RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2025 - Horário 8:04
nbe
ECO/ PRNewswire - TutorMundi destaca papel da IA na personalização do ensino e reforça importância da presença humana

Relatório da OECD aponta que a inteligência artificial pode apoiar o aprendizado personalizado quando combinada à tutoria humana; plataforma brasileira aplica o conceito desde 2016  

SÃO PAULO, 29 de outubro de 2025/PRNewswire/ -- Um relatório da [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD)|https://www.oecd.org/content/dam/oecd/en/publications/reports/2025/09/leveraging-artificial-intelligence-to-support-students-with-special-education-needs_ebc80fc8/1e3dffa9-en.pdf], intitulado "Leveraging Artificial Intelligence to Support Students with Special Education Needs", indica que a inteligência artificial (IA) pode desempenhar um papel relevante na personalização do ensino. Segundo o documento, a IA tem potencial para apoiar professores e estudantes ao oferecer suporte adaptativo e acessível, desde que acompanhada de supervisão humana e diretrizes éticas claras. 



No Brasil, a plataforma TutorMundi aplica essa mesma visão desde 2016. A edtech oferece monitoria escolar, aulas particulares e orientação de estudos on-line, com o apoio de inteligência artificial para tornar o atendimento mais rápido e personalizado. A empresa já registrou mais de um milhão de monitorias e meio milhão de aulas particulares, com tutores de universidades como USP, Unicamp, UFPE e Mackenzie disponíveis 24 horas por dia. No plantão de dúvidas, a IA Teco fornece uma primeira resposta automática, que é revisada por um tutor humano antes de ser enviada ao aluno, garantindo precisão e acompanhamento pedagógico.  

"A inteligência artificial ajuda a agilizar o atendimento e ampliar o acesso dos estudantes à tutoria, mas o aprendizado nasce da relação humana. No TutorMundi, usamos a IA para dar mais tempo e recursos ao tutor, e não para substituí-lo", afirma Rapha Coe, fundador e CEO do TutorMundi.  

A trajetória de Rapha Coe ajuda a explicar o DNA da empresa. Professor de Matemática e Física por nove anos, ele formou-se em Engenharia de Controle e Automação pela UFSC e atuou em dez países ao todo. Antes do MBA,trabalhou em sete países, Brasil, Alemanha, Colômbia, México, França, China e Kuwait. Depois do MBA, atuou em mais três, Estados Unidos, Portugal e Espanha, tendo cursado MBA em empreendedorismo na INSEAD (França) e na Wharton School (EUA). Essa combinação entre ensino e tecnologia foi o que o levou, em 2016, a fundar a TutorMundi com a visão de transformar a tutoria em uma experiência acessível, imediata e personalizada.  

Com resultados consistentes, crescimento contínuo desde 2020, lucratividade a partir de 2022 e expansão para universidades e escolas públicas, o TutorMundi mostra que a integração equilibrada entre tecnologia e presença humana pode tornar a educação mais acessível e personalizada, em sintonia com a visão da OECD sobre o uso responsável da inteligência artificial na aprendizagem.  

Sobre o TutorMundi  

O TutorMundi é uma edtech brasileira que combina inteligência artificial e tutoria humana para oferecer suporte educacional personalizado a alunos da educação básica. A plataforma atende redes públicas e privadas, famílias e empresas que oferecem educação como benefício corporativo. Com foco em aprendizado sob demanda, a solução conecta estudantes a tutores universitários de forma imediata, com apoio de IA na triagem de dúvidas, correção de redações e organização de conteúdos. Para saber mais, acesse  tutormundi.com .  

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2807555/ChatGPT_Image_28_de_out__de_2025__09_38_14.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2807555/ChatGPT_Image_28_de_out__de_2025__09_38_14.jpg]

 

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/tutormundi-destaca-papel-da-ia-na-personalizacao-do-ensino-e-reforca-importancia-da-presenca-humana-302597418.html

FONTE TutorMundi


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.