Empresariado mantém cautela diante das tarifas |
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19h37m |
Negócios / A nova edição do International Business Report (IBR), pesquisa trimestral da Grant Thornton que monitora a percepção de mais de 4 mil líderes empresariais em 35 países, revela um cenário de estabilidade nas expectativas das médias empresas brasileiras, que seguem atentas aos desdobramentos da economia global, especialmente diante das recentes mudanças tarifárias implementadas pelos Estados Unidos.Após começar o ano com uma queda acentuada, o otimismo do middle-market brasileiro cresceu 3% no segundo trimestre de 2025, alcançando 64%. Embora os dados tenham sido coletados antes do anúncio oficial do chamado "tarifaço", as percepções já indicavam uma atenção maior aos discursos e às medidas políticas e econômicas adotadas globalmente, refletindo uma postura de “otimismo responsável na tomada de decisões”, segundo Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.“A pesquisa mostra haver um monitoramento atento do cenário. O empresariado brasileiro vem analisando os possíveis reflexos dos contextos político e econômico atuais para projetar os próximos doze meses, buscando equilíbrio entre crescimento e cautela. As oscilações nas tarifas dos EUA sobre o comércio internacional são um ponto estratégico relevante no longo prazo e, no curto prazo, o desenvolvimento de novos mercados externos passa a ser prioridade — com impacto variável, conforme o segmento industrial de atuação”, analisa Maranhão.Receita, rentabilidade e salários mantêm trajetória positivaA projeção de crescimento da receita se manteve estável no Brasil, com 82% dos executivos indicando expectativas de aumento nos próximos 12 meses. A rentabil... |
JK Reencontro com o Brasil celebra aniversário de Kubitschek |
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19h33m |
Entretenimento / Em 12 de setembro de 1902, nascia, em Diamantina (MG), Juscelino Kubitschek. Em comemoração a essa data, Brasília, cidade que idealizou e construiu, receberá, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, o espetáculo JK – Um Reencontro com o Brasil, homenagem à sua vida e ao seu legado.Realizado pela Fundação Brasil Meu Amor, o espetáculo musical, que já circulou por 25 cidades brasileiras, tem a concepção e direção geral de seu fundador, o filósofo e escritor francês Jean Obry (in memoriam), um apaixonado pelo país e pelo legado de JK, a quem dedicou a obra “O Silêncio que Grita”, que narra a história do presidente.A cantora mineira Glaucia Nasser, intérprete da obra, dá voz a canções que embalam a jornada do médico que se transformou em um dos importantes presidentes da história do Brasil.No repertório estão clássicos de diferentes gerações e estilos como “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), “Um Índio” (Caetano Veloso), “Bola de Meia, Bola de Gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Peixe Vivo” (domínio público), “Tempo Perdido” (Renato Russo/Legião Urbana), “Brasil Pandeiro” (Assis Valente), “E o Mundo Não se Acabou” (Assis Valente), “Wave” (Tom Jobim) e “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores” (Geraldo Vandré), que se unem a canções autorais, integrando passado, memória e identidade coletiva.O maestro e violonista Paulo Dáfilin assina a direção musical e os arranjos. Integram a orquestra Pedro Cunha (teclado/acordeon), Guiza Ribeiro (guitarra), Jonas Moncaio (violoncelo), Fernando Nunes (baixo), Rudson Daniel e Chrys Galante (percussão) e Thiago Gomes (bateria).Com direção artística de Júlio Cesarini, JK – Um Reencontro com o Brasil apresenta-se como um “cinema vivo”, unindo música, imagem, poesia e história em linguagem plural e multimídia para homenagear o Brasil.“Eles aprovaram porque pensaram que eu não conseguiria realizar” — disse Juscelino Kubitschek. Assim brincava JK ao ver o Congresso aprovar a construção de Brasília. Es... |
Blanver obtém R$ 220 milhões do BNDES com apoio da Macke |
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19h29m |
