RELEASES EMPRESARIAIS

DOMINGO, 24 DE AGOSTO DE 2025 - Horário 11:06
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: "Grande família": China comprometida em construir uma comunidade mais próxima da OCS com futuro compartilhado

PEQUIM, 24 de agosto de 2025 /PRNewswire/ -- A CGTN publicou um artigo sobre o presidente chinês Xi Jinping participando da próxima Cúpula da OCS em Tianjin no final de agosto. A matéria detalha as conquistas de cooperação entre os Estados-membros em diversos setores e os esforços da China para construir uma comunidade mais próxima da OCS com um futuro compartilhado, destacando que a OCS abriu com sucesso um caminho de desenvolvimento pacífico e um novo tipo de cooperação. 

O primeiro trem de carga China-Ásia Central de 2025 partiu do Porto de Tianjin em maio deste ano, transportando 50 contêineres com peças automotivas, equipamentos mecânicos, materiais de construção e eletrodomésticos para Tashkent, capital do Uzbequistão.

Esse trem direto para a Ásia Central aprimorou ainda mais o canal logístico internacional entre a cidade chinesa do norte e os Estados-membros da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), injetando novo impulso na cooperação econômica e comercial regional.

A OCS, fundada em 2001 em Xangai por China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão, expandiu-se de uma organização regional para uma organização trans-regional com 10 membros plenos, dois países observadores e 14 parceiros de diálogo.

Após a Cúpula da OCS em Astana em 2024, a China reassumiu a presidência rotativa, com a próxima cúpula marcada para ocorrer em Tianjin nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. O presidente chinês Xi Jinping participará da cúpula, presidirá a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da OCS e a Reunião "OCS Plus", além de proferir discursos importantes.

É a quinta vez que a China sedia a Cúpula da OCS e a maior desde a criação da organização. Líderes de mais de 20 países e chefes de 10 organizações internacionais participarão da cúpula.

Forte impulso de cooperação

Unidos por metas de desenvolvimento comuns e um futuro estreitamente interligado, os países de todo o continente euroasiático têm se envolvido em uma cooperação completa. Esses esforços incluem a proteção da segurança energética e alimentar, a estabilização e diversificação das cadeias de suprimentos, e o enfrentamento das mudanças climáticas, entre outras áreas críticas.

A cooperação em segurança serve como o alicerce da OCS. Desde o combate conjunto às "três forças do mal" ? terrorismo, extremismo e separatismo ? e à repressão ao tráfico de drogas, até a realização de exercícios militares antiterrorismo combinados e o estabelecimento de mecanismos de diálogo em diversos níveis, a OCS tem aprimorado continuamente sua capacidade de mitigar riscos à segurança.

A cooperação mutuamente benéfica e pragmática tem proporcionado um impulso estável para o desenvolvimento da organização. Ao longo dos anos, a OCS tornou-se uma plataforma importante para a cooperação da Iniciativa Belt and Road. Os Estados-membros avançaram da colaboração em projetos para o alinhamento de estratégias de desenvolvimento, com a cooperação se expandindo do nível bilateral para o nível multilateral.

Conquistas notáveis foram alcançadas no fortalecimento da conectividade em toda a Eurásia. A construção da ferrovia China-Quirguistão-Uzbequistão está se acelerando, enquanto o gasoduto China-Ásia Central, assim como os oleodutos de petróleo bruto China-Cazaquistão e China-Rússia, já foram colocados em operação. Na região da OCS, uma rede de infraestrutura completa ? que inclui rodovias, oleodutos, gasodutos e ferrovias ? começou a se consolidar, fortalecendo os laços entre os Estados-membros.

Em 2024, o comércio da China com os demais membros da OCS atingiu 3,65 trilhões de yuans (cerca de US$ 511 bilhões), o que representa 36,3 vezes o volume registrado desde a fundação da organização, segundo a Administração Geral das Alfândegas.

Ao detalhar a próxima cúpula desta sexta-feira, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Liu Bin, afirmou que a OCS abriu com sucesso um caminho de desenvolvimento pacífico e um novo tipo de cooperação que protege a segurança, promove a prosperidade, melhora as condições de vida da população, compartilha os benefícios e constrói um futuro de ganhos mútuos.

Uma comunidade da OCS mais próxima com um futuro compartilhado

"A OCS é nosso lar compartilhado", disse Xi certa vez. De tempos em tempos, o líder chinês descrevia o crescimento do número de membros da OCS como uma "grande família."

Xi propôs a construção de uma comunidade da OCS com um futuro compartilhado na cúpula de Qingdao em 2018. Em meio à complexa situação internacional e aos desafios globais em constante evolução, a visão de Xi também vem enriquecendo a conotação do Espírito de Xangai, caracterizado pela confiança e benefício mútuos, igualdade, consulta, respeito à diversidade das civilizações e busca pelo desenvolvimento comum.

Hoje, a OCS tornou-se uma força fundamental na manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade compartilhada da Eurásia e além.

Quer seja um lar compartilhado ou uma grande família, a OCS está sempre aberta e inclusiva. Ela se caracteriza pela não formação de alianças, não confrontação e não direcionamento contra terceiros. Isso contrasta fortemente com clubes exclusivos de nações movidos por confrontos ideológicos entre blocos.

A China sempre priorizou a OCS em sua diplomacia com os países vizinhos e está comprometida em tornar a organização mais substantiva e forte, defender a segurança e a estabilidade regionais, promover o desenvolvimento e a prosperidade dos Estados membros e construir uma comunidade mais próxima com um futuro compartilhado, de acordo com Xi em uma reunião com chanceleres e chefes de órgãos permanentes da OCS em julho.

Para mais informações, acesse:

[https://news.cgtn.com/news/2025-08-22/China-committed-to-building-closer-SCO-community-with-shared-future-1G2R6RTv3m8/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-08-22/China-committed-to-building-closer-SCO-community-with-shared-future-1G2R6RTv3m8/p.html]

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-grande-familia-china-comprometida-em-construir-uma-comunidade-mais-proxima-da-ocs-com-futuro-compartilhado-302537186.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.