RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2018 - Horário 10:50

Sonho x Realidade: o jovem e os desafios do ensino superior
Negócio /

Inep afirma que temos mais de 7 milhões de brasileiros matriculados no ensino superior. É um número expressivo e que deverá ser maior nos próximos anos. Segundo o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior o índice de alunos que concluem o ensino superior é de 40% nas universidades privadas e de 51,3% nas públicas.

No começo da vida acadêmica o jovem está cheio de vigor e motivação para ganhar o mundo, repleto de sonhos e expectativas, que a maioria das vezes se tornam um pesadelo. Revoltado, triste e por vezes com raiva de tudo aquilo que ele esperava que fosse acontecer e não aconteceu. 

Essa é a realidade de muitos profissionais de hoje em dia, que são frustrados com o cenário que até então não conheciam de suas carreiras e profissões. Tal rancor se dá devido a tanto esforço e entrega que tem que ter para se formar, e quando isso acontece passam por um dos maiores traumas da vida, de um formando de sucesso, que encarou um TCC, seminário, noites sem dormir e as economias básicas que fizera para pagar os estudos. E após tudo isso se vê como apenas mais um no mercado, passa de um herói da família para mais um na estatística. 

Mesmo sendo um terror, infelizmente ou felizmente todas as pessoas que querem alcançar o sucesso tem que passar pelo que o Professor Francisco Almeida chama de a “Fronteira de Fogo” que é o largo e longo caminho de batalhas até alcançar “O Seu Lugar de Destaque”. É fundamental atentar-se a algumas dicas para superar esse período.

É fato que muito da realidade da vida universitária não é dito ao calouro, e não se aprende na universidade. Como por exemplo terminar relacionamentos. Amizades e namoros que fazem parte do processo de vida, na universidade e início de carreiras eles são frequentemente deixados "de lado" e é aí que se vê o coração e o cérebro digladiarem.  As coisas mudam a todo instante, e as pessoas tendem a sempre oferecer resistência a essas mudanças, mas é necessário que haja uma preparação, pois, essas mudanças serão continuas.  Também não é ensinado que muitas coisas da vida só passarão a fazer sentido depois de muito tempo. 

Para chegar no alto tem que começar de baixo, tem que crer na sua força pessoal, as vezes é preciso recomeçar 4 vezes até acertar, e infelizmente isso não te ensinam. Outra coisa que não é dita, mas é fato, é que talento, não existe faculdade que ensine. E tanto o talento, perseverança, coragem e instintos são habilidades extremamente profundas e pessoais, e as pessoas acreditam que no início da vida acadêmica e profissional, será injetado no saber. Isso até pode acontecer, mas não será com metodologia científica, e sim com experiências adquiridas com a vida.  

Ao longo dos anos na universidade, há diversas coisas que também não são ensinadas, mas todos têm que aprender, como por exemplo: Lidar com pessoas ruins e desonestas, lidar com as diferenças, aprender a superar desafios e não desistir tão rápido das coisas, aprender a levantar depois de um "tombo", são fatores essenciais na vida do estudante. Outra regra é entender que se não houver dedicação e não estudar de fato, no máximo a pessoa sairá de lá só com um diploma, e não vai ter conquistado absolutamente nada. 

Para o professor Francisco Almeida, a grande verdade é que não existe um manual exato para se projetar a carreira dos sonhos e sim muito planejamento e a grande habilidade de tirar lições do passado do presente para um futuro melhor. Sabemos que para se alcançar o sucesso temos que ultrapassar alguns limites, e para isso devem ser criadas metas com base em nossos objetivos. 

Por Professor Francisco Almeida.

 

 



Website: http://motiveacaopalestras.com.br/palestrantes/francisco-almeida/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.