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ECO/ PRNewswire - Ministério da Educação do Brasil, UNESCO e Huawei lançam projetos de transformação digital das escolas abertas na Bahia e no Pará

SÃO PAULO, 12 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- O Ministério da Educação do Brasil, a UNESCO e a Huawei lançaram projetos-piloto de "Escolas Abertas para Todos com Tecnologia" na Bahia e no Pará.



Com ênfase na educação digital ecológica e no alcance de regiões carentes, o projeto fornecerá às escolas:

Infraestrutura de conectividade Sistemas de energia solar Formação de professores em tecnologia educacional Dispositivos digitais para salas de aula Currículos digitais Com o apoio dos secretariados de educação dos estados da Bahia e do Pará e sob a iniciativa de inclusão digital [TECH4ALL|https://www.huawei.com/en/tech4all] da Huawei, o projeto também estabelecerá dois centros de treinamento de professores cobrindo as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Liderados pelo Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), os dois centros têm conclusão prevista para o final de 2025.

Esta iniciativa mostra como a conectividade, as ferramentas digitais e a formação de professores podem melhorar os espaços de aprendizagem. Não se trata apenas de usar a tecnologia, mas de incorporá-la de forma crítica, criativa e sustentável, preparando nossas escolas, educadores e alunos para os desafios de hoje e de amanhã", afirmou Iuri Rubim, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Alinhado com o [ODS4 da ONU|https://sdgs.un.org/goals/goal4] e agora em sua segunda fase, o projeto Escolas Abertas visa criar sistemas de educação resilientes que apoiem as políticas nacionais de educação, respaldem a transformação digital do setor educacional e ampliem o acesso equitativo à educação digital.

"Acreditamos que essa iniciativa seja fundamental para o avanço da digitalização da educação no Brasil. Ele atua como um catalisador para preparar a sociedade para a transformação digital, garantindo que o futuro seja construído com mais inovação e equidade para todos", afirmou Rafael Herdy, educador e coordenador de Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

A formação de professores se concentrará na qualificação de professores do ensino fundamental e médio em educação digital verde e IA. Ministrado por meio da plataforma de ensino virtual AVAMEC, do Ministério da Educação, o programa de treinamento tem como objetivo beneficiar 1.000 professores e alunos de escolas públicas de Jequié e Breves.

 "A UNESCO reconhece que nenhuma tela jamais substituirá um professor, mas acreditamos no enorme potencial da tecnologia na educação para construir um futuro mais inclusivo e sustentável", afirmou Maria Rehder, oficial de projetos da UNESCO no Brasil. "A iniciativa representa um avanço na integração entre tecnologia e educação. Desenvolveremos metodologias em educação digital verde e IA a partir do diálogo com os próprios educadores."

O projeto também visa fortalecer as políticas públicas brasileiras para a educação digital, incluindo o desenvolvimento de um guia nacional sobre educação digital verde que abrange plataformas nacionais aprimoradas, conectando escolas, construindo infraestrutura tecnológica sustentável e treinando professores em IA.

"O programa Escolas Abertas reflete o compromisso da Huawei em democratizar o acesso à tecnologia e construir um futuro digital mais inclusivo", afirmou Elise Machado, coordenadora de Assuntos Governamentais da Huawei Brasil. "Acreditamos que a inclusão digital começa pela educação. Projetos como esse alinham inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano, impactando diretamente as comunidades em regiões historicamente carentes."

Além do Brasil, projetos da segunda fase do Open Schools estão atualmente em andamento no Egito e na Tailândia. A Fase I foi de 2020 a 2024 no Egito, Etiópia e Gana.

No Egito, a Open Schools apoia 950.000 educadores do ensino pré-escolar ao ensino médio por meio do Centro Nacional de Ensino à Distância. Na Etiópia, o projeto beneficiou 12.000 alunos e 250 educadores em 24 escolas secundárias e melhorou o acesso nacional a plataformas educacionais para alunos e educadores. Em Gana, o projeto atendeu a 1.000 professores e 3.000 alunos e aprimorou as plataformas nacionais de educação. Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2770980/Students_and_teachers_from_Breves_Public_School__Par__State__Brazil___Photo_credit__Huawei.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2770980/Students_and_teachers_from_Breves_Public_School__Par__State__Brazil___Photo_credit__Huawei.jpg]

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FONTE Huawei


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