QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2025 - Horário 10:38
nbe
ECO/ PRNewswire - /C O R R E Ç Ã O -- Garson & Shaw/
No comunicado à imprensa, Novo relatório insta os EUA a priorizar as exportações de roupas de segunda mão para resolver a crise de resíduos domésticos e impulsionar a inclusão econômica global, emitido 30-Jul-2025 pela Garson & Shaw através da PR Newswire, fomos informados pela empresa que um hiperlink precisa ser adicionado na frase "O relatório completo pode ser baixado aqui." Segue a versão completa e corrigida:
Novo relatório insta os EUA a priorizar as exportações de roupas de segunda mão para resolver a crise de resíduos domésticos e impulsionar a inclusão econômica global ATLANTA, 30 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- Um novo relatório inovador, encomendado por Garson e Shaw, revela pela primeira vez como as exportações de roupas de segunda mão dos Estados Unidos para a Guatemala se movem através da cadeia de valor, proporcionando benefícios ambientais em casa e oportunidades econômicas inclusivas no exterior.
Conduzido pela Full Cycle Resource, o relatório apresenta a análise mais aprofundada até o momento de como o comércio de segunda mão reduz os resíduos têxteis dos EUA enviados para aterros sanitários e incineração, ao mesmo tempo em que impulsiona empregos locais, empreendedorismo e práticas de economia circular na maior economia da América Central.
Os EUA geram um dos maiores volumes de resíduos têxteis do mundo, com quase 85% das roupas usadas acabando em aterros sanitários ou incineradores a cada ano. À medida que o consumo de moda cresce, o mesmo acontece com a carga ambiental dos têxteis descartados. No entanto, na Guatemala, o que os consumidores dos EUA descartam alimenta uma economia de reutilização próspera, desde barracas de mercado até grandes empresas que empregam milhares de funcionários.
Lisa Jepsen, CEO da Garson & Shaw, disse: "Este relatório é significativo porque muda a conversa de desperdício para oportunidade. Oferece evidências concretas de que os sistemas globais de reutilização não são apenas benéficos para o meio ambiente, mas também economicamente e socialmente valiosos. Ele destaca a necessidade de integrar a reutilização internacional na política de resíduos e economia circular dos EUA."
98% das roupas usadas da Guatemala em 2023 (131 milhões de quilos) vieram dos EUA, tornando-se o maior fornecedor do país. Os resultados da pesquisa sugerem que quase 90% dessas roupas importadas são reutilizadas internamente, desafiando equívocos sobre o despejo de resíduos têxteis e descrevendo as soluções de reciclagem inovadoras que existem para itens não reutilizáveis.
O estudo destaca o poderoso papel do comércio no avanço da equidade de gênero. Quase 60% das empresas de vestuário de segunda mão pesquisadas eram de propriedade de mulheres, o que é mais do que o dobro da média nacional. Em um país onde mais da metade da população vive na pobreza, o comércio oferece acesso a roupas acessíveis muito necessárias, bem como renda vital e caminhos empresariais.
As roupas de segunda mão normalmente chegam à Guatemala em fardos que são "classificados" ou "não classificados". Os fardos classificados foram pré-categorizados por tipo de item e qualidade, enquanto os fardos não classificados contêm uma mistura de roupas em seu estado coletado original. O relatório conclui que, surpreendentemente, há uma alta demanda por fardos não triados, porque eles permitem que as empresas locais realizem sua própria triagem ? um processo que cria empregos locais, agrega valor específico ao mercado e oferece flexibilidade para atender às diversas preferências dos consumidores.
"As roupas de segunda mão enviadas para a Guatemala passam por várias camadas de extração de valor por separadores, varejistas e fornecedores locais", disse Jennifer Wang, fundadora da Full Cycle Resource e principal autora do relatório. "Na verdade, 88% a 92% das roupas são classificadas para reutilização. O que descobrimos é que a atividade de classificação local não era apenas valorizada, mas vital. Ela agrega valor econômico, cria empregos e garante que as roupas possam atender às necessidades específicas dos mercados locais."
A Megapaca, com sede na Guatemala, o maior importador de roupas usadas da América Central, ressaltou a importância do comércio: "Fardos não separados são a espinha dorsal do que fazemos. Eles nos permitem criar milhares de empregos em nossos centros de triagem e lojas, ao mesmo tempo em que nos permitem atender à demanda em diversos mercados e níveis de renda ", disse Mario Peña, cofundador e gerente geral.
Para garantir o sucesso contínuo do modelo da Guatemala e o mesmo para outros países importadores, o relatório fornece recomendações claras para os formuladores de políticas dos EUA, incluindo:
Melhorar a educação pública sobre a doação têxtil responsável. Melhorar as coleções têxteis, harmonizando os regulamentos de coleta. Garantir que as novas políticas de Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR) respondam totalmente pela economia global de reutilização e evitem prejudicar involuntariamente o comércio, aumentar os custos ou reduzir a disponibilidade de roupas de segunda mão de qualidade. "Para construir economias verdadeiramente circulares, o Norte Global deve reconhecer seu papel no apoio a sistemas de reutilização que funcionem", Jepsen concluiu. " Ao fazer isso, podemos reduzir o desperdício em casa e contribuir significativamente para a sustentabilidade e inclusão econômica no exterior."
O relatório completo pode ser baixado [aqui|https://www.garsonshaw.com/2025/07/study-secondhand-clothing-imports-from-the-united-states-to-guatemala/].
Sobre a Garson & Shaw LLC:Com sede em Atlanta, Geórgia, a Garson & Shaw LLC é uma atacadista e exportadora líder global de roupas de segunda mão, comprometida em maximizar a reutilização têxtil e apoiar o crescimento econômico sustentável em todo o mundo.
Sobre o recurso de ciclo completo:
A Full Cycle Resource (FCR) é uma empresa voltada para a pesquisa, especializada em capturar dinâmicas econômicas e comerciais dentro da indústria têxtil global para promover transparência, circularidade e sustentabilidade.
Sobre a Megapaca:
A Megapaca é o maior importador e varejista de roupas de segunda mão da América Central, comprando principalmente dos Estados Unidos. Com 145 lojas na Guatemala, Honduras e El Salvador, ela se destaca como a principal força no mercado de roupas usadas da região, promovendo a reutilização e a sustentabilidade.
Foto: [https://mma.prnewswire.com/media/2738987/Guatemala_markets_Garson_Shaw.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2738987/Guatemala_markets_Garson_Shaw.jpg]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/novo-relatorio-insta-os-eua-a-priorizar-as-exportacoes-de-roupas-de-segunda-mao-para-resolver-a-crise-de-residuos-domesticos-e-impulsionar-a-inclusao-economica-global-302514718.html
FONTE Garson & Shaw