RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 4 DE JANEIRO DE 2018 - Horário 13:42

Especialista em RH dá dicas importantes para ter uma carta de apresentação profissional realmente diferenciada e eficiente
Internet / Em um mundo tão competitivo e globalizado, onde o candidato precisa estar atento a todas as movimentações do mercado ao mesmo tempo e antes de seus concorrentes, ficou muito comum profissionais encaminharem diversos currículos por dia, às vezes dezenas... E no meio de tantos envios e prospecções perdidas o direcionamento qualitativo foi perdido, dados estatísticos afirmam que o avaliador enquanto está com seu currículo em mãos decide em um prazo de até seis segundos ter interesse em seguir lendo-o ou seguindo para o próximo, ou seja, na mesma velocidade que o candidato encaminha currículos os avaliadores adaptando-se a esta nova realidade de receber centenas ou milhares de currículos em sua caixa de entrada desenvolveram um critério avaliativo mais breve e sem tamanha profundidade. Você deve estar se perguntando: e a carta de apresentação aonde entra nisso tudo? A carta de apresentação tem o objetivo de trazer a personalização e chamar a atenção do avaliador para seu currículo na multidão que recebeu, abaixo darei algumas importantes dicas para a confecção deste material.

A carta de apresentação diferentemente de um currículo deve estar sempre e necessariamente datada e destinada a alguém, ou seja, inicie sua carta dizendo: Aos cuidados do Senhor João gerente de RH da empresa tal, o fato dela também estar datada mostra que esta atualizada e como foi feita personalizada da essa certeza ainda maior ao recrutador, também é muito importante fazer referência a vaga buscada e anunciada, ou seja, a carta de apresentação sempre vai de encontro a uma intenção em uma vaga de emprego específica, fazer referência de onde teve acesso ao enunciado da vaga também é bastante importante é também de fundamental importância apresentar paralelamente aos pré-requisitos anunciados suas qualificações e experiências profissionais resumidamente que estejam atendendo ao solicitado pelo selecionador, por exemplo, se foi pedido conhecimento na ferramenta SAP e você já atuou com o sistema por alguns anos coloque: Inclusive a experiência buscada na ferramenta SAP sobra no meu perfil pois já atuei com a ferramenta entre os anos de tal e tal inclusive alcançando os resultados tal e tal. Lembro que essas explicações devem ter no máximo umas 20 linhas para que não se torne em hipótese alguma um resumo curricular, três parágrafos é o limite e não deixe de assinar o documento.

O que muitas pessoas confundem ao realizar uma carta de apresentação profissional e por falta de conhecimento sobre o assunto na maioria dos casos essa acabou deixando de ser utilizada visto em enorme maior número de vezes é que esta acabou sendo transformada indevidamente em resumo curricular, na verdade essa ferramenta deve ser usada como uma oportunidade rápida do candidato chamar a atenção do recrutador ao seu currículo na multidão como se estivesse dizendo a ele: Você deveria me dar mais que seis segundos do seu tempo pois... E mostrar neste texto o porquê o recrutador deveria lhe contratar ou minimamente lhe convidar para uma entrevista de emprego.

Website: http://www.riccirh.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.