RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2017 - Horário 16:08

Startups crescem no Brasil economizando com escritórios colaborativos
Negócio / Dois dos termos da moda com certeza são startup e coworking (ou escritórios colaborativos), mas o que poucos perceberam é que a união desses dois ocorre de maneira perfeita para quem está se iniciando no mundo dos negócios. Para entender melhor é importante se aprofundar nos termos.

Uma startup é uma empresa recém criada, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo tornou-se popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de "empresas.com" foram fundadas. São empresas baseadas na tecnológica, e com grande espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador.

Já os espaços de coworking são os escritórios compartilhados, ou seja, vários profissionais dividem o mesmo espaço na busca de compartilhar ideias e dividir os custos. Só isso já aponta para a forte relação de ambos, não?

Por serem empresas em início, uma das dificuldades das startups é a falta de capital para ter um local adequado de trabalho. Elas geralmente nascem na garagem da casa dos pais, o quarto da república e os cafés dos shoppings, porém esses espaços possuem sérias limitações quando a empresa começa a ganhar corpo, a montar sua equipe e atender clientes.

Mesmo com esse crescimento, na maioria das vezes não vale a pena pagar o aluguel de um escritório para uma equipe enxuta que, às vezes, é formada por somente duas ou três pessoas. Assim, fica óbvio a relação estabelecida entre esses dois termos, sendo que em espaços compartilhados as startups ganharam novas possibilidades para tirar as ideias do papel, sair da garagem e começar a crescer.

Mas, é só isso? Não, na verdade esse ponto tem se mostrado como a ponta de um enorme iceberg, pois, ao buscar o coworking em busca de credibilidade e baixos custos, uma startup descobre um mundo de benefícios e possibilidade. Só para citar alguns:

Foco no negócio
Em um coworking é entrar e trabalhar, o seja, não tem que fazer reforma e ter preocupação com infraestrutura, está tudo lá, telefone, internet, estação de trabalho, equipe de limpeza e tudo mais que pode esperar um grande escritório

Flexibilidade
Sua startup vai crescer, e espaços compartilhados pode acompanhar esse crescimento sem a necessidade de mudança de endereço. Os ambientes de coworking podem ajustar seu espaço de trabalho sem grandes impactos financeiros.

Contratos descomplicados
Um contrato de aluguel é geralmente uma grande dor de cabeça, para obtenção de salas comerciais estipula um mínimo de um ano de permanência. No coworking os pacotes podem ser feitos e reajustados a qualquer momento, encontrando o melhor modelo que se adequa à sua necessidade, mesmo se você desejar renovar mensalmente.

Networking
Ao iniciar um negócio se precisa de contatos e esse é um grande benefício de um coworking sobre o homeoffice. Em sua volta estarão diversos profissionais que podem suprir uma necessidade de sua empresa ou que pode te indicar. O ambiente de coworking permite que surja um mar de novas oportunidades!

Conhecimento compartilhado
Os principais espaços proporcionam a troca de conhecimento em seus próprios ambientes, nos cafés ou em workshops e cursos sobre empreendedorismo, como iniciar uma startup e dicas sobre marketing para pequenas empresas, por exemplo. É só saber aproveitar.

Fernando Bottura – executivo e fundador da GoWork (www.gowork.com.br), mantém em São Paulo nove unidades de escritórios compartilhados
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.