RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 17:06

Profissionalização de Atléticas Universitárias é a aposta de Startup Mineira
Arte e Entretenimento / Quem já viveu tempos de universidade, provavelmente se lembra das festas, eventos e jogos esportivos que agitam a vida no campus. Muito disso é organizado pelas Atléticas, associações independentes de alunos que se juntam por amor ao esporte e pela vontade de movimentar a integração na faculdade.

Se antes esse movimento era mais concentrado em cursos tradicionais, como Direito, Engenharia e Medicina, hoje em dia a criação dessas associações se popularizou e alcançou outros públicos, como as faculdades de Arquitetura, Jornalismo e Veterinária.

Atualmente existem cerca de 4.000 Atléticas no Brasil, representadas por universitários que se organizam, de forma voluntária, para promover o esporte e a cultura dentro da faculdade. E muitas vezes sem o apoio financeiro da universidade ou qualquer instituição.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Apesar da crença que universitários têm pouco dinheiro, isso não impede que esse mercado seja um dos mais aquecidos atualmente, movimentando cerca de R$ 76 bilhões em consumo por ano, de acordo com pesquisa elaborada pela FGV. Segundo o PNAD, a renda anual dos estudantes soma cerca de R$ 138 bilhões, o que torna esse nicho pouco explorado bem promissor para quem decide investir nele.

Visando esse cenário, Rômulo Carvalho e Gabriel Lima enxergaram uma oportunidade de negócio e uma maneira de suprir as principais dificuldades encontradas pelas Atléticas.
Tendo vivido a experiência de participar dessas organizações, a dupla de empreendedores viu de perto o que esse público precisava. Rômulo participou da Diretoria da Atlética Milton Campos de 2012 a 2014, e fez parte da organização de campeonatos, como os Jogos Jurídicos Mineiros, que atraem, em média, 5 mil pessoas todo ano.

Depois de se formar em Direito, o empreendedor começou a frequentar o ecossistema de startups,
tornando-se sócio do PickMeApp em 2015, posteriormente ocupando o cargo de CEO. Com essa experiência na bagagem, em 2017 se juntou à Gabriel para fundar a sua própria empresa com foco nas Atléticas.

"Quando o Gabriel começou a trabalhar no Skol Facul, viu que os problemas que passamos durante a nossa gestão da Atlética Milton Campos eram dores de todo mercado, não só nossas: fluxo de caixa muito apertado, receita imprevisível, risco alto de prejuízo com eventos, falta de apoio de todas as partes, lucro baixo com venda de produtos, falta de lugar para treinos e campeonatos, dificuldade em organizar ou lançar o próprio programa de sócios, entre outros", conta Rômulo.

SOLUÇÃO COM FOCO NAS DORES DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

A solução para esse quadro foi a criação da ForSócios, plataforma de gestão que disponibiliza um programa de sócio torcedor próprio para as Atléticas universitárias. Dessa forma, as associações se beneficiam tendo um maior controle de sua receita recorrente, enquanto os associados recebem uma série de vantagens, como descontos em estabelecimentos, preços diferenciados para eventos, juntamente ao recebimento de brindes e produtos exclusivos da Atlética.

Entre os parceiros cadastrados estão nomes de peso como Burger King, Cinemark, Pacheco, Netshoes, Natura, Wizard, 99App e Centauro. Ou seja, a startup oferece uma estrutura de parcerias nacional que seria praticamente inatingível para Atléticas iniciantes ao tentarem desenvolver seu programa de sócios sem apoio.
Isso faz com que o interesse do público universitário cresça, aumentando o número de associados e a previsibilidade de receita das Atléticas, resolvendo uma das principais dores dessas associações.


COMO PROFISSIONALIZAR AS ATLÉTICAS BRASILEIRAS?

A ForSócios também oferece para as diretorias das Atléticas apoio e suporte na gestão e divulgação de eventos, controle de sócios ativos e inativos, gestão de atletas com lista de presenças em treinos, controle de saída de produtos e descontos com fornecedores variados, otimizando o uso do caixa e potencializando o crescimento das associações.

É uma forma de profissionalizar a gestão da Atlética de maneira desburocratizada, facilitando o trabalho que é feito, muitas vezes, por poucas pessoas que não possuem o apoio técnico ou financeiro das universidades. Além de suprir as demandas de um mercado com um potencial inexplorado, é uma oportunidade de incentivar e impulsionar cada vez mais os mercados esportivos e de entretenimento universitários, segundo os criadores da ForSócios.

RESULTADOS E METAS PARA 2018

Com essa solução focada num conhecimento aprofundado do cliente, a receptividade foi bem positiva. "Atualmente estamos com mais de mil Sócios, 20 mil parceiros, 60 Atléticas parceiras em sete estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina", destaca Rômulo.

As perspectivas para o futuro são de centralizar os serviços oferecidos para as Atléticas em uma só plataforma e oferecer ainda mais vantagens para os associados, como acesso a crédito aos universitários por meio de uma parceria com um grande banco digital.

Segundo o CEO, 2018 é um ano de expansão para a empresa. "Estamos com metas bem ousadas de crescimento: fechar o ano com pelo menos 3 mil Sócios, 150 Atléticas parceiras e estar presentes em mais quatro estados, totalizando onze até dezembro de 2018". E a evolução não será apenas nessas áreas. "Através de parcerias com empresas especializadas, também vamos lançar novas funcionalidades como venda de ingressos e produtos online. Acreditamos muito nesse tipo de relação, onde todos crescem e ganham junto", afirma Rômulo.


Website: http://www.forsocios.com
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