RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2016 - Horário 17:33

Alopecia Androgênica: causa, características e tratamentos
Ciência & Saúde / Popularmente conhecida como "calvície hereditária" ? ou, ainda, "calvície masculina" ?, a alopecia androgênica é a calvície de padrão clássico que ocorre predominantemente em homens, embora muitas mulheres também possam ser diagnosticadas com esse problema.

De acordo com uma recente publicação no jornal italiano Corriere Della Sera, a alopecia androgenética afeta aproximadamente 70% dos homens e 40% das mulheres. Já segundo estudos divulgados no Brasil, estima-se que, de cada 10 homens com menos de 70 anos, 8 deles tenham propensão à calvície em decorrência da hereditariedade. Isto porque, tal como o próprio nome sugere, na calvície androgenética incide fortemente a predisposição genética do indivíduo para a ocorrência da acentuada perda de cabelo.

Nos homens, esse tipo de alopecia se manifesta em regiões específicas do couro cabeludo, em dimensões que podem variar de pessoa para pessoa, mas que geralmente atingem os fios localizados na parte superior da cabeça, raramente afetando a nuca. Já nas mulheres se verifica uma perda difusa, isto é, uma perda ao longo de todo o couro cabeludo, resultando numa redução do volume de cabelo e no comprimento dos fios.

O grande responsável pelo surgimento desse tipo de alopecia é o hormônio dihidrotestosterona (DHT), derivado da testosterona. Nos indivíduos predispostos geneticamente, o receptor hormonal de DHT está alterado, fazendo com que a ação do próprio hormônio promova um afinamento progressivo do cabelo em determinadas regiões do couro cabeludo, desencadeando, assim, a excessiva perda dos fios.

Prevenção e tratamentos: por que e como fazê-los

Mesmo em se verificando a predisposição genética para a alopecia androgênica, é possível prevenir a queda de cabelo em quantidade acima do normal, desde que logo seja dado início ao seu correto tratamento – quanto antes, melhor.

Apesar de muitas pessoas não terem conhecimento a esse respeito, existem tratamentos para a prevenção da calvície, e é por essa razão que, mesmo tendo constatada a sua predisposição genética, ninguém está fadado a sofrer a perda excessiva dos fios.

Outra boa notícia é que já existem excelentes terapêuticas para a alopecia androgenética. Para realizá-las, também é importante consultar-se o mais rápido possível com o dermatologista, pois somente a partir de uma avaliação completa será possível diagnosticar o quadro de calvície hereditária e prescrever o tratamento adequado.

Já para aqueles que necessitam de uma intervenção definitiva, é importante destacar a solução efetiva e não cirúrgica que a Tricosalus trouxe com exclusividade para o Brasil: o Sistema CNC, que consiste na reconstrução das áreas calvas do couro cabeludo com a integração de cabelos naturais de forma gradual.

Para quem quiser obter mais informações a esse respeito, basta entrar em contato com a Clínica, que está localizada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, e agendar uma consulta, na qual as particularidades de cada caso serão analisadas por um médico e tratadas com os mais avançados recursos da área.
Website: http://www.tricosalus.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.