RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2017 - Horário 16:49

Quais são os Bloqueios que você tem quando está fora da posição de executivo e deseja buscar mercado
Tecnologia / Quando você é desligado da corporação, você precisa trabalhar a sua criatividade para mudanças de segmento ou até mesmo para se reinventar.

Márcia de Salvi Pillat Presidente e Coach da United HR Management Partners, acredita que a criatividade tem sido o foco de várias pesquisas acadêmicas que têm como objetivo explicar e até sistematizar o pensamento criativo. A inovação tecnológica vem sendo consideravelmente suportada pela criatividade, o que nos faz pensar que o estímulo à criatividade corresponde ao estímulo à competitividade organizacional.

Outra consideração importante é sobre o surgimento das ideias que lideram o processo criativo. As ideias surgem livre e espontaneamente. Com essa liberdade, as informações que colhemos do ambiente, misturadas às ideias que surgem de forma espontânea, passam a gerar uma condição altamente propícia à criatividade.

Muito embora a criatividade seja um exercício ao alcance de todos, alguns fatores insistem em bloquear o processo criativo, pois é comum encontrarmos nas organizações situações que sabotam o processo criativo. Uma evidência disso é a sistematização e padronização de atividades a fim de gerar previsibilidade aos processos e resultados. Não que esses aspectos sejam negativos para as organizações. Muito pelo contrário. Eles estão na essência da Administração e as empresas encontram nesses aspectos terreno firme para a gestão. No entanto, é importante lembrar que a padronização ou a burocratização excessiva são consideradas fatores bloqueadores da criatividade, pois o ambiente pode se tornar hostil para o desenvolvimento da criatividade.

As pessoas nascem com muitas habilidades criativas, mas é na infância que os primeiros bloqueios à criatividade começam a surgir. Da mesma forma, é comum que no nosso dia a dia tenhamos contato com diversas ideias que surgem por meio das interações que fizemos com o ambiente, tais como a leitura, as viagens, a conversa com outras pessoas. Só que nem todas as pessoas permitem que essas interações contribuam para o surgimento de um processo criativo porque seus pré-conceitos e seus julgamentos acabam anulando o potencial criativo que poderia surgir em momentos como esse.

Em outras palavras, à medida que cresce, o ser humano vai se moldando aos paradigmas impostos pelo ambiente no qual está inserido e acaba inibindo sua capacidade de "pensar fora da caixa" e ver oportunidades ao invés de problemas nas diversas situações do dia a dia. Nesse contexto, o escritor e consultor Jairo Siqueira pesquisou e relacionou os cinco grupos principais de bloqueios à criatividade:

1. Bloqueios culturais;
Quando os bloqueios à criatividade provêm da própria sociedade, que considera "diferente" aquele que quebra os paradigmas e pensa e se comporta de maneira diversa ao que todos fazem.

2. Bloqueios ambientais ou organizacionais;
Alguns fatores organizacionais como o estilo de liderança, a estrutura organizacional, os propósitos organizacionais ou mesmo a falta de recursos e investimentos comprometem o potencial criativo porque as pessoas não encontrarão nessa organização condições propícias ao desenvolvimento da criatividade.

3. Bloqueios intelectuais e de comunicação;
A forma e o conteúdo dos processos de comunicação, bem como a capacidade cognitiva dos indivíduos podem inibir o processo criativo.

4. Bloqueios emocionais;
São barreiras que se transformam num grande impedimento à criatividade, pois estão ligadas à história de vida da pessoa, seus medos e comportamentos diante das situações do dia a dia.

5 – Bloqueios de percepção.
Surgem quando as pessoas não conseguem dar aos problemas uma nova abordagem ou encontrar uma forma diferente de resolvê-los.

Diante desses fatores, é importante lembrar também que o processo criativo remete à inquietude, à busca pelo novo, a fazer perguntas ao invés de se contentar com respostas prontas. Já os bloqueios à criatividade fazem justamente o contrário: abafam o potencial criativo das pessoas e as convidam a ficar na zona de conforto, onde tudo é mais seguro e previsível. Em outras palavras, a zona de conforto é um bloqueio à criatividade porque ela não desperta nas pessoas a vontade de pensar de forma diferente.







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