RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2017 - Horário 15:34

Como manter a criatividade dos colaboradores em época de crise
Negócio / Em momentos de crise econômica, encontrar maneiras de manter os colaboradores motivados pode ser um desafio para as empresas. Na Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos da América Latina, algumas práticas foram adotadas com o objetivo de incentivar a criatividade dos Wineanos (como são chamados os colaboradores do e-commerce). Pensando nisso, Pedro Brunoro, gerente de Cultura e Pessoas da Wine.com.br, selecionou algumas dicas que podem ser utilizadas por empresas que buscam criar um ambiente de trabalho harmonioso e motivador.

O primeiro passo, segundo Brunoro, é atrair e selecionar talentos que se identifiquem com os valores da empresa. Com um sentimento de identificação e pertencimento, as relações entre os colaboradores podem se tornar mais fortes, o que traz um ambiente mais acolhedor. "Na Wine.com.br, falar de atração, seleção e retenção de talentos é falar também da nossa cultura. Pertencemos a um time que pensa e age de maneira parecida e que compartilha dos mesmos propósitos", conta o gerente.

O e-commerce também desenvolveu um jeito particular de atrair e selecionar estes talentos. A área de Recursos Humanos da empresa evoluiu para Gestão de Cultura e Pessoas Wine, a CPW: uma nova denominação que descreve o trabalho desse núcleo, focado em dar suporte à empresa por meio da atenção e cuidado com os valores, desenvolvimento e satisfação dos Wineanos.

Entre as práticas de seleção de talentos do e-commerce, estão a divulgação de vagas abertas em instituições de ensino do Espírito Santo, onde está localizada a empresa, além de indicações internas e de parceiros. O site também possui um espaço constantemente aberto e reservado para quem deseja se candidatar às vagas abertas. Segundo Brunoro, outro ponto importante é dar prioridade a quem já integra o time da empresa. "Sempre que possível, a seleção interna é o caminho escolhido pelo CPW para ocupar novas posições que tragam crescimento profissional e reconhecimento para os atuais Wineanos", afirma o gerente.

A retenção do time e a sustentação dos valores da empresa são os outros passos que Pedro Brunoro considera essenciais para as companhias que buscam equipes motivadas. Para ele, não apenas os salários e os benefícios devem ser considerados como fatores importantes para os colaboradores, mas também é necessário que as empresas ofereçam oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional, boas relações com as lideranças, cuidados com saúde e segurança no trabalho, confiança na empresa e busca por equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Juntos, esses fatores podem levar às empresas a conquistarem ambientes mais livres e criativos.

"Alegria, criatividade, flexibilidade, respeito, empatia, foco e excelência nos resultados também são princípios que norteiam as políticas de Gestão de Pessoas da Wine.com.br. Somos um time formado por pessoas que se divertem, pedem desculpas, colaboram umas com as outras, dividem as emoções e sabem que, juntas, podem realizar muito mais. Nosso desejo é despertar, sempre, a vontade de aprender e de realizar coisas novas", completa Brunoro.

A Wine.com.br já foi eleita a 6ª empresa mais inovadora do Brasil pela DOM Strategy Partners, sendo a 1ª colocada na categoria varejo online. Em 2014, recebeu o troféu "Diamante", do Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C concedido pelo e-bit e neste mesmo ano conquistou o título de segundo melhor e-commerce do Brasil em usabilidade e comunicação com o cliente, em estudo realizado pela E-Consulting, Melhores em Autosserviço.

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