RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2018 - Horário 9:35

Iniciativa educacional inédita reúne os melhores colégios do país segundo avaliação de alunos e professores
Educação / Segundo o Porvir.org as escolas que "ouvem os seus estudantes sobre o próprio processo educativo são capazes de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem e melhorar a educação". A participação cada vez mais ativa dos alunos dentro da escola tem se tornado uma das principais tendências para a educação do futuro.

Diego Lima é diretor do colégio Darcy Ribeiro, e foi um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize, uma espécie de prêmio Nobel da educação. Diego chegou até a etapa final desse prêmio com o projeto de educação democrática que promoveu dentro da sua escola, que tem por objetivo justamente aumentar a participação dos estudantes nas decisões da instituição.

Pensando nessa tendência é que Patrick Passos decidiu criar a Mescoo, uma iniciativa educacional para recolher feedbacks de alunos e professores sobre sua escola e criar índices de qualidade que podem ir de 1 a 5 estrelas.

"Uma escola parceira da Mescoo cria um canal de comunicação aberto e seguro para que estudantes e professores possam participar mais ativamente das decisões que a escola toma. Isso otimiza muito o processo de gestão e contribui para que os estudantes se sintam mais engajados com seu processo educacional." afirma Patrick.

Segundo ele os alunos devem avaliar a qualidade do ensino não apenas uma vez por unidade, mas sempre que acharem necessário. Essa qualidade também não é responsabilidade apenas dos professores, mas também dos alunos, daí a importância de saber também como os professores avaliam as turmas.

No final do ano a Mescoo divulga as escolas que ganharam o selo padrão Mescoo. Que são escolas que foram avaliadas por pelo menos 50% dos seus alunos e atingiram um índice igual ou superior a 4 por pelo menos 2 meses consecutivos e antecedentes a divulgação do catálogo.

Patrick diz que "as escolas que se tornam parceiras da Mescoo no primeiro semestre do ano letivo tendem a conseguir os melhores índices porque tem mais tempo para melhorar os itens que tiveram avaliação ruim segundo alunos e professores."

As escolas interessadas em fazer parte dessa iniciativa devem agendar uma visita de um analista da Mescoo na sua instituição através do site http://mescoo.com.br. A limitação de analistas disponíveis do projeto faz com que as vezes o tempo médio de espera de uma escola dure de 10 a 20 dias, mas Patrick reafirma de que todas as escolas que estiverem comprometidas em de fato terem uma alta qualidade de ensino serão bem-vindas nesse projeto.

Website: http://mescoo.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.