RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2025 - Horário 11:30
nbe
ECO/ PRNewswire - Mais colágeno e elastina: quais produtos e procedimentos ajudam a preservar essas proteínas tão preciosas para a pele?

Entenda como a ação de tratamentos estéticos e cuidados diários com a pele, com Sculptra® e Alastin®, podem auxiliar na melhora da firmeza e elasticidade da pele

SÃO PAULO, 21 de agosto de 2025 /PRNewswire/ -- Manter a pele bonita e saudável é um desejo de muitas pessoas. Porém, o que muita gente ainda não sabe é que para alcançar esse objetivo, uma dupla dinâmica pode ser fundamental: o colágeno e a elastina. Essas proteínas, essenciais para a firmeza, elasticidade e viço da pele, têm sua produção natural reduzida com o passar do tempo, o que leva ao surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento1-2.

De acordo com o dermatologista Bruno Vargas (CRM-MG 0038959), é importante estar atento aos sinais que indicam a perda dessas proteínas, e que podem se manifestar de várias formas. "Conforme avançamos na idade, é comum que haja perda de colágeno e elastina ? no caso do colágeno, por exemplo, perdemos cerca de 1% ao ano, em média, a partir dos 20 anos. Além do surgimento de sinais visíveis, como as linhas finas e rugas, especialmente ao redor dos olhos e da boca, a pele tende a apresentar uma textura mais fina e áspera", explica.



Além disso, o Dr. Vargas também aponta que "a flacidez da pele, um dos principais indicativos da diminuição de colágeno e elastina, pode ser intensificada por outros fatores, como a perda de peso decorrente do uso de medicamentos análogos do GLP-1".

Um novo estudo3 da Galderma, conduzido com mais de 1.000 usuários desses tipos de medicação (homens e mulheres entre 25 e 65 anos) no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, revelou que a flacidez da pele no rosto é frequentemente observada após a perda de peso, com mudanças tipicamente aparecendo entre 3 e 6 meses após o início do tratamento (em 45% dos respondentes), e às vezes até antes, entre 1 e 2 meses (28% de quem participou da pesquisa)3.

Como repor essas proteínas e tratar o rosto emagrecido?

A boa notícia é que hoje, no mercado de dermatologia, é possível encontrar opções de produtos que ajudam a estimular a produção dessas proteínas, como é o caso do bioestimulador de colágeno. "Trata-se de uma substância injetável que, ao ser aplicada no rosto, estimula a produção natural de colágeno e, dependendo do produto, até promove a regeneração da pele. Para quem passou por um processo de perda de peso induzido por medicamentos, iniciar o tratamento estético simultâneo ao emagrecimento tem se mostrado a melhor opção. Isso porque, assim, conseguimos ajustar as intervenções estéticas conforme o paciente vai emagrecendo", explica o Dr. Bruno.

Um dos bioestimuladores disponíveis no mercado é [Sculptra®|https://www.galdermaaesthetics.com.br/bioestimulador-recuperacao-firmeza-cutanea], o únicoA com ação regenerativa completa4,5B. Com tecnologia exclusiva, ele estimula a produção de colágeno e elastina da própria pele, deixando-a mais firme, com resultados que podem durar mais de dois anos5-8. Ele ainda age na reconstrução da pele4,5B, além de aumentar a espessura dérmica4,9C e fortalecer a matriz extracelular4,5B ? a estrutura vital que sustenta as células e regula suas funções.

Além dos procedimentos estéticos injetáveis, o dermatologista explica que também existem séruns que podem ser incluídos na rotina de skincare. "Hoje, no mercado, encontramos produtos com formulações e tecnologias diferenciadas que ajudam a melhorar a qualidade da pele durante o processo de envelhecimento. Alguns, inclusive, já estimulam a formação de novas fibras dessas duas proteínas na pele", comenta.

É o caso de [Alastin®|https://alastin.com.br/], marca de skincare recém-lançada no Brasil. Alguns produtos da nova linha possuem a exclusiva e patenteada Tecnologia TriHex®10-12, uma combinação de peptídeos que ajuda a remover fragmentos de colágeno e elastina danificados, estimulando a regeneração da pele.

"Quando falamos em regeneração, estamos nos referindo à capacidade da pele de se reconstruir. É um processo natural pelo qual o corpo substitui componentes antigos ou danificados por novos, ajudando a manter a pele saudável. Os tratamentos e produtos mais modernos atuam como catalisadores desse processo, 'acordando' as células responsáveis pela produção de componentes essenciais para a pele, resultando na melhora global da sua estrutura e função, de dentro para fora", explica o médico.

