QUARTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2025 - Horário 11:18
nbe
ECO/ PRNewswire - Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasil como polo estratégico da bioenergia no mundo
Maior feira mundial de bioenergia teve início nesta terça-feira (12) reforçando agenda estratégica em biocombustíveis, mobilidade de baixo carbono e energias renováveis. Programação de conteúdo e exposições segue até sexta-feira, dia 15
SERTÃOZINHO, Brasil, 13 de agosto de 2025 /PRNewswire/ -- A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, foi aberta oficialmente nesta terça-feira (12), em Sertãozinho/SP, reunindo mais de 600 marcas expositoras, visitantes de mais de 60 países e expectativa de superar os R$ 10,7 bilhões em negócios da última edição.
Na cerimônia de abertura, o diretor da feira, Paulo Montabone, destacou o empenho para realizar um evento de relevância global tanto em novidades quanto em soluções. "Este ano, a Fenasucro & Agrocana deve ser a melhor dos últimos cinco anos, consolidando o Brasil como protagonista mundial em bioenergia e biocombustíveis", afirmou.
A presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, ressaltou a força da indústria de base da bioenergia. "Sem essa indústria forte e inovadora, não existiria transição energética sólida nem crescimento sustentável da bioeconomia. É ela que garante competitividade e produtividade em toda a cadeia", disse.
A abertura contou ainda com a presença de lideranças como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai; o presidente emérito da feira, Antonio Eduardo Tonielo; e o presidente de honra da edição Jacyr Costa Filho, além de autoridades, empresários e profissionais da cadeia sucroenergética.
Em mensagem, Alckmin destaca combustível do futuro
Previsto para participar da cerimônia, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, não pôde comparecer devido a compromissos em Brasília, porém fez questão de enviar uma mensagem, por vídeo, onde reafirmou o empenho de buscar novos mercados para o "combustível do futuro", citando China e Japão como destinos estratégicos e falou do trabalho em torno das Rotas de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). Alckmin também destacou os avanços no programa do Carro Sustentável, que zera o IPI para veículos compactos de alta eficiência energética e fabricados no Brasil.
Conferência DATAGRO
Na 12ª Conferência DATAGRO Ceise Br Fenasucro, lideranças e especialistas destacaram o protagonismo brasileiro na agenda global da transição energética. Plinio Nastari, presidente da DATAGRO, lembrou que o Brasil chega à COP30 com um diferencial único. "O Brasil tem a oportunidade de mostrar ao mundo o que fez nas últimas décadas, atingindo um marco extraordinário: 50% da sua oferta interna de energia é renovável. É disparado o país com a maior proporção de matriz energética limpa."
O painel destacou ainda a Fenasucro & Agrocana como palco de debates estratégicos que unem inovação, sustentabilidade e negócios, consolidando o país como referência mundial no setor.
FenaBio
O evento segue até sexta-feira dia 15, com mais de 100 horas de conteúdo técnico e painéis estratégicos sobre transição energética, mobilidade de baixo carbono, biocombustíveis e energias renováveis.
Nesta quarta-feira, dia 13, tem início a FenaBio, a grande novidade da 31ª edição. Dedicada à mobilidade sustentável, à bioeconomia e às energias renováveis, a FenaBio reúne especialistas, executivos e autoridades para discutir caminhos concretos rumo à descarbonização e ao fortalecimento da indústria nacional de bioenergia.
Com o tema "Mobilidade Sustentável: O Papel dos Biocombustíveis na Mobilidade de Baixo Carbono", a programação do dia traz três painéis técnicos reunindo representantes da indústria automotiva, do setor de biodiesel, etanol e SAF (combustível sustentável de aviação), além de pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Entre os destaques estão o painel "Céu e mar: desafios para as bioenergias", sobre o uso de combustíveis renováveis na aviação e no transporte marítimo; "O papel do biodiesel na transição energética", abordando impactos sociais, econômicos e ambientais; e "Bioenergias e o futuro da mobilidade sustentável", com análise das rotas tecnológicas mais promissoras para o transporte de baixo carbono.
Na quinta-feira (14), a FenaBio terá dois palcos com programações simultâneas. Na trilha "Bioenergia e Meio Ambiente", o dia começa com "Biorrefinarias como parte da solução", seguido de "HVO e biogás: novas rotas para bioenergias" e o painel "CCS na produção de etanol", que discutirá a captura e o armazenamento de carbono como oportunidade de receita e estratégia ambiental. Já na trilha "Inovação e Futuro", o destaque é o painel "Marketing da agroindústria: urbano e externo", sobre comunicação estratégica e posicionamento do agro no Brasil e no exterior.
Fenasucro & Agrocana
Em sua 31ª edição, a Fenasucro & Agrocana seguirá seu compromisso de impulsionar negócios, promover a atualização tecnológica e estimular o networking entre os principais players do mercado bioenergético.
Com mais de três décadas de história, a Fenasucro & Agrocana é o maior evento focado exclusivamente na bioenergia, reunindo os principais fabricantes nacionais e internacionais de equipamentos, soluções e tecnologias voltadas à produção de biocombustíveis e energia limpa. A feira é promovida pela RX Brasil, com apoio exclusivo do CEISE Br, e se consolidou como a principal plataforma de conexão entre a indústria fornecedora e os compradores do setor bioenergético. Mais informações no site [www.fenasucro.com.br|https://www.fenasucro.com.br/].
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2749827/PR___FENASUCRO__AGROCANA___Paulo_Montabone__diretor_da_Fenasucro__Agrocana__du.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2749827/PR___FENASUCRO__AGROCANA___Paulo_Montabone__diretor_da_Fenasucro__Agrocana__du.jpg]
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/fenasucro--agrocana-setor-quer-o-brasil-como-polo-estrategico-da-bioenergia-no-mundo-302529066.html
FONTE Fenasucro & Agrocana