Negócios / O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 220 milhões para a farmacêutica Blanver, com o objetivo de impulsionar seu projeto de inovação tecnológica e expansão industrial. A operação foi intermediada pela Macke Consultoria, empresa especializada na estruturação de projetos de inovação e captação de recursos públicos e privados, e integra o conjunto de medidas previstas dentro da política Nova Indústria Brasil (NIB).A Blanver atua na fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos no Brasil. Seus produtos são oferecidos por meio de parcerias com o Ministério da Saúde, laboratórios oficiais e no mercado privado. O novo projeto financiado contempla ações voltadas à ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. A operação representa um passo relevante para a estratégia de crescimento da companhia em um setor de alta complexidade regulatória e intensa demanda por investimentos em P&D.“Esse apoio é fundamental para avançarmos em nossa missão de fornecer medicamentos de qualidade, fabricados com tecnologia nacional, e com isso contribuir para a autonomia produtiva da saúde no Brasil. O financiamento nos permitirá acelerar nossos planos de inovação e aumentar a competitividade da Blanver”, afirma Rodrigo Gagliardi, diretor da empresa.A Macke Consultoria atuou em todas as etapas da estruturação da operação. A empresa foi responsável por alinhar a proposta da Blanver às diretrizes do banco, realizar os estudos técnicos e financeiros e conduzir o processo de negociação com o BNDES. A Macke tem se especializado em destravar o acesso de empresa... |
Franquias mostram como enfrentar a sazonalidade do varejo |
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19h19m |
Negócios / Vender sorvete no inverno; comercializar malas de viagem longe das férias: o varejo enfrenta a sazonalidade e é preciso vivência em gestão para que haja lucratividade em negócios que dependem do clima ou de datas muito específicas para garantirem o faturamento de todo o ano.Melitha Novoa Prado, advogada especializada em franchising, sócia do NPMP Advogados, explica que quem investe em negócios sazonais precisa aprender a geri-los, já que haverá épocas em que o faturamento será maior e outras em que se operará no vermelho. “É necessário equilibrar as contas para ver se vale a pena”, alerta.E quem não tem qualquer experiência? “Vale a pena investir tempo em procurar uma franquia que lhe ofereça o mais próximo ao que ele precisa para fazer uma boa gestão. Também é importante que o franqueado busque aprimoramento constante, por meio de cursos extras e leitura, afinal, ele ganhará muito com sua própria capacitação”, ensina a advogada.Quem não tem muita experiência em empreendedorismo pode sentir dificuldade com negócios sazonais, mesmo que eles sejam franquias, porque as compras, em algumas redes, dependem do franqueado. “É fundamental que se ofereça, no segmento de acessórios, por exemplo, curadoria de moda e consultoria para composição de estoque, com os produtos indicados conforme as características do consumidor local”, pondera Shirleine Diniz, Executiva de Expansão da Lebriju, rede com 14 lojas próprias e franqueadas pelo Brasil.Vender produtos ‘necessários o ano todo’ é uma boa estratégia, especialmente para quem deseja constância no faturamento. A Dr. Shape, rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, com 70 lojas pelo Brasil, também não enfrenta a sazonalidade. A marca acaba de lançar uma microfranquia com investimento de R$ 89,7 mil, ideal para quem quer trabalhar em home office. Trata-se de uma franquia de autoatendimento de totens de venda de suplementos alimentares que podem ser instalados em condomínios residenciais e e... |
Colapso Digital: 530 mil vagas de TI vazias freiam inovação |
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19h14m |
