RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2016 - Horário 13:59

O que os planos de telefonia móvel corporativos estão fazendo para combater o crescimento de aplicativos de voz e mensagem?
Tecnologia / Um dos grandes desafios orçamentários relacionados à atividade financeira de uma empresa é o controle das contas de telefones corporativos. O que já parecia ser complicado com telefones fixos em mesas e salas de colaboradores, se tornou ainda mais complicado com a chegada dos celulares que ofereciam mais mobilidade - e liberdade - para membros de uma equipe de trabalho. Os gastos pouco controlados e, muitas vezes, excessivos, geravam muitos problemas financeiros para empresas - especialmente aquelas que enfrentavam períodos difíceis para fechar as contas.

Com a chegada dos aplicativos de mensagem em texto e mensagem de voz - como o Whatsapp, o Viber e o Skype - a tendência era que, naturalmente, esses telefones corporativos também começassem a precisar de um pacote de dados de internet, para poder usufruir desse meio de contato facilitado entre colegas e, até mesmo, com os clientes. O problema é que, da mesma maneira que ocorria com as contas de telefone, os aplicativos de mensagem e voz também começaram a ser usados de maneira pouco controlada, gerando um gasto excessivo com o consumo de dados nas contas empresariais.

Era natural, portanto, que esses aplicativos também influenciassem significativamente no aumento dos valores pagos em contas corporativas de empresas, resultando em maiores rombos no orçamento quando o assunto era telefonia corporativa. Surgia, portanto, um novo inimigo para os cofres da empresa e que poucos profissionais saberiam como controlar.

O controle do consumo de dados de internet em smartphones é uma tarefa muito difícil de ser coordenada, até mesmo nas nossas contas particulares. Lidar com essa gestão em um aspecto macro, em milhares de contas corporativas, pode parecer um desafio impossível de ser vencido - mas a realidade não é bem assim.

Empresas de gestão de contas telefônicas corporativas, que já vem mostrando o valor de seu investimento ao controlar os valores dos contratos de telefones corporativos. Com pequenos ajustes e ações de acompanhamento dos gastos individuais de cada colaborador com telefone empresarial, esses especialistas podem conseguir reduzir o valor das contas com celulares das empresas em até 50%. Esse é o tamanho do rombo que, muitas vezes, uma gestão descoordenada pode causar nas contas da instituição.

Essas mesmas empresas também podem se responsabilizar pela gestão do uso de dados de internet nos smartphones empresariais, evitando que aplicativos de voz e mensagem sejam utilizados de maneira irregular dentro e fora do ambiente de trabalho. A economia para a empresa, portanto, pode ser ainda maior.

Apesar de, inicialmente, contratar um serviço de gestão de contas telefônicas corporativas parecer ser um gasto a mais (e desnecessário) para o seu negócio, o investimento feito para contar com esses especialistas costuma ser menor do que o valor perdido quando não se faz esse tipo de auditoria interna das contas. Vale a pena pedir um orçamento e avaliar as vantagens desse serviço para o seu negócio.

A Facilite Gestão (https://facilitegestao.com.br/) é especialista na gestão de planos de telefonia corporativa para diferentes tipos de empresa.

Website: https://facilitegestao.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.