TERÇA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2025 - Horário 11:36
nbe
ECO/ PRNewswire - I ENCONTRO PELA SAÚDE SUSTENTÁVEL DESTACA O IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA SAÚDE
Evento marca o lançamento do movimento para integração dos diversos setores para a saúde sustentável
SÃO PAULO, 24 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- "Apenas 20% dos ganhos em saúde estão relacionados à assistência médico-hospitalar. Os outros 80% dizem respeito aos hábitos de vida, às condições socioeconômicas e ambientais. Para ter saúde sustentável, temos que ir além do combate às doenças e pensar em políticas de promoção da saúde", disse Mara Machado, presidente do Conselho da Vértea, durante o I Encontro pela Saúde Sustentável. O evento aconteceu no dia 12 de junho, em São Paulo, com a presença de executivos e profissionais de saúde.
Mara destacou a importância da Vértea, iniciativa inovadora que nasce com o propósito de modernizar a capacitação de profissionais e gestores da saúde, considerando os desafios do desenvolvimento sustentável e impactos das mudanças climáticas na saúde.
Essas mudanças climáticas tiverem destaque nas discussões, pois têm afetado cada vez mais o cotidiano e saúde da população, com ondas de calor, surtos de doenças infecciosas, aumento da poluição atmosférica e das internações por problemas respiratórios. Isso pressiona o sistema de saúde.
"O STF reconhece a urgência climática e necessidade de proteção aos indivíduos vulneráveis, pois existe um impacto desproporcional", destacou o procurador Dr. Tiago Fensterseifer.
Já Dr. Walter Feldman, médico, ex-deputado federal, reforça a importância da atenção primária. "O sistema de saúde é hospitalocêntrico. É preciso investir mais na promoção da saúde e prevenção de doenças".
Daniel Périgo, gerente de sustentabilidade do Grupo Fleury, destacou: "Escassez hídrica, alagamentos, ruptura de insumos, precisamos estar atentos a esses riscos para avaliar alternativas e evitar que o paciente fique desassistido".
Para Dr. Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, "as decisões precisam ser guiadas por evidências científicas para promover a melhor forma de preservação da biodiversidade, do meio ambiente e da saúde".
Renato Souza, diretor de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC Brasil, resgatou dados da última CEO Survey para alertar sobre a baixa percepção da alta liderança sobre os riscos climáticos. "Ainda existe um caminho importante a ser seguido no setor privado".
Mara Machado voltou a destacar a importância de uma academia para capacitação profissional de médicos e gestores. "Governos, gestores públicos e privados, ONGs e sociedade civil, todos precisam ter consciência de que as coisas estão interligadas. Toda atividade econômica afeta a saúde e precisa levar o seu impacto em consideração".
Saiba mais: [www.vertea.org.br|https://www.vertea.org.br/].
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/i-encontro-pela-saude-sustentavel-destaca-o-impacto-das-mudancas-climaticas-na-saude-302489799.html
FONTE Vértea