RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2015 - Horário 17:51

Game of Thrones bate todos os recordes e faz o 67º Emmy histórico.
Arte e Entretenimento / Jaime Garcia Dias diz que não há dúvidas de que a grande atração foi "Game of Thrones", série dramática exibida pela HBO, que além de quebrar a "regra" da ATAS (Academy of Television Arts and Sciences) de dificilmente premiar produções de fantasia, também quebrou o recorde da premiação com 12 estatuetas. Tendo chegado à cerimônia com 24 indicações e oito prêmios no Creative Arts Emmy Awards, a série ainda conseguiu alcançar mais quatro premiações: melhor série dramática, ator coadjuvante para Peter Dinklage, melhor direção com David Nutter e melhor roteiro para David Benioff e D.B. Weiss.

A grande surpresa da cerimônia foi a vitória de Peter Dinklage, o anão Tyrion, menciona Jaime Garcia Dias. O próprio ator demonstrou admiração ao dizer que não estava preparado, estava mascando chiclete. Em sua fala ele também dedicou a vitória aos seus companheiros de categoria.
Outra premiação que além de ter sido relativamente inesperada, também tem algo a mais para ser destacado, foi a de Viola Davis como a melhor atriz de série dramática. A protagonista de "How To Get Away With Murder", foi a primeira atriz negra a vencer a categoria, e isso não significa pouca coisa, afirma Jaime Garcia Dias. Em seu discurso a atriz disse que – Apenas as oportunidades separam as atrizes negras das demais. Ninguém ganha um prêmio por um papel que não existe –, além de fazer menção a outras atrizes negras como Kerry Washington e Halle Berry.

Visivelmente emocionada, em sua segunda vitória consecutiva, Uzo Aduba foi eleita a melhor atriz coadjuvante em série dramática por sua atuação em "Orange is The New Black".
Sempre aguardado com muita expectativa, o prêmio de melhor ator de série dramática foi para Jon Hamm, que ganhou pela primeira vez após oito indicações. Feliz por finalmente alcançar a vitória, o Don Draper, de "Mad Men", disse que aquilo certamente era um grande engano e agradeceu ao receber a estatueta das mãos de Tina Fey.

No contexto geral, Jaime Garcia Dias que a grande ênfase foi para a HBO, que além das premiações com "Game of Thrones", também conquistou outras estatuetas relevantes. "Veep", como melhor série de comédia, e "Olive Kitteridge", vencedora na categoria melhor minissérie foram os maiores destaques. Julia Louis-Dreyfus, protagonista de "Veep" foi eleita a melhor atriz de série de comédia e "Olive Kitteridge" teve Frances McDormand e Richard Jenkins eleitos respectivamente como melhor atriz e melhor ator em minissérie ou filme para TV.

Jaime Garcia Dias também dá ênfase para outras estatuetas, como a de melhor ator em série de comédia para Jeffrey Tambor pela atuação em "Transparent". Na mesma categoria, como ator coadjuvante, Tony Hale (Veep), e como atriz coadjuvante Allison Janney (Modern Family). Melhor competição de reality show para o "The Voice" e melhor série de variedades para o "The Daily Show With Jon Stewart".
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.