Confira alguns produtos da linha que possuem a tecnologia:

Alastin® Restorative Skin Complex é um sérum facial que estimula a capacidade natural da pele de produzir colágeno e elastina. Ameniza as rugas e melhora a textura da pele, promovendo uma aparência mais jovem13D.

Alastin® Restorative Eye Complex é um creme anti-aging eficaz para o rejuvenescimento da pele ao redor dos olhos. Ele ajuda a reduzir bolsas e olheiras, com melhora percebida após 4 semanas de uso14.

Alastin® Restorative Neck Complex é um creme anti-aging com formulação específica para os cuidados do pescoço e colo, aumentando a hidratação da pele nessas áreas em 64,74%, apenas 30 minutos após a aplicação, deixando-a mais macia, suave e revitalizada15.

É importante ressaltar que a aplicação de Sculptra® deve ser realizada apenas por um profissional de saúde habilitado.

Referências

A. Único bioestimulador do mercado com ação comprovada sobre genes que modulam adipócitos (jovens (brancos) - dados apurados até dezembro/24 B. Sculptra® estimula a produção de colágeno e elastina e ativa genes associados à modulação de adipócitos e reparação tecidual. C. Avaliação 12meses após última aplicação de PLLA-SCAD. Estudo de autopercepção    D. Estudo de autopercepção

 

1. Uitto J. The role of elastin and collagen in cutaneous aging: intrinsic aging versus photoexposure. J Drugs Dermatol. 2008 Feb;7(2 Suppl):s12-6. 2. Shuster S et al. The influence of age and sex on skin thickness, skin collagen and density. J Dermatol. 1975 Dec;93(6):639-43. 3. Galderma MAC Research. 20244. Waibel J, Ziegler M, Nguyen TQ, Le JHTD, Qureshi A, Widgerow A, Meckfessel M. Comparative Bulk RNA-Seq Analysis of Poly-l-Lactic Acid Versus Calcium Hydroxylapatite Reveals a Novel, Adipocyte-Mediated Regenerative Mechanism of Action Unique to PLLA. Dermatol Surg. 2024 Nov 1;50(11S):S166-S171.5. Galderma. Date on File (MA-60875).6. Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013 Jun;39(6):915-22.7. Morgan P, et al. Product Manufacturing Process for Poly-L-lactic acid (PLLA-SCA). Poster presented at IMCAS World Congress, 26?28 January 2023, Paris, France.8. Narins RS, et al. A randomized study of the efficacy and safety of injectable poly-L-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment of nasolabial fold wrinkles. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.6. Weiss RA et al. Dermatol Surg. 2016 Jun;42(6):699-7099. Mest DR and Humble G. Safety and e cacy of poly-L-lactic acid injections in persons with HIV-associated lipoatrophy: the US experience. Dermatol Surg 2006;32:1336-4.10. Widgerow et al. Extracellular matrix modulation: optimizing skin care and rejuvenation procedures. J Drugs Dermatol 2016.11. Calame et al. Histological changes with extracellular matrix-remodeling topical therapy. Dermatol Case Rep 2017.12. Widgerow et al. Gene expression studies on extracellular matrix integrity: in vitro nuances. J Drugs Dermatol 2019.13.Widgerow AD, Jiang LI, Calame A. A single-center clinical trial to evaluate the efficacy of an tripeptide/hexapeptide antiaging regimen. J Cosmet Dermatol. 2018;00:1?7.14. Reivitis A, Karimi K, Griffiths C, Banayan A. A single-center, pilot study evaluating a novel TriHex peptide- and botanical-containing eye treatment compared to baseline. J Cosmet Dermatol. 2018 Jun;17(3):467-470. doi: 10.1111/jocd.12542. Epub 2018 Apr 16. PMID: 29663676.15. RD.27.SPR.206847 (FIL 1909). Data on file.

Sobre a Galderma 

A Galderma é uma das empresas líderes em dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Oferecemos um portfólio inovador, embasado em ciência, com marcas e serviços premium que abrangem todo o universo do mercado dermatológico em rápido crescimento, por meio dos negócios de Estética Injetável e Skincare Dermatológico & Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano - a pele - atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores, em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, por entender que a pele em que estamos molda nossas vidas. Para mais informações, acesse: [www.galderma.com/br-pt/brasil|https://www.galderma.com/br-pt/brasil]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2755490/ALEX_OJEDA__CAPA_PICTURES.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2755490/ALEX_OJEDA__CAPA_PICTURES.jpg]

 

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/mais-colageno-e-elastina-quais-produtos-e-procedimentos-ajudam-a-preservar-essas-proteinas-tao-preciosas-para-a-pele-302535918.html

FONTE Galderma


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.