TERÇA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 19:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Congresso EADV 2025: Eczema atópico associado a um risco significativamente maior de pensamentos suicidas
PARIS, 16 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- Um novo estudo internacional apresentado hoje no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV) de 2025 revela que adultos com eczema atópico (EA) são significativamente mais propensos a ter pensamentos suicidas.
Como uma das maiores investigações globais para examinar a ligação entre EA e ideação suicida, o estudo "Scars of Life" entrevistou 30.801 adultos em 27 países em 2024. Entre eles, 15.223 eram adultos com EA atual confirmado por médico, enquanto 7.968 adultos sem EA serviram como controles.
Os participantes com EA atual foram agrupados por idade de início do EA ? infância, adolescência ou idade adulta ? e preencheram um questionário on-line detalhado capturando informações sociodemográficas, ideação suicida autorreferida, gravidade da coceira e dor na pele, gravidade do EA e experiências de estigmatização relacionada à pele.
Os resultados mostraram que 13,2% dos adultos com EA relataram ideação suicida, em comparação com 8,5% dos adultos sem EA. Todos os subgrupos de EA ? se a condição começou na infância, adolescência ou idade adulta ? tiveram maiores chances de ideação suicida do que os controles.
O eczema atópico, uma condição inflamatória crônica da pele que afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, é caracterizado por episódios recorrentes de pele seca, com coceira e inflamada.Além dos sintomas físicos, seu impacto na saúde mental é cada vez mais reconhecido, com muitos sofrendo de ansiedade, depressão e estigma social, juntamente com os desafios diários de gerenciar sua condição.
É importante ressaltar que o estudo identificou vários fatores fortemente associados à ideação suicida em adultos com EA. Os adultos mais jovens, particularmente aqueles com menos de 30 anos, eram mais propensos a relatar pensamentos suicidas (OR=1,6), assim como os indivíduos com obesidade (OR=1,29).
As características clínicas também desempenharam um papel importante: o EA moderado a grave dobrou as chances de ideação suicida (OR=2,01), enquanto o prurido (coceira), a dor na pele e a alta intensidade geral dos sintomas foram significativamente associados ao aumento do risco.
Fatores psicossociais e do sono contribuíram ainda mais para o risco. Adultos com pensamentos suicidas relataram níveis mais altos de estigmatização e distúrbios do sono mais prevalentes, com insônia mista ? dificuldade em adormecer e permanecer dormindo ? notavelmente ligada à ideação suicida (OR=1,78).
A Dra. Delphine Kerob, uma das principais pesquisadoras, comentou: "Os resultados destacam que os efeitos do eczema atópico são mais do que profundos, com pensamentos suicidas representando uma preocupação séria e frequente que é frequentemente negligenciada pelos profissionais de saúde."
"Ao identificar os principais fatores de risco por trás da ideação suicida nessa população, esperamos que este estudo ajude os profissionais de saúde a reconhecer e enfrentar melhor esses desafios, apoiando o bem-estar geral dos pacientes de forma mais eficaz".
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/congresso-eadv-2025-eczema-atopico-associado-a-um-risco-significativamente-maior-de-pensamentos-suicidas-302555161.html
FONTE European Academy of Dermatology and Venereology (EADV) Congress 2025