RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2017 - Horário 12:49

Grupo francês Nexans anuncia resultados financeiros globais do exercício de 2016
Economia / O Grupo global francês do setor de cabos e sistemas de energia Nexans anuncia suas demonstrações financeiras para o exercício findo em 31 de dezembro de 2016, conforme aprovado pelo Conselho de Administração em sua reunião de 8 de fevereiro de 2017 presidida por Georges Chodron de Courcel. No anuncio apresentou-se que sua margem operacional aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano anterior para 242 milhões de euros, apesar de uma diminuição orgânica de 1,2% nos volumes de vendas. As vendas para 2016 atingiram 5.814 milhões de euros a preços correntes dos metais e 4.431 milhões de euros a preços constantes dos metais, o que representa uma diminuição orgânica de 1,2% em relação a 2015. Tendo em vista a rentabilidade do Grupo, será recomendado um pagamento de dividendos de 0,5 euro por ação na próxima Assembleia Geral Ordinária ".

A margem operacional totalizou 242 milhões de euros, um aumento de 47 milhões de euros em relação aos 195 milhões de euros registrados em 2015, o que já era um aumento em relação ao ano anterior. A margem operacional para 2016 representou 5,5% das vendas a preços constantes dos metais, contra 4,2% em 2015. Houve ainda retorno ao lucro do Grupo, com 61 milhões de euros de lucro líquido do exercício contra uma perda líquida de 194 milhões de euros em 2015. Enquanto sua dívida líquida esteve estável em 211 milhões de euros em 31 de dezembro de 2016, apesar de uma saída de caixa de 86 milhões de euros para custos de reestruturação, foi proposto dividendo de 0,5 euros por ação.

Comentando a performance do grupo em 2016, o Diretor Presidente da Nexans Arnaud Poupart-Lafarge, afirmou que "2016 foi o segundo ano da implantação do nosso plano estratégico e consideramos que nosso desempenho foi satisfatório em função do contexto operacional, marcado por uma depressão no setor de Petróleo e Gás. Apesar do menor volume de vendas, nossa margem operacional aumentou mais uma vez, principalmente graças à implementação efetiva de nossas iniciativas estratégicas que geraram os resultados esperados. Estes resultados, combinados com as entregas programadas para grandes projetos no negócio submarino de alta voltagem nos próximos meses, significam que estamos embarcando em 2017 confiantes em nossa capacidade de crescer tanto nossas vendas quanto na margem operacional"

O desempenho de vendas do Grupo para 2016 reflete contextos operacionais mistos em seus diferentes negócios: o de alta tensão do submarino, o trabalho de manutenção pesou sobre as vendas no início do ano, mas há boas perspectivas de crescimento para 2017, uma vez que as encomendas continuaram a acelerar (representando 1.794 milhões de euros em 2016 contra 1.706 milhões de euros em 2015). Nos segmentos de negócios relacionados ao setor de Petróleo e Gás (umbilicais, exploração e construção naval asiática), o difícil ambiente operacional deteriorou-se ainda mais nos primeiros nove meses do ano, com queda de 39% no terceiro trimestre antes de estabilizar. Em cabos de média tensão aos operadores de energia diminuíram 2,8% em termos orgânicos, com o aumento de 4,2% verificado no primeiro semestre compensado pelas medidas tomadas pelos principais operadores de energia para reequilibrar as suas despesas no segundo semestre do ano. Este efeito foi agravado por uma base desfavorável de comparação com o segundo semestre de 2015. E o de cabos LAN apresentaram crescimento de vendas orgânico de 5,1%, com tendências contrastantes nas duas metades do ano, devido ao segundo semestre de 2015, sendo uma base de comparação muito alta em vista do forte aumento das vendas nesse período.
http://www.nexans.com/Corporate/2017/FY%202016.pdf
#mercadofinanceiro #mercadodecapital #companhiacapitalaberto #resultadosfinanceiros #mercadodecapitalfrança #mercadodecapitalglobal
Website: http://www.nexans.com/eservice/Corporate-en/navigate_-10/Global_expert_in_cables_and_cabling_systems.html
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.