RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2025 - Horário 4:34
nbe
ECO/ PRNewswire - Fase dois do projeto Tech4Nature Jaguar Protection lançado no México

MÉRIDA, México, 14 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- Na recente Tech4Nature Summit 2025, a Huawei, a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e parceiros locais lançaram a Fase Dois do projeto Tech4Nature do México, que visa fortalecer a proteção das onças-pintadas na Reserva Estadual Dzilam de Bravo e estudar os efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade. 

[|https://mma.prnewswire.com/media/2663286/iMAGE1.html]

Juntamente com a Huawei e a IUCN, o lançamento foi oficializado pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, pelo Governo do Estado de Yucatán e pelo parceiro local C-Minds.

"No México, 42% dos ecossistemas do nosso país enfrentam algum grau de degradação que temos que trabalhar para resolver. Isso envolve monitoramento e muito trabalho de restauração, mas também significa algo mais importante, que é precisamente o que estamos vendo graças a essa aliança ", disse a Dra. Marina Robles García, subsecretária de Biodiversidade e Restauração Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México.

Alinhada com a iniciativa [TECH4ALL|https://www.huawei.com/en/tech4all] da Huawei e a Lista Verde da IUCN, a Tech4Nature é uma parceria global lançada pela Huawei e pela IUCN em 2020 para aumentar o sucesso na conservação da natureza através da inovação tecnológica.

"Hoje celebramos uma visão compartilhada, uma visão que entende que a conservação não pode mais depender apenas de boas intenções ou políticas isoladas. Precisamos de ciência, tecnologia, comunidades empoderadas e governos comprometidos ", disse Joaquín Díaz Mena, governador de Yucatán, no México, na Tech4Nature Summit 2025.

Devido à perda e fragmentação de habitat, a onça-pintada é classificada como Quase Ameaçada na Lista Vermelha da IUCN. Para contribuir com sua conservação, a primeira fase do projeto instalou 60 dispositivos de áudio e mais de 20 armadilhas fotográficas na Reserva Estadual Dzilam de Bravo. Usando modelos de IA treinados, o sistema é capaz de reconhecer as vocalizações e imagens de espécies que habitam a reserva. Até abril de 2025, a solução havia identificado um total de 147 espécies e confirmado a presença de nove onças-pintadas no território.

A segunda fase do projeto se concentra na coleta de dados sobre a distribuição das populações de onças-pintadas e no fornecimento de insights baseados em dados para apoiar a tomada de decisões e melhorar a gestão da reserva, com o objetivo de criar um corredor biológico.

A Tech4Nature Summit 2025 reuniu especialistas, cientistas e líderes de conservação de todo o mundo para compartilhar avanços e estratégias na conservação da natureza orientada pela tecnologia.

"A tecnologia digital está tornando a conservação da biodiversidade muito mais eficiente e ajudando governos e conservacionistas a tomar medidas mais rápidas e direcionadas", disse Tao Jingwen, diretor do Conselho e diretor do Comitê Corporativo de Desenvolvimento Sustentável da Huawei. "Quero apelar a mais de nossos parceiros a aderir à iniciativa Tech4Nature para tornar a tecnologia digital uma ferramenta comum para a conservação do ecossistema global."

Além do México, a cúpula explorou os projetos da Fase Dois da Tech4Nature no Brasil, China, Espanha, Quênia e Turquia, mostrando como as tecnologias digitais e a análise de IA podem ser adaptadas às necessidades específicas de diversos ecossistemas.

"Com base em nosso ímpeto até agora, aguardamos a segunda fase desta parceria com grande expectativa. Este novo capítulo abordará seis países, promovendo mudanças transformadoras para espécies, ecossistemas e suas comunidades ", disse Úrsula Parrilla, diretora do Escritório Regional para o México, América Central e Caribe (ORMACC) da IUCN. "Ao integrar a tecnologia à conservação em larga escala, contribuímos para metas globais que buscam colocar a natureza no centro da tomada de decisões para o desenvolvimento sustentável." 

Projetos da fase dois da Tech4Nature

O Brasil estudará o impacto das mudanças climáticas na Ilha de Marajó e monitorará o caranguejo de mangue como um indicador da saúde do ecossistema.A China usa soluções digitais em rede e análises de IA para rastrear e apoiar o repovoamento do primata mais raro do mundo, o gibão de Hainan, dos quais apenas 42 permanecem existentes.A Espanha tem como objetivo proteger a águia-de-Bonelli no Parque Natural Sant Llorenç del Munt i l'Obac usando tecnologias digitais para analisar o impacto dos visitantes do parque no sucesso reprodutivo das águias.OQuênia visa melhorar o monitoramento em áreas marinhas protegidas e recifes de coral no Parque Nacional e Reserva Nacional Marinho Kisite-Mpunguti para ajudar a resolver questões como pesca ilegal e pressão do turismo, e monitorar o peixe-papagaio, que ajuda os corais a sobreviver.A Turquia representa uma colaboração pioneira entre ONGs, o setor privado e o governo para avaliar a proteção da biodiversidade, com foco em grandes mamíferos, incluindo o gamo e a cabra selvagem em dois locais piloto.A Tech4Nature Summit 2025 atestou como a colaboração entre o setor de tecnologia, ONGs, governos, instituições acadêmicas e comunidades locais criou um paradigma para proteger a biodiversidade e os ecossistemas.

Sobre A TECH4ALL

TECH4ALL é a iniciativa e o plano de ação de inclusão digital de longo prazo da Huawei. Habilitado por tecnologias e parcerias inovadoras, o TECH4ALL foi criado para permitir a inclusão e a sustentabilidade no mundo digital.

Visite o site Huawei TECH4ALL em[ https://www.Huawei.com/en/tech4all|https://www.huawei.com/en/tech4all].

Siga-nos no X em [https://x.com/HUAWEI_TECH4ALL|https://x.com/HUAWEI_TECH4ALL]. 

Saiba mais sobre a Tech4Nature: [https://www.huawei.com/en/tech4all/stories/tech4nature-technology-nature-conservation|https://www.huawei.com/en/tech4all/stories/tech4nature-technology-nature-conservation].

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2663286/iMAGE1.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2663286/iMAGE1.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/fase-dois-do-projeto-tech4nature-jaguar-protection-lancado-no-mexico-302427156.html

FONTE Huawei


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.