RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2018 - Horário 13:34

Diretor da CNU sugere agasalhos e cautela ao usar aquecedores em dias frios
Ciência & Saúde / A grande amplitude térmica das cidades brasileiras que esfriam no inverno exige precauções para que as pessoas evitem resfriados, surtos de asma, bronquite e até pneumonias, observa Antônio Abrão Nohra Neto, diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed. Ele recomenda adoção de agasalhos sobrepostos nos horários de temperaturas mais baixas, retirados aos poucos à medida que os termômetros subam.

Também deve haver cautela com o uso de aquecedores no quarto, sala e escritório, e de ar quente no automóvel, para evitar choque térmico em ambientes ao ar-livre. Uma opção seria ligar o aquecedor somente por uma hora antes de dormir. Ou programar o temporizador do ar-condicionado para que se desligue uma hora antes de sair da cama. No carro, o ar quente deve ser reduzido minutos antes de chegar a seu destino.

Nohra Neto também sugere que, periodicamente, as janelas sejam abertas para renovar o ar, para que não haja compartilhamento de vírus. Se houver dificuldade de abri-las em dias mais frios, chuvosos ou por características físicas do local de trabalho, poderá ser usado climatizador evaporativo por alguns minutos.

Outro lembrete: bebida alcoólica dá sensação temporária de calor, mas a vasodilatação periférica provocada por sua ingestão terá, mais tarde, efeito contrário. Ou seja, a pessoa sentirá mais frio.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.