RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 29 DE JULHO DE 2025 - Horário 8:52
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Como a economia chinesa continua vibrante apesar da guerra tarifária dos EUA

PEQUIM, 29 de Julho de 2025  /PRNewswire/ -- Com o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng mantendo negociações econômicas e comerciais com os Estados Unidos na Suécia no final deste mês, a força e a resiliência da economia chinesa estão novamente no centro das atenções. Essa rodada de negociações, acordada mutuamente por ambas as nações, não é apenas um compromisso diplomático, mas também uma prova da persistente vitalidade econômica da China em um ambiente internacional complexo.

Estatísticas recentes salientam a solidez da economia chinesa. No primeiro semestre de 2025, o PIB cresceu impressionantes 5,3% em relação ao ano anterior, superando as expectativas do mercado, apesar das dificuldades globais. Esse número representa mais do que um crescimento temporário; ele demonstra a resiliência estrutural e a adaptabilidade de uma economia que continua a evoluir e a se atualizar.

A demanda doméstica despontou como a pedra angular do crescimento, contribuindo com 68,8% do crescimento do PIB nesse período. Iniciativas tais como atualizações de equipamentos em larga escala e programas de troca de bens de consumo estimularam de fato os gastos, protegendo a economia chinesa contra os choques externos.

Somente nos primeiros cinco meses de 2025, o programa de troca de bens de consumo da China gerou 1,1 trilhão de yuans (US$ 153,1 bilhões) em vendas, superando o valor registrado em todo o ano de 2024. Incentivadas pelo programa, as vendas no varejo de bens de consumo da China cresceram 5% em relação ao ano anterior nos últimos seis meses - 0,4 ponto percentual a mais do que o crescimento registrado no primeiro trimestre.

Embora os fatores de incerteza externos tenham exercido alguma pressão, a diversificação do comércio da China e a produção estável dos setores de produção e de serviços de alta tecnologia proporcionaram um forte apoio à economia.

Embora o comércio da China com alguns países ocidentais tenha diminuído, seu comércio com os parceiros do Cinturão e Rota, os países da ASEAN, a União Europeia e as nações africanas tiveram aumentos de 4,7%, 9,6%, 3,5% e 14,4%, respectivamente, no primeiro semestre de 2025. Essa expansão das relações comerciais ajudou a China a não depender de um único mercado, diminuindo o impacto das políticas protecionistas de algumas economias ocidentais.

A resiliência da China ultrapassa suas fronteiras. Como um propulsor crucial do crescimento global, o desempenho econômico estável da China aumenta a confiança do mercado internacional e gera uma influência estabilizadora em meio às incertezas globais. Com o foco contínuo em um crescimento de qualidade e na abertura, a China oferece à comunidade internacional um mecanismo confiável para a prosperidade conjunta.

Um relatório recente do Conselho Empresarial EUA-China indica que 82% das empresas americanas que operam na China tiveram lucro em 2024. Embora muitos tenham citado as incertezas nas relações entre a China e os EUA e as tarifas como sua principal preocupação, o mercado chinês continua sendo fundamental para eles.

As tensões comerciais representam obstáculos, mas não afetaram a resiliência da economia chinesa. As próximas tratativas entre Pequim e Washington, na Suécia, demonstram a disposição da China em lidar com as diferenças por meio da negociação. Embora ainda existam obstáculos, a capacidade da China de sustentar o crescimento, adaptar-se aos cenários globais em constante mudança e interagir de forma construtiva com os parceiros internacionais sinaliza um futuro de oportunidades e avanços comuns.

[https://news.cgtn.com/news/2025-07-25/How-China-s-economy-remains-vibrant-despite-U-S-tariff-war-1FikeNwhlo4/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-07-25/How-China-s-economy-remains-vibrant-despite-U-S-tariff-war-1FikeNwhlo4/p.html]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2738478/image_5009787_56433335.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2738478/image_5009787_56433335.jpg]

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-como-a-economia-chinesa-continua-vibrante-apesar-da-guerra-tarifaria-dos-eua-302516041.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.