RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2025 - Horário 11:20
nbe
ECO/ PRNewswire - Inovação da bateria Naxtra e arquitetura de energia dupla: CATL inaugura a era multipotência

NINGDE, China, 23 de abril de 2025  /PRNewswire/ -- Em 21 de abril de 2025, a CATL revelou três produtos revolucionários de baterias para VE (veículos elétricos) durante o seu evento inaugural Super Tech Day: a bateria Naxtra de energia dupla Freevoy - primeira bateria de íons de sódio produzida em massa do mundo, e a segunda geração da bateria de carregamento ultrarrápido Shenxing, além de uma bateria Naxtra integrada de 24 V para partida/parada destinada a caminhões pesados. Essas inovações revolucionárias rompem barreiras tecnológicas e conduzem o setor oficialmente à "era multipotência".

A bateria de energia dupla Freevoy apresenta um design pioneiro de sistema de química cruzada que transcende as limitações de caminhos tecnológicos únicos para atender às necessidades personalizadas dos usuários. Naxtra, a pioneira bateria de íons de sódio com produção em massa no mundo, supera as restrições de recursos e fortalece a base do setor de energias renováveis. A segunda geração da bateria de carregamento ultrarrápido Shenxing, com sua taxa de carregamento máxima de 12 C, estabelece um novo recorde mundial para a tecnologia de carregamento ultrarrápido.

Bateria Naxtra: superando limites de desempenho e impulsionando o futuro da energia

A bateria Naxtra da CATL rompe os limites de desempenho do próprio material, alcançando pela primeira vez a produção em massa de baterias de íons de sódio. Com a segurança inerente do sódio e suas reservas abundantes, ele reduz eficientemente a dependência de recursos de lítio e fortalece a base das tecnologias de energias renováveis, ao passo em que promove a utilização de energia de "dependência de um único recurso" para "liberdade energética".

A linha de produtos da bateria Naxtra inclui duas categorias: a bateria Naxtra para VE de passeio e a bateria Naxtra integrada de partida/parada de 24 V para caminhões pesados. Ambos são capazes de operar em toda a faixa de temperatura de -40° C a +70° C, redefinindo os limites extremos de temperatura das baterias. A bateria Naxtra para VE de passeio mantém 90% de sua potência utilizável a -40° C. Mesmo em um estado de carga extremamente baixo, com apenas 10% de SOC restante, a bateria Naxtra para VE de passeio ainda consegue operar sem degradação significativa de potência a uma temperatura de -40° C.

A bateria Naxtra para VE de passeio da CATL atinge uma densidade energética de 175 Wh/kg, a mais alta entre as baterias de íons de sódio no mundo, sendo comparável às baterias LFP. Ela oferece um alcance de 500 quilômetros e pode realizar mais de 10.000 ciclos, o que reduz expressivamente os custos de manutenção. Em termos de segurança, a bateria Naxtra elimina fatores que favorecem a combustão no nível material, alcançando, assim, uma inovação transformadora de "defesa passiva" para "segurança intrínseca".

A bateria Naxtra integrada de partida/parada de 24 V para caminhões pesados da CATL oferece mais de 8 anos de vida útil. Ela reduz os custos totais do ciclo de vida em 61% em comparação com as baterias tradicionais de chumbo-ácido. Este produto oferece vantagens únicas, incluindo descarga profunda em toda a capacidade, partida com um clique a -40° C e a capacidade de iniciar após ficar inativo por um ano. Em comparação com as baterias de chumbo-ácido, ela é mais eficiente, ecológica e econômica, levando os veículos comerciais a uma era sem chumbo, onde o veículo e a bateria envelhecem juntos.

Essa inovação significativa realizada pela CATL no desempenho das baterias de íons de sódio preencheu a lacuna na aplicação de baterias em ambientes extremamente frios. A inovação no desempenho das baterias de íons de sódio é um desenvolvimento fundamental para a aplicação completa de baterias em diversos cenários. Assim surgiu a bateria de energia dupla Freevoy da CATL.

Bateria de energia dupla Freevoy: inaugurando a era multipotência da liberdade energética

A bateria de energia dupla Freevoy é um produto inovador que integra profundamente a arquitetura de energia dupla da CATL e a tecnologia de anodo autoformado. A arquitetura de energia dupla significa que o pacote de baterias possui duas poderosas "zonas de energia independentes", permitindo cinco funções duplas: dupla alta tensão, dupla baixa tensão, dupla estrutura, dupla gestão térmica e dupla proteção contra superaquecimento, garantindo a continuidade, a estabilidade e a segurança da saída de energia. Esse design de energia dupla e a integração inovadora de software fornecerão um suprimento de energia mais estável e confiável para veículos na iminente era de direção autônoma L3 e L4.

A tecnologia de anodo autoformado representa um avanço inovador no nível atômico, permitindo um aumento de 60% na densidade energética volumétrica da bateria e de 50% na densidade energética gravimétrica. Isso também significa que mais energia pode ser projetada para o mesmo espaço do pacote de baterias, proporcionando uma autonomia maior. Essa tecnologia pode ser combinada de forma flexível com vários sistemas de materiais, e quando integrada aos sistemas NCM, a densidade energética pode ser aumentada para mais de 1000 Wh/L.

A tecnologia de "extensão de autonomia elétrica dupla" pioneira da bateria de energia dupla Freevoy pode regular intuitivamente a estratégia de alocação das duas zonas de energia com base no status de condução do veículo e nos hábitos de condução dos usuários. A zona de energia principal da bateria de energia dupla pode utilizar diferentes sistemas químicos de células de bateria, de acordo com os hábitos e cenários de condução dos usuários, atendendo às necessidades diárias de direção. Já a zona de energia de extensão de autonomia pode adotar a tecnologia de anodo autoformado de alta energia específica, proporcionando maior capacidade para atender às necessidades de viagens de longa distância dos usuários.

Três soluções de energia dupla, abrangendo diferentes sistemas químicos, foram lançadas no local:

Bateria de energia dupla sódio-LFP ? combina a tecnologia Naxtra com uma bateria de anodo autoformado LFP, aproveitando plenamente o desempenho em baixa temperatura da tecnologia de íons de sódio para proporcionar aos usuários uma experiência excepcional, destacando-se em condições frias e oferecendo maior autonomia.Bateria de energia dupla LFP-LFP ? combina a segunda geração da bateria Shenxing de carregamento super-rápido com a bateria de anodo autoformado LFP. Ela alcança facilmente 1.000 quilômetros de autonomia elétrica pura em sedans com distância entre eixos de 3 metros, reduzindo o custo de deslocamento por quilômetro para apenas 0,1 yuan.Bateria de energia dupla NCM-LFP/NCM-NCM ? integra uma bateria NCM com uma bateria de anodo autoformado LFP, alcançando uma taxa de carregamento de pico de 12 C para a bateria NCM na zona principal de energia, fornecendo mais de 1 megawatt de potência. Mesmo quando o SOC (estado de carga) cai para 20%, ela ainda consegue fornecer mais de 600 kW de potência. A versão atualizada do produto, composta por uma bateria NCM e uma bateria de anodo autoformado NCM, permite uma capacidade superior a 180 kWh em sedans com uma distância entre eixos de 3 metros, rompendo a barreira de 1.500 quilômetros de autonomia elétrica pura.A bateria de VE de energia dupla Freevoy da CATL coloca as necessidades dos usuários em primeiro plano, permitindo que diferentes sistemas químicos "colaborem e se complementem", superando os gargalos técnicos que impedem sistemas químicos únicos de se adaptarem a todos os cenários. Isso torna possível personalizar o desempenho das baterias em diferentes segmentos de custo e cenários de aplicação.

A arquitetura inovadora, que vai de energia dupla para múltipla, não se limitará ao campo dos veículos elétricos de passeio, mas será implementada em todos os setores, como ônibus elétricos, caminhões pesados, aviões, navios, além de aplicações industriais e comerciais, acelerando a industrialização da energia renovável em todos os cenários. Ao mesmo tempo, isso também acelerará o processo de aplicação de tecnologias de ponta, como as baterias de estado sólido.

Segunda geração da bateria Shenxing de carregamento super-rápido: estabelecendo novos recordes mundiais

A CATL lançou sua bateria Shenxing 4C de carregamento super-rápido em 2023, inaugurando a era do carregamento super-rápido. O lançamento da segunda geração da bateria Shenxing pela CATL mais uma vez ultrapassa os limites do desempenho de carregamento super-rápido e estabelece novos recordes mundiais em taxas de carregamento.

A segunda geração da bateria Shenxing de carregamento super-rápido da CATL é a primeira bateria LFP do mundo que combina uma autonomia de 800 km com uma taxa de carregamento de pico de 12 C. Com uma potência de carregamento de pico de 1,3 MW, a bateria atinge 2,5 quilômetros de autonomia por segundo de carregamento, praticamente eliminando a frustração da espera. Em ambientes de baixa temperatura de -10° C, a segunda geração da bateria Shenxing de carregamento super-rápido pode carregar de 5% a 80% de SOC em apenas 15 minutos, sendo 100% mais rápida do que o maior nível atual de carregamento do setor.

Além disso, a segunda geração da bateria Shenxing de carregamento super-rápido da CATL oferece potência robusta em todas as faixas de temperatura e estados de carga. Mesmo em um estado de carga baixo, ela mantém uma potência de saída de 830 kW. No exigente ambiente de -10° C, mesmo com baixa carga, ela consegue atender facilmente aos requisitos de potência para aceleração de 0 a 100 km/h.

A essência das baterias multipotência significa levar as baterias de energia da fase "orientada por parâmetros" para a fase "orientada por demandas". A CATL está constantemente explorando e rompendo as barreiras da tecnologia, inaugurando a era multipotência no setor de energias renováveis ? uma era verdadeiramente centrada no usuário.

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/inovacao-da-bateria-naxtra-e-arquitetura-de-energia-dupla-catl-inaugura-a-era-multipotencia-302435981.html

FONTE Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL)


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.