RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2017 - Horário 18:19

Como escolher uma ferramenta de monitoramento de notícias
Negócio / As ferramentas de monitoramento de notícias são softwares que realizam a coleta e o processamento de informações sobre um tema ou um termo específico - normalmente através de palavras-chave. Elas realizam uma varredura por toda a rede em busca de conteúdos relacionados ao tópico definido. As informações coletadas podem ter diversos usos dentro de uma empresa, auxiliando no acompanhamento da concorrência e de tendências de mercado, definição de estratégias, mudanças de rumo, prevenção de crises, avaliação de ações realizadas, etc. Para que o monitoramento seja eficaz e traga benefícios estratégicos à companhia, é necessário definir os melhores termos que nortearão a pesquisa e escolher a ferramenta ideal para realizar esse processo.

Com um número crescente de softwares disponíveis no mercado, alguns pontos são necessários para levar em consideração na hora de escolher uma ferramenta de monitoramento de notícias para a sua empresa. Mais do que quantidade, um monitoramento eficaz deve se basear na relevância e qualidade das páginas pesquisadas. Por isso, é importante identificar em quais sites é realizada a pesquisa e se os resultados apresentados vão ao encontro das necessidades da companhia. A rapidez com que a ferramenta captura as notícias também é crucial, visto que uma notícia publicada no começo do dia pode alcançar milhares de pessoas em pouco tempo e, dependendo do teor e da repercussão causada por esse conteúdo, pode trazer grandes prejuízos à companhia. Por isso, é preciso ter certeza de que a ferramenta é veloz e disponibiliza um sistema de alertas por e-mail e SMS sobre novos conteúdos relacionados às palavras-chave consideradas prioritárias pela empresa.

A velocidade da internet e a necessidade de monitoramento de um ambiente online frenético certamente mudaram o ritmo com que devem ser manejados os dados coletados por empresas de todos os segmentos. O impacto das mídias sociais sobre a reputação das marcas, por exemplo, é cada vez mais evidente. O compartilhamento de experiências e opiniões pode gerar uma repercussão com proporções difíceis de controlar, podendo alcançar até mesmo a imprensa. Por isso, deve-se certificar que a ferramenta escolhida realize o monitoramento das diferentes mídias sociais, inclusive de sites de reclamação, blogs e fóruns. Foi-se o tempo em que os relatórios de clipping eram enviados à diretoria semanalmente ou mensalmente. Hoje, quanto antes os setores estratégicos da empresa puderem ter acesso aos resultados do trabalho de clipagem, mais bem preparada ela vai estar na hora de tomar decisões e traçar novas estratégias.

Realizar o monitoramento da internet se tornou fundamental para o planejamento estratégico de empresas de diferentes setores. Esse trabalho, de acordo com Elizangela Grigoletti, diretora de Inteligência da MITI, "vai muito além do controle e avaliação da imagem da marca junto ao público, e é essencial para acompanhar a concorrência, enxergar tendências e oportunidades, bem como vulnerabilidades, avaliar o mercado em que a empresa está inserida e planejar ações futuras". O ritmo acelerado do ambiente online e a massiva quantidade de informação que circula na internet torna praticamente impossível o acompanhamento manual desses conteúdos. Nesse contexto, a ferramenta de monitoramento de notícias e mídias sociais não só agiliza o processo de coleta de conteúdos e informações, como também auxilia na tomada de decisões e na definição das diretrizes a serem seguidas, justificando a importância de se selecionar a ferramenta ideal.

SERVIÇO:

MITI Inteligência
Monitoramento de Informação e Inteligência de Mercado
Clipping de notícias online, impressas, rádio, TV e mídias sociais
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