RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2018 - Horário 11:03

Impressão de embalagens vive momento de evolução no Brasil
Tecnologia / Como recentemente a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou o projeto PLS 92/2018 - que prevê a retirada gradual do plástico da composição de pratos, copos, bandejas e talheres descartáveis -, a balança começa a pender favoravelmente para a indústria gráfica.

Há forte pressão para que, no prazo de dez anos, o plástico seja totalmente substituído nos itens destinados ao acondicionamento de alimentos prontos para o consumo. Há estudos que mostram que atualmente oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos. Outro exemplo nada agradável: um milhão de garrafas plásticas são compradas no mundo a cada minuto; 9% são recicladas.

Em contrapartida, o parque gráfico brasileiro, que usa tecnologia de ponta para imprimir de forma sustentável diferentes tipos de embalagens, está pronto para alçar novos voos tendo o papel - com seus diferentes tipos e gramaturas - como matéria-prima principal. O Estudo Macroeconômico da Embalagem Abre/FGV, oferecido pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre), trouxe um cenário otimista ao mercado: com volume bruto de produção fechado em R$ 71,50 bilhões, o setor apresentou crescimento de 1,96% na produção física de embalagem no ano de 2017 em relação a 2016. A previsão é que 2018 obtenha um crescimento maior, calcado na recuperação dos indicadores de consumo, comércio, serviços e industrial.

Sempre atenta às oportunidades, a Rex Embalagens, gráfica localizada em Nova Candelária (RS), investiu na terceira impressora da Koenig & Bauer - fabricante alemã com mais de 200 anos. No competitivo cenário de máquinas de impressão, a bicentenária fabricante responde mundialmente por 25% do mercado de máquinas planas e 45% do de embalagens.

Especializada na impressão de embalagens para autopeças, a gráfica conta hoje com a Rapida 75 PRO. "É uma máquina forte, prática e fácil de operar. O desacoplamento das rolarias também é fundamental para a redução de custos uma vez que nem todos os trabalhos exigem operação completa", avalia José Luiz Lermen, diretor geral da Gráfica Rex.

Ao investir na Rapida 75 PRO, Lermen direciona a Rex Embalagens a conquistar novos nichos dentro do próprio setor de embalagens. "Identificamos que há muitos itens com pequenos volumes e a máquina está configurada para produzir pequenas tiragens com o setup mais rápido do Brasil", ressalta.

Não é à toa que a Koenig & Bauer está a mais de 200 anos na vanguarda do mercado de impressão. "Os clientes ajudam a estabelecer critérios e incentivam a Koenig & Bauer a oferecer os melhores produtos e serviços. O desafio é atender rapidamente as demandas de um mercado em constante evolução", fala Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer Brasil.


Website: http://www.rexembalagens.com.br
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