RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 16:54
nbe
ECO/ PRNewswire - Panasonic lidera mercado de pilhas e destaca educação ambiental com Casa do Leo Tour

A empresa combina produção nacional, logística reversa e iniciativas itinerantes que impactam milhares de pessoas.

SÃO PAULO, 26 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- Pequena, discreta, mas essencial. Alimenta brinquedos, controles, equipamentos médicos. Sozinha, passa despercebida. Mas juntas, as pilhas movimentam mais de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, que cresce em meio ao desafio da sustentabilidade, e tornam indispensável a atuação de grandes empresas na conscientização da população sobre o descarte correto.

Segundo estimativas da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o consumo médio de pilhas no Brasil gira em torno de seis unidades por habitante ao ano. Embora o mercado seja tradicionalmente considerado maduro, o consumo de produtos eletrônicos tem reaquecido os pontos de venda. A demanda por dispositivos como controles remotos, brinquedos eletrônicos e equipamentos de áudio e vídeo portáteis tem impulsionado a procura por pilhas.

Líder do setor, com 35% de participação em valor de mercado, segundo a Nielsen[1]  e com mais de 55 anos de história, a Panasonic possui a única fábrica de pilhas alcalinas da América Latina e aposta na produção nacional para garantir eficiência logística e menor impacto ambiental.

A unidade de São José dos Campos (SP) opera com emissão neutra de CO? e incorpora em sua cadeia produtiva o zinco reciclado em parte da nova produção de pilhas, em parceria com a Green Eletron, entidade certificada para gestão de logística reversa. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a economia circular e com a redução da extração de recursos naturais.

"A Panasonic sempre se preocupou com a sustentabilidade; e no processo de reutilização das pilhas não é diferente. A reciclagem é realizada por empresas especializadas que extraem e purificam os metais, garantindo que sejam reinseridos na cadeia produtiva. Além disso, nossas pilhas contam com tecnologia exclusiva antivazamento e desempenho até 18 vezes superior aos das pilhas comuns, o que também contribui para a redução do descarte e menor impacto ambiental", afirma Luciano Lima, Gerente de Marketing de Pilhas da Panasonic.

Entre as iniciativas de conscientização, o destaque é a Casa do Leo Tour, primeiro caminhão educativo sobre pilhas no Brasil. Lançado em março de 2025, o projeto transforma um veículo em sala de aula itinerante, onde as crianças podem conhecer o processo de fabricação de pilhas, as matérias-primas utilizadas e a história da marca, além de interagir com o mascote Leo. A ação também reforça a importância do descarte correto, incentivando os visitantes a levarem pilhas usadas para a coleta diretamente no caminhão.

Desde o seu lançamento, o projeto já passou por diversas cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, alcançando um público amplo e diversificado. Atualmente, a ação está no Rio de Janeiro, onde permanece até o fim de setembro. A programação completa com os locais e horários, pode ser consultada em: [leopilhas.panasonic.com.br/acasadoleotour|https://leopilhas.panasonic.com.br/acasadoleotour/

De março até agosto, o caminhão já percorreu 20 cidades em quatro estados, realizou 25 ações e recebeu mais de 10 mil visitantes ? coletando mais de 16 mil pilhas para descarte adequado.

Paralelamente, a Panasonic incentiva o descarte responsável em parceria com a Green Eletron, responsável por mais de 10 mil pontos de coleta espalhados em redes varejistas, supermercados e outros estabelecimentos no país. No site da entidade, o público pode acompanhar em tempo real o "residuômetro", que mostra o total de resíduos processados ? atualmente próximo de 2,4 milhões de quilos.

O futuro das pilhas depende da combinação entre inovação, educação e responsabilidade ambiental. Com A Casa do Leo Tour, a Panasonic reforça na prática seu compromisso com a sustentabilidade e com a expansão de iniciativas de logística reversa no Brasil.

Sobre o Grupo Panasonic Fundado em 1918 e, hoje, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para eletrodomésticos, habitação, automotivo, indústria, comunicações e energia em todo o mundo, o Grupo Panasonic mudou para um sistema de empresa operacional em 1º de abril de 2022, com a Panasonic Holdings Corporation servindo como uma holding e oito empresas posicionadas sob seu guarda-chuva. O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de 54 bilhões de dólares* ou 8.496,4 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024 (abril/2023 a março/2024).

Para saber mais sobre o Grupo Panasonic, visite: https://holdings.panasonic/global/

*Cotação do dia 13/05/2023.

Saiba mais sobre a Panasonic: Acompanhe a empresa pelo site [www.panasonic.com/br|https://www.panasonic.com/br]Facebook: [https://www.facebook.com/leopilhaspanasonic/|https://www.facebook.com/leopilhaspanasonic/]Instagram: [https://www.instagram.com/leo_pilhas|https://www.instagram.com/leo_pilhas]Tiktok: [https://www.tiktok.com/@panasonicbr|https://www.tiktok.com/@panasonicbr]YouTube: [https://www.youtube.com/@panasonicdobrasil|https://www.youtube.com/@panasonicdobrasil]LinkedIn: [https://www.linkedin.com/company/panasonic-do-brasil-ltda-/|https://www.linkedin.com/company/panasonic-do-brasil-ltda-/]Global: [https://www.panasonic.com/global|https://www.panasonic.com/global

1 NielsenIQ ? RETAIL INDEX ? MOV'25 (ABR'24 ATÉ MAR'25). Total Brasil ? Mercado: CP 09 ? PILHAS SECAS ? TOTAL CATEGORIA - Canais reportados: INA + INB + INFC + C&C.

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/panasonic-lidera-mercado-de-pilhas-e-destaca-educacao-ambiental-com-casa-do-leo-tour-302568517.html

FONTE Panasonic


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.