RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2017 - Horário 17:58

Dicas para realizar um clipping de notícias efetivo
Negócio / Clipping ou clipagem é o trabalho feito por profissionais de comunicação que consiste no monitoramento de conteúdo publicado na imprensa ou nas mídias sociais sobre determinada pessoa, empresa, marca ou setor. Essa atividade tem como objetivo auxiliar a empresa no desenvolvimento de estratégias, na tomada de decisões e na avaliação da sua imagem perante o público. Com o foco cada vez maior nos meios de comunicação digitais, o profissional de comunicação teve que se adaptar a uma nova rotina e a uma nova dinâmica de trabalho. A internet proporciona a produção e a disseminação de conteúdo em proporções e velocidade jamais vistas, trazendo um grande desafio para um monitoramento eficaz e de qualidade.

Com a internet e as redes sociais, é essencial realizar a clipagem todos os dias, e não apenas quando algum conteúdo é compartilhado ou uma ação é realizada. Para Elizangela Grigoletti, diretora de Inteligência da MITI, na era digital, não se pode correr o risco de simplesmente deixar passar alguma notícia que tenha sido publicada. Ela afirma que, "o monitoramento diário é essencial para a tomada de decisões e criação de estratégias, principalmente a curto prazo, garantindo à empresa uma maior agilidade na elaboração de respostas a possíveis cenários de crise ou a repercussões negativas". Além disso, a empresa terá uma mensuração mais precisa do trabalho realizado, proporcionando um acompanhamento quase em tempo real dos resultados das ações propostas, especialmente nos meios digitais, onde conteúdos e opiniões se espalham rapidamente, atingindo muitas pessoas em pouco tempo.

Muitas organizações ainda realizam um trabalho de clipagem que foca apenas nos conteúdos de teor positivo publicados na mídia. Porém, notícias e comentários negativos são importantes para uma real percepção da reputação e da imagem da empresa. Qualquer informação errada ou mal intencionada pode ganhar uma repercussão inesperada e gerar uma crise. O clipping auxilia a identificar o que está sendo dito sobre a empresa e como responder a essas críticas. Esse esforço em sanar os problemas e garantir a satisfação do consumidor é o que contribuirá no processo de criação de uma relação de confiança e em uma possível fidelização desse cliente. As notícias ruins ajudam a identificar possíveis problemas e, consequentemente, redefinir rumos. Um clipping transparente, que contenha essas informações, ajudará a companhia a não perpetuar maus hábitos, evitando a repetição de erros no futuro.

Outro erro comum cometido pelas marcas é focar o clipping apenas nos conteúdos diretamente relacionados ao seu cliente. É fundamental o acompanhamento de todo o material divulgado a respeito não apenas da empresa, como também da concorrência e de todo o mercado de atuação da companhia. Todos esses fatores também serão necessários na avaliação dos pontos fracos e fortes da estratégia de comunicação da companhia e de seus concorrentes, auxiliando na tomada de decisões com foco na construção de maior relevância frente ao público-alvo. Além disso, a compreensão do setor de atuação da empresa vai ajudar na antecipação de tendências e no melhor aproveitamento de oportunidades de mercado.

SERVIÇO:
MITI Inteligência
Monitoramento de Informação e Inteligência de Mercado
Clipping de notícias online, impressas, rádio, TV e mídias sociais
Rua Lindolfo Pessoa, 45, Curitiba, PR 41 3023-1698
http://miti.com.br
comercial@miti.com.br
0800 052 1698
Website: http://miti.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.