RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2017 - Horário 15:06

Novas baterias de Íon de Lítio dos UPS da Vertiv duram até quatro vezes mais do que soluções tradicionais
Tecnologia / A Vertiv™, anteriormente Emerson Network Power, traz ao Brasil seus UPS da linha Liebert com as novas baterias de Íon de Lítio que duram até quatro vezes mais que as tradicionais baterias de chumbo-ácido reguladas a válvula (valve-regulated lead acid - VRLA). "Trata-se de uma solução mais eficiente, durável e econômica para nossos clientes", comenta Raphael Garcia, vice-presidente de vendas da Vertiv no Brasil.

O executivo explica que essas novas baterias de Íon de Lítio foram desenhadas especificamente para que ocupassem menos espaço dentro dos UPS – por essa razão, são menores e mais leves. Ele conta que, apesar da utilização dessas baterias no ambiente dos data centers ser algo relativamente novo, a Vertiv já vinha desenvolvendo soluções de UPS com baterias auxiliares de Íon de Lítio para clientes há algum tempo. Baterias de Íon de Lítio permitem, em alguns casos, armazenamento de baterias em coluna. "Vale destacar, ainda, que essas baterias de Íon de Lítio podem operar a temperaturas mais elevadas do que as VRLA; isso significa reduzir o custo de refrigeração das baterias, elemento que, em alguns casos, pode ser de até 70% do custo total do UPS".

Evolução das baterias de Íon de Lítio

As baterias de Íon de Lítio estão presentes em eletrônicos de consumo há décadas, fornecendo armazenamento de energia compacto, leve e longa duração para celulares, laptops e tablets. Recentemente, essas mesmas características levaram à expansão da aplicação desta tecnologia para carros elétricos, aviões e, gradualmente, data centers.

Em muitos casos, baterias VRLA precisariam ser trocadas várias vezes no mesmo período em que se trocaria somente uma vez a bateria de Íon de Lítio. Esse fato tem impacto quando se considera o grande custo e o fator inconveniência associado à substituição das baterias em equipamentos UPS. "Rigorosamente testadas no quesito segurança e performance em diversas aplicações e ambientes, as baterias de Íon de Lítio nos UPS da Vertiv são economicamente mais rentáveis e garantem maior proteção e durabilidade do que as baterias de chumbo-ácido. É uma tecnologia que ajuda a proteger as operações críticas de data centers", disse Rhonda Ascierto, diretor de pesquisa de Tecnologias de Datacenter e Canal Eco Eficiente de TI na 451 Research.

Disponibilidade

Os UPS Vertiv com as novas soluções de Íon de Lítio já estão disponíveis no Brasil, possuem certificação UL e são compatíveis com os sistemas Liebert NXL, Liebert EXL e Liebert NX 225-600 kVA. Para mais informações sobre baterias de Íon de Lítio e sistemas Liebert UPS, visite www.VertivCo.com.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.