RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2017 - Horário 16:50

Livro sugere uma nova forma de estudar e pesquisar a comunicação
Tecnologia / O autor Ciro Marcondes Filho justifica que a maioria das teorias da comunicação já caiu na obsolescência e no ostracismo. Para ele, poucas carregam certa atualidade. Ciro afirma que o momento comunicacional não para e está sempre em constante alteração, exigindo novos posicionamentos, novos equacionamentos teóricos e novas visões.

Dividido em oito capítulos, o trabalho é marcado pelo estudo do fenômeno ou acontecimento comunicacional enquanto tal. Para mergulhar de maneira inovadora no estudo da comunicação, o autor explora os episódios do dia a dia busca entender, por exemplo, como nos impactam um filme, uma performance, uma peça teatral, uma reportagem jornalística, a leitura de um livro, a participação num debate ou num diálogo.

Neste percurso, a primeira síntese analisa os processos da comunicação sob a perspectiva do fenômeno da comunicação humana. O autor apresenta vários pesquisadores e estudiosos que se ocuparam da comunicação no sentido estrito, como fenômeno comunicacional.

Os demais capítulos apresentam as seguintes sínteses: O processo de comunicação – como a coisa se dá; Aparelhos de comunicação, homens e seus conflitos; A reverberação da comunicação em nós; Imagens que mentem imagens que incomodam; Linguagem e engajamento político; e, por fim, A pesquisa do acontecimento comunicacional e da produção de sentido.

Segundo Ciro Marcondes Filho, pesquisar a comunicação não pode ser um trabalho a distância, porque comunicação é algo vivencial. Ele considera que investigar a comunicação não é focar no chamado "emissor" – o estudo está além desse procedimento, que ainda hoje é seriamente questionado.

Ciro Marcondes Filho é pesquisador 1 A do CNPq, professor titular da ECA-USP e titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica. É autor de 45 livros sobre comunicação, jornalismo, televisão e meios eletrônicos, além de coordenador da FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação.

Ficha Técnica
Título: Teorias da comunicação, hoje
Autor (a): Ciro Marcondes Filho
Coleção: Temas de Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 16.5 cm x 24cm
Páginas: 152
Área de interesse: Comunicação

Contato:
Roberta Molina
assessor.imprensa@paulus.com.br
11 5087-3634
11 98751 3050
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.