, naquele momento, apresentar uma peça com sua companhia. Rapidamente, então, o ator convoca o restante do elenco e inicia a encenação da obra Cristóvão Colombo, apresentando uma versão nada elogiosa sobre a história do navegador genovês. Dario Fo usa um humor inteligente para abordar temas como a corrupção, cobiça, pena de morte e poder.

Tradução: Mait Greguol
Direção: Marco Antonio Braz
Elenco: André Garolli, Augusto Marin, Carlos Meceni, Giovani Tozi, Jorge Julião, Léo Medeiros, Mait Gueguol, Roselaine Araujo, Vanderli Santos, Wilma de Souza.

21/11 às 20h - PEÇAS CURTAS PARA O RÁDIO, A VIDENTE E KING KONG
Paródias de obras de Shakespeare, como, Otelo, Hamlet, Romeu e Julieta e de textos bíblicos e clássicos como Caim e Abel, Sansão e Dalila, David e Golias, Nero, Romulo e Remulo, além da peça A Vidente e King Kong. Todas tecem críticas sociais de forma bem-humorada e surpreendente.

Tradução e adaptação: Danilo Alba e Augusto Marin.
Direção: Augusto Marin e Jorge Julião
Elenco: Hugo Possolo, Jorge Julião, Wilma de Souza, Roselaine Araujo e convidados.



Website: http://www.commune.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.