Tecnologia / O descasamento de mão de obra qualificada no Brasil pode trazer impactos econômicos significativos. O Panorama de Talentos em Tecnologia, um relatório lançado por iniciativa do Google for Startups, aborda a crescente carência de especialistas em tecnologia, bem como, as repercussões para empresas emergentes e para o alicerce econômico do país. Projeta-se que, até o final de 2025, haverá uma defasagem de 530 mil posições para profissionais no domínio da tecnologia da informação, o que sinaliza uma preocupação no que tange à competitividade brasileira e seu potencial inovador no cenário global.Uma faceta fundamental reside na disparidade entre a demanda existente e geração prática de capacitados pelo ensino profissionalizante. Até 2025, as projeções indicam a abertura de 800 mil novas oportunidades de trabalho. No entanto, o sistema educacional tem formado anualmente apenas cerca de 53 mil especialistas nos últimos quatro anos. Essa disparidade acentua significativamente o descompasso entre a oferta e a demanda por profissionais qualificados no mercado.O estudo realizado pelo Google indica caminhos para superar os desafios atuais. As sugestões incluem ampliar o acesso às oportunidades no segmento tecnológico para toda a população; destinar verbas para programas de capacitação abrangentes; reformar e inovar na educação, introduzindo o raciocínio computacional desde as etapas iniciais do ensino primário. Adicionalmente, é fundamental criar um sistema de apoio sólido que conduza os jovens gradualmente até a conquista da primeira colocação profissional em TI.No cenário corporativo, propõe-se redefinir a importância da tecnologia, proporcionar condições de trabalho equiparáveis às adotadas globalmente e cultivar um ambiente que atraia, desenvolva e retenha novos talentos. Tal abordagem transformaria a presente carência de talentos de modo promissor, convertendo-a em catalisador para inclusão e inovação, com melhorias significativas na produtividade e... |
Mercado de joias no Brasil deve dobrar faturamento até 2030 |
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19h06m |
Negócios / O mercado de joias brasileiro vem registrando crescimento contínuo, impulsionado pelas tendências de moda e pela busca dos consumidores por acessórios que complementem o estilo pessoal. Nos últimos anos, esse segmento se consolidou como um dos mais promissores da economia criativa nacional, atraindo desde consumidores de alto poder aquisitivo até jovens interessados em peças modernas e acessíveis.Um levantamento da Mordor Intelligence, aponta que o mercado de joias no Brasil alcançou US$ 3,59 bilhões até o final de 2024, com potencial para atingir US$ 5,34 bilhões em 2029. A taxa média de crescimento anual estimada é de 8,31% nos próximos cinco anos, reforçando o papel estratégico do país nesse segmento.Anéis lideram as vendas, com participação de 33,8% no mercado, mas há expectativa de crescimento para brincos e pulseiras, com taxa anual de 4,5%. O Google Ads registrou aumento de 30% na procura por joias permanentes em 2023, além de crescimento expressivo nas buscas por brincos planos (+63%) e joias à prova d’água (+33%).O perfil do consumidor brasileiro de joiasAs mulheres continuam sendo as principais consumidoras. Dados da Bain revelam que 52% dos acessos às plataformas de artigos de luxo são feitos por elas. O estudo ainda mostra que, embora 75% do poder aquisitivo esteja nas mãos de mulheres acima de 50 anos, jovens de até 35 anos já representam 49% dos gastos nesse mercado.Esse novo perfil exige estratégias diferenciadas. Samara Luz, especialista em marketing do ecommerce Fábrica do Ouro, explica que Millennials e a Geração Z têm preferência por compras digitais, valorizando joias personalizadas, peças mais sofisticadas e designs mais sustentáveis. "O consumo de peças personaliza... |
Meelion lança comparador que calcula ganho líquido real |
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18h11m |
Tecnologia / A Meelion inicia sua operação pública no início desse mês como plataforma brasileira que compara títulos de renda fixa pelo valor líquido no resgate. A ferramenta utiliza um algoritmo proprietário que cruza projeções macroeconômicas do Boletim Focus com dados da B3, incorporando tributação, prazos e liquidez contratual para ordenar as oportunidades de investimento.A Meelion é a segunda empresa fundada por Dan Mark Printes — