RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2017 - Horário 10:44

5 dicas para quem não quer depender do INSS
Negócio / O sonho da aposentadoria tranquila, com tempo de sobra para aproveitar a vida, após longos anos de trabalho, pode parecer cada vez mais distante. A reforma da Previdência, que tramitou no Congresso, vai fazer com que o brasileiro se aposente mais tarde e receba menos dinheiro.

A proposta de ajuste do Governo Federal vai conceder o benefício integral da aposentadoria para quem completar 49 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a idade mínima de 65 anos. Ou seja, para ter 100% do benefício – que atualmente é R$ 5.189,82 (com previsão de reajuste de 7,48% em 2017) - com a idade mínima é necessário trabalhar formalmente desde os 16 anos, sem interrupção.

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção Crédito (SPC Brasil) revelou que, excluindo a previdência pública, 60% dos brasileiros com vida economicamente ativa não fazem nenhum tipo de investimento visando a aposentadoria.

O cenário que torna cada vez mais inviável depender da Previdência Social pode servir como um sinal de alerta para mudanças. Investimentos de baixo risco e até a criação do hábito de poupar são alternativas para não depender apenas do INSS no futuro.

O consultor de investimentos Tiago Guedes, dono da empresa de consultoria Investidor Rico , separou cinco dicas que podem ajudar a conquistar a tão sonhada independência financeira:

1.Invista em conhecimento - sempre rende os maiores juros ao longo do tempo;

Investir em conhecimento pode ser determinante para seu futuro financeiro. Saber comparar riscos, rentabilidade, taxas e impostos podem representar uma grande diferença nos seus rendimentos ao longo do tempo. Não é preciso ser um especialista em investimentos para conseguir um bom retorno, mas investir em conhecimento básicos de aplicações e em inteligência financeira é um importante passo para não deixar passar as melhores oportunidades e conquistar os seus sonhos.

2. Se pague primeiro - crie o hábito de poupar;

Não importa o tamanho do seu salário, crie o hábito de poupar. Separe uma parcela de todos os seus rendimentos como se fosse uma dívida com você mesmo. Além de economizar dinheiro, você ganha com o aprendizado. Adiar a gratificação, trocar prazer hoje por um benefício maior na frente, é um hábito fundamental para uma vida de sucesso em todas as áreas.

"Se você se pagar primeiro sempre, suas chances de alcançar a independência financeira são enormes, pois você terá o hábito de poupar e o tempo ao seu lado", explicou Guedes.

3. Não deixe para amanhã, comece ainda hoje;

Há quanto tempo você está enrolando para começar a poupar? Comece agora! Quanto antes você começar a poupar, menos você precisará investir ao longo do tempo. Com o efeito exponencial dos juros compostos – em que você ganha juros sobre os juros – os pequenos valores investidos desde cedo se tornam grandes montantes ao longo dos anos. O tempo é um dos seus maiores aliados. Faça o dinheiro trabalhar para você e não o contrário.

4. As dicas do gerente do banco vão enriquecer... o banco - Aprenda a investir seu dinheiro;

Títulos de Capitalização, Fundos de Investimentos com taxas de administração altas, Fundos de Previdência Privada.... As opções milagrosas de investimentos oferecidas pelos gerentes de bancos podem ser extremamente custosas, comprometendo a sua rentabilidade. As pequenas diferenças nos rendimentos irão mudar drasticamente o seu resultado final.

Obter um ganho acima de 2% em relação às aplicações bancárias oferecidas pelo seu gerente é muito simples: as taxas cobradas pelos bancos são tão abusivas que você consegue esses 2% apenas economizando nos custos.

E investindo diretamente no Tesouro Direto, por exemplo.

5.Tesouro direto é uma ótima opção para quem está começando.

O Tesouro Direto são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional que oferecem diferentes tipos de rentabilidade. Esse pode ser um ótimo investimento para quem está começando. Ele oferece mais segurança e rentabilidade que a Poupança, além de uma grande variedade de títulos, que pode se ajustar melhor ao seu objetivo financeiro.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.