RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 20 DE JUNHO DE 2017 - Horário 18:51

Acidentes são a principal causa de mortes entre crianças no Brasil, segundo o Ministério da Saúde
Ciência & Saúde / Acidentes são a principal causa de mortes entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Atualmente, o país registra 13 mortes de crianças por dia. No ano de 2014, os acidentes causaram a hospitalização de 122 mil crianças, ocasionando 4.500 mortes. Quedas representam a maioria dos casos, seguidas por queimaduras.

A pesquisa complementa estudo realizado pela ONG Criança Segura, com dados do Ministério da Saúde. Ela revelou que, nos últimos sete anos, as internações hospitalares de pacientes entre 0 e 14 anos cresceram 8%. "É necessário cautela, ficar atento aos sinais de mal-estar e saber o momento de levar o filho para emergência pediátrica", alerta a otorrinolaringologista do Ceol Otorrino, Larissa Camargo.

Dentre as principais emergências infantis estão as otorrinolaringológicas, em sua maioria composta por casos de corpos estranhos no nariz e sangramento nasal. O paciente com suspeita de objeto nas narinas deve dirigir-se rapidamente a um hospital para a avaliação de um otorrinolaringologista. O profissional irá realizar exame físico e, se necessário, a videonasofibroscopia (filmagem interna do nariz) para melhor elucidação diagnóstica. A Dra. Camargo explica: "o corpo estranho nasal geralmente é um acidente causado pela curiosidade das crianças, que colocam no nariz objetos de pequena dimensão. O maior risco é a broncoaspiração, complicação pulmonar grave ocasionada pela aspiração de materiais para a região brônquica, aumentando risco de broncopneumonia e falta de ar".

Atendimento Diferenciado - Poucos hospitais e clínicas do Distrito Federal oferecem emergências pediátricas na área de otorrino. De acordo com a Dra. Camargo, a vantagem desse tipo de atendimento é tornar a avaliação médica mais rápida e completa, apresentando exames que facilitam e otimizam os tratamentos a que a criança precise ser submetida.

A clínica Ceol proporciona pronto-atendimento a quaisquer doenças relacionadas à via aérea superior, com atendimento diferenciado de acordo com as necessidades de cada paciente. Apresenta serviço presencial de segunda a sábado no Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e o atendimento ambulatorial durante a semana na clínica no Edifício Pacini (Asa Sul). Em casos de urgência, profissionais deslocam-se durante período noturno e aos finais de semana para melhor avaliação. A unidade disponibiliza corpo clínico com profissionais experientes com crianças, otorrinolaringologistas pediátricos, que recorrentemente deparam-se com casos mais complexos com discussão em conjunto de casos clínicos.

Ceol Otorrino: o Centro Otorrino (CEOL) atua em consultas, exames, fonoaudiologia e cirurgias há mais de 10 anos em Brasília, sempre com os mais renomados médicos da capital. Considerada a maior clínica de otorrino do Distrito Federal, a sua missão sempre foi oferecer um atendimento humanizado para promover saúde e qualidade de vida aos pacientes, com excelência e ética.

Mais informações em (61) 3346-4312 e 3346-3319
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.