RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 2015 - Horário 14:38

Crowdfunding possibilita o Financiamento de Projetos
Internet / O crowdfunding – também chamado de financiamento coletivo – se tornou a melhor e mais prática alternativa para patrocinar um projeto que você quer realizar. Artistas, ONGs, idealistas, esportistas, empreendedores e muitos outros já tiraram seus projetos do papel através deste novo modelo de financiamento de projetos.

O termo americano traduzido ao pé da letra é "arrecadação de fundos pela multidão". Isso porque, ao contrário do investimento tradicional, em que poucas pessoas depositam muito dinheiro em um projeto, através de sites de financiamento coletivo você pode arrecadar valores menores através de muitas pessoas, que acreditam na sua ideia e potencial.

MERCADO MUNDIAL DE FINANCIAMENTO COLETIVO

A prática começou a aparecer em 2005 e ganhou escala mundial a partir de 2009, com o lançamento da primeira plataforma americana. No Brasil, apareceu em 2011, e hoje está disponível em mais de 160 países.

Nos Estados Unidos, o financiamento coletivo já é visto com um importante centro de inovação, lançando diariamente novos produtos, artes e serviços, em campanhas que chegam a coletar US$ 14 milhões em 60 dias. Isso chama a atenção do mercado, de investidores anjos e até mesmo de novos consumidores para as empresas bem sucedidas em suas campanhas.

Os sites de financiamento coletivo arrecadaram US$ 16.2 bilhões no mundo todo em 2014. Um aumento de 167% em relação ao ano anterior, quando as campanhas ao redor do mundo geraram US$ 6 bilhões.

As projeções indicam que o mercado vai chegar a pelo menos US$ 90 bilhões até 2025 e o Brasil tem potencial para representar pelo menos 10% desse valor.

FINANCIAMENTO COLETIVO NO BRASIL

O financiamento coletivo no Brasil vai contra a maré e, apesar da situação econômica brasileira, continua crescendo desenfreado. A novidade tem despertado interesse em qualquer um que já pensou em desistir de um sonho por falta de verba.

O modelo de economia colaborativa representa entre 0,03% e 0,3% dos formatos de arrecadação de fundos no Brasil. Embora não haja uma pesquisa exata sobre a fatia de mercado, existe um consenso de que sua utilização ainda é baixa, principalmente se considerarmos a adesão da população às redes sociais – que se mostraram um dos principais instrumentos de divulgação para as campanhas de sucesso. Entretanto, a tendência é que esse número cresça – e muito – nos próximos anos.

Os brasileiros estão tomando cada vez mais conhecimento do que é o crowdfunding e, com isso, as plataformas de financiamento coletivo precisam se aperfeiçoar para atender as necessidades dos usuários – os criadores de campanhas.

É um desafio para os fundadores das plataformas de financiamento coletivo no Brasil criar diferenciais para se destacar em meio às outras já existentes e, possivelmente, às que ainda serão criadas. Além disso, precisam transmitir a confiança necessária para quem investe e para quem está captando recursos para a realização de seus sonhos. Existe também a necessidade de profissionalizar o setor do país, para tornar o serviço cada vez melhor.

Com uma campanha de financiamento coletivo , você conta com a contribuição financeira de centenas e até milhares de pessoas que acreditam no seu projeto, seja ele um produto inovador, um serviço ou alguma outra ideia que você queria lançar. Cada um colabora com a quantia que se sentir confortável, seja R$ 10, R$ 50, R$ 500 ou mais. Financiamento coletivo parte do princípio de que juntos somos mais fortes!

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

Nosso país tem um verdadeiro potencial de crescimento no mercado do crowdfunding, ainda pouco vislumbrado pelos brasileiros. É preciso quebrar paradigmas e torná-lo uma ferramenta de empreendedorismo, realizações e promoção criativa e empresarial. Uma ferramenta que tem muito a ampliar e contribuir não só para o fortalecimento da economia, mas também para a melhoria de problemas sociais brasileiros.

Website: http://www.kickante.com.br/
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