RELEASES EMPRESARIAIS

DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2025 - Horário 12:26
nbe
ECO/ PRNewswire - APSEZ adquire capacidade de 50 MTPA do NQXT Austrália, acelerando o caminho para 1 bilhão de toneladas por ano até 2030

O NQXT é um ativo altamente eficiente e gerador de caixa que consolidará a presença da APSEZ ao longo do corredor comercial Leste-Oeste, em linha com sua estratégia de expansão global

Aumento de carga

Aumento do EBITDA

EV/EBITDA múltiplo

35 MMTNQXT de rendimento - AF25

A$ 228 milhõesNQXT - AF25

Valor empresarial do NQXT deA$ 3.975 milhões

+ 7,8 %para Carga do AF25 da APSEZ

+ 6,9 %no EBITDA TTM de dezembro de 2024 da APSEZEBITDA

17 xEV/EBITDA múltiplocom base no AF25E

Sinopse do editor

O Terminal de Exportação do Norte de Queensland (NQXT) é uma porta de entrada essencial para produtores em Queensland, Austrália, rica em recursos e tem capacidade atual de 50 MTPA.O NQXT identificou um caminho e capacidade para aumentar a produtividade em até 120 MTPA para atender à demanda global por recursos de alta qualidade de Queensland, incluindo potenciais exportações de hidrogênio verde.O NQXT movimentou sua carga máxima histórica em 35MMT no AF25.A APSEZ se beneficiará de uma margem EBITDA incremental superior a 90%. O EBITDA do NQXT crescerá para A$ 400 milhões em 4 anos.O arrendamento do NQXT tem uma longa vida útil restante de 85 anos, até o ano 2110. Como parte de uma transação não monetária, a APSEZ emitirá 14,38 crore ações ordinárias sob a rota de distribuição preferencial para o vendedor, o que resultará em um aumento líquido de 2,13% na participação do grupo promotor.A transação aumentará ainda mais a presença global de transporte e logística da APSEZ e acelerará sua jornada para movimentar 1 bilhão de toneladas por ano até 2030.O NQXT conta com um excelente histórico ESG, com pegada ambiental mínima, força de trabalho diversificada, fortes padrões de segurança e gastos operacionais de 50% com fornecedores locais e regionais .AHMEDABAD, Índia, 20 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- O Conselho de Administração da Adani Ports and Special Economic Zone Ltd. (APSEZ), a maior empresa integrada de serviços públicos de transporte da Índia, aprovou a aquisição da Abbot Point Port Holdings Pte Ltd (APPH), Singapura, da Carmichael Rail and Port Singapore Holdings Pte Ltd, Singapura (CRPSHPL). A CRPSHPL é uma parte relacionada.

A APPH detém as entidades proprietárias e operadoras do Terminal de Exportação de North Queensland, um terminal dedicado à exportação com capacidade atual de 50 milhões de toneladas por ano (MTPA). O terminal está localizado no Porto de Abbot Point, aproximadamente 25 km ao norte de Bowen, no norte de Queensland , na costa leste da Austrália.

A transação será concluída sem pagamento em dinheiro. A APSEZ emitirá 14,38 crore de ações ordinárias para a CRPSHPL, em troca da aquisição de 100% da APPH. Isso se baseia no valor empresarial da NQXT de A$ 3.975 milhões. Como parte da transação, a APSEZ também assumirá outros ativos e passivos não essenciais no balanço patrimonial da APPH, que a APSEZ realizará em poucos meses após a aquisição (impacto líquido zero na avaliação da transação). A alavancagem da APSEZ permanecerá em níveis semelhantes após a transação.

Falando sobre a aquisição, o Sr. Ashwani Gupta, diretor e CEO em tempo integral da APSEZ, disse: "A aquisição do NQXT é um passo fundamental em nossa estratégia internacional, abrindo novos mercados de exportação e garantindo contratos de longo prazo com usuários valiosos. Estrategicamente localizado no corredor comercial Leste-Oeste, o NQXT está pronto para um crescimento robusto como um ativo de alto desempenho, impulsionado pelo aumento da capacidade, pelas próximas renovações de contratos no médio prazo e pelo potencial de exportação de hidrogênio verde no longo prazo. Nossa meta é atingir um EBITDA de A$ 400 milhões em 4 anos. Estou orgulhoso em poder dar as boas-vindas ao NQXT em nossa iniciativa 'Growth with Goodness', pois exemplifica nosso compromisso com altos padrões em práticas ambientais, sociais e de governança."

Sobre o NQXT

O NQXT é um terminal de exportação multiusuário de águas profundas, com capacidade nominal de 50 milhões de toneladas por ano. O NQXT está localizado no Porto de Abbot Point, aproximadamente 25 km ao norte de Bowen, no norte de Queensland, na costa leste da Austrália. O Porto de Abbot Point (onde o NQXT está localizada) foi declarado como um Porto Estratégico e uma Área de Desenvolvimento Portuário Prioritário pelo Governo de Queensland1. O NQXT está sob um contrato de arrendamento de longo prazo do Governo de Queensland e é um ativo de infraestrutura crítica que apoia o significativo setor de recursos da Austrália. Atualmente, o NQXT fornece acesso estratégico a oito grandes clientes sob contratos de longo prazo "take or pay". As operações do NQXT contribuíram com A$ 10 bilhões para o Produto Bruto do Estado de Queensland e geraram 8.000 empregos na mineração e outros setores2.

Durante o AF25, o NQXT tinha uma capacidade contratual de 40 MMT e movimentou um volume recorde de carga de 35 MMT. A vida útil média ponderada da mina dos usuários atuais do NQXT é de c. 60 anos. A carga do NQXT foi exportada para 15 países, incluindo 88% para a Ásia e 10% para a Europa. O NQXT registrou uma receita de A$ 349 milhões e um EBITDA de A$ 228 milhões no AF25E (margem EBITDA incremental superior a 90% para a APSEZ, excluindo o custo de O&M de repasse incluído na receita).

Justificativa principal para a aquisição do NQXT

Uma instalação de exportação multiusuário totalmente operacional que fornece acesso estratégico a clientes produtores de recursos, com histórico operacional comprovado de mais de 4 décadas.Base de clientes de alta qualidade que opera nas bacias de mineração de Bowen e Galilee e produz carvão metalúrgico e energético de alta qualidade para exportação para mais de 15 países ao redor do mundo.Preparada para o crescimento do EBITDA com base na crescente capacidade contratada, renovação de contratos existentes e mais sinergias do grupo sob a plataforma global de transporte e logística da APSEZ.Adequação estratégica à estratégia da APSEZ de expansão global e alavancagem do potencial para futuras exportações de hidrogênio verde do Porto de Abbot Point, em linha com a estratégia do Governo de Queensland.ESG

Desde o início das operações em 1984, o NQXT tem trilhado uma jornada de melhoria contínua e sustentabilidade. Com zero incidentes ambientais reportáveis durante o ano fiscal de 2025, zero fatalidades e uma taxa de frequência de acidentes com afastamento de 1,7, as operações no terminal têm apresentado excelentes padrões de segurança. O negócio tem se envolvido extensivamente no desenvolvimento comunitário, com 50% dos gastos operacionais do AF25 direcionados a fornecedores locais e regionais e AU$ 2,4 milhões investidos desde 2017 em iniciativas comunitárias em Bowen e Collinsville. Mais de 5% da força de trabalho do terminal se identifica como aborígine e ilhéu do Estreito de Torres, maior do que a proporção de pessoas das Primeiras Nações na população australiana. 

Consultores de transações

Cyril Amarchand Mangaldas atuou como consultora jurídica da APSEZ. Ashurst atuou como consultor jurídico internacional para a APSEZ. A GT Valuation Advisors Private Limited atuou como avaliadora registrada e a Grant Thornton Bharat LLP conduziu a revisão financeira do desktop. A SBI Capital Markets Limited também atuou como avaliadora independente, inclusive para conformidades com RBI / FEMA.

A transação está sujeita às aprovações necessárias, inclusive do Reserve Bank of India (RBI), acionistas, Conselho de Revisão de Investimentos Estrangeiros da Austrália e deve ser concluída em dois trimestres. 

Sobre a APSEZ

A Adani Ports and Special Economic Zone Ltd (APSEZ), parte do Grupo Adani globalmente diversificado, evoluiu de uma empresa portuária para uma Concessionária de Transporte Integrado, fornecendo soluções de ponta a ponta, desde o portão do porto até o portão do cliente. É o maior desenvolvedor e operador portuário da Índia, com 7 portos e terminais estrategicamente localizados na costa oeste (Mundra, Tuna Tekra e Berth 13 em Kandla, Dahej e Hazira em Gujarat, Mormugao em Goa, Dighi em Maharashtra e Vizhinjam em Kerala) e 8 portos e terminais na costa leste (Haldia em Bengala Ocidental, Dhamra e Gopalpur em Odisha, Gangavaram e Krishnapatnam em Andhra Pradesh, Kattupalli e Ennore em Tamil Nadu e Karaikal em Puducherry), representando 27% do volume total de portos do país, fornecendo assim capacidades para lidar com grandes quantidades de carga das áreas costeiras e do interior. A empresa também está desenvolvendo um porto de transbordo em Colombo, Sri Lanka e opera o Porto de Haifa em Israel e o Terminal de Contêineres 2 no Porto de Dar Es Salaam, na Tanzânia. A Plataforma Portuária para Logística, composta por instalações portuárias, recursos logísticos integrados, incluindo parques logísticos multimodais, armazéns de Grau A e zonas econômicas industriais, a coloca em uma posição vantajosa, pois a Índia pode se beneficiar de uma revisão iminente nas cadeias de suprimentos globais. A visão da empresa é ser a maior plataforma portuária e logística do mundo na próxima década. 

1 sob a Lei de Desenvolvimento de Portos Sustentáveis de Queensland de 2015.

2[https://nqbp.com.au/about-us/economic-impact|https://nqbp.com.au/about-us/economic-impact]

Logotipo: [https://mma.prnewswire.com/media/2668070/Adani_Ports_Logistics_Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2668070/Adani_Ports_Logistics_Logo.jpg]

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/apsez-adquire-capacidade-de-50-mtpa-do-nqxt-australia-acelerando-o-caminho-para-1-bilhao-de-toneladas-por-ano-ate-2030-302433016.html

FONTE Adani Ports and Special Economic Zone Limited


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.