RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:44

A expansão de negócios no mercado global como diferencial competitivo
Tecnologia / O mercado global ja´ e´ conhecido por muitas empresas de grande porte baseadas nas Ame´ricas. Porém nos últimos anos as empresas tambe´m denominadas como Small and Midsized Business (SMB), ou ainda, do mercado empreendedor, esta~o buscando a expansa~o global. As apostas sa~o altas e os sinais são positivos pois as recompensas substanciais esta~o ao alcance todos.

Alguns dados estão sinalizando esta tendência em particular no Brasil. O Banco Central do Brasil divulgou recentemente que investimentos de empresas brasileiras no exterior cresceram mais de 130% entre 2010 e 2016. Uma pesquisa da consultoria PWC Price Waterhouse Coopers concluiu que 55% da empresas brasileiras de faturamento superior a US$ 5 milho~es preveem o aumento do volume das exportac¸o~es em mais de 65% nos pro´ximos 5 anos, além disso, a Amcham Brasil que mantém um guia de como abrir empresas nos EUA, viu o número de downloads saltar de 838 em 2014 para 4.500 no ano passado, representando uma alta de 436%.

A expansa~o global e´ uma estratégia para as empresas se destacarem da concorre^ncia e evitar as incertezas econo^micas locais, mas as vantagens para o nego´cio vão ale´m de uma operac¸a~o internacional. Pode-se destacar ainda como vantagens o acesso a novos mercados, a marca também passa a ter maior valorizac¸a~o no mercado local, a transfere^ncia de tecnologia entre profissionais multiculturais ajuda na inovação, o custo do capital muitas vezes é menor, além do acesso aos fundos de investimento.

Apesar das vantagens e da expansa~o global ser parte integrante da maioria das estrate´gias de crescimento das empresas atualmente, os desafios também são grandes. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em 2015 identificou que as principais barreiras a` expansa~o internacional das empresas são a falta de experiência no mercado alvo, ausência de uma rede de contatos e alto custo de uma estrutura no mercado de destino, mão de obra cara em alguns países como os Estados Unidos e a falta de domínio do idioma que prejudica a comunicação.


Fernando Figueiredo, CEO da Oaktech, empresa americana especializada em ajudar empresas no lançamento de produtos nos Estados Unidos e em outros mercados, comenta que as empresas mais bem-sucedidas hoje fazem parte do mercado global e contam com uma forc¸a de trabalho geograficamente dispersa.

"Nós da Oaktech acompanhamos diariamente em nossos clientes que reunindo pessoas de culturas diferentes e com variadas experie^ncias de trabalho e diferentes perspectivas sobre desafios estrate´gicos e organizacionais os ajuda a competir no atual ambiente de nego´cios", complementa Fernando Figueiredo.

Referências:

A small and midsize business (SMB): https://www.gartner.com/it-glossary/smbs-small-and-midsize-businesses

Erros comuns que podem prejudicar o sucesso internacional:
https://goo.gl/pCxEGf

Website: http://ww.oaktech.co
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.