RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 18:34

Quarta maior linguagem de programação do mundo movimenta cena brasileira
Tecnologia / Quarta linguagem de programação mais usada no mundo, atrás apenas de Java, C e C++, e utilizada por companhias como Google, YouTube e Disney, a Python desponta no cenário brasileiro com a participação de grupos, empresas, usuários e eventos.

Dentre outras características, a Python alcançou o sucesso, em muito, por ser ágil e objetiva. Orientada a objetos, a linguagem é simplificada, mas robusta o suficiente para atender a projetos complexos - de back-end de sistemas web a machine learning e simulações, por exemplo.

Um dos eventos que deu atenção a este universo foi o Pycaxias, que ocorreu em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, no dia 10/11.

Voltado a estudantes, desenvolvedores e entusiastas da linguagem de programação, o encontro contou com palestras e workshops, trazendo especialistas no tema, como a desenvolvedora da empresa Cake, Eliane Maciel, que comandou o painel "Construindo sites com Django" e foi uma das ministrantes da palestra "PyLadies e Django Girls: Mulheres aprendendo e ensinando a programar".

A lista de atrações trouxe, ainda, palestras sobre Python aplicado à inteligência artificial, mercado de trabalho nacional e global para profissionais da área, análise de dados e Stream Processing, entre outros temas, permeados por espaços para debate, descontração e networking.

O evento, que teve patrocínio da Cake, também teve cunho solidários: a inscrição foi gratuita e os participantes foram incentivados a doar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição beneficente.

Caxias do Sul já tem história no universo Python. Nos idos de 2009, sediou a Conferência Python Brasil. Já no ano passado, foi a casa da primeira Python Sul.

A cidade também concentra um grupo forte do PyLadies, comunidade mundial criada com o objetivo de ampliar a participação feminina no âmbito da programação Python e tem tradição na realização de oficinas da área, como as organizadas pelas Django Girls.

Até os pequenos já entraram na brincadeira: é de Caxias a criação do Code Club PyKids, que surgiu de uma parceria do PyLadies Caxias do Sul com o Code Club Brasil para ensinar lógica de programação a crianças de maneira lúdica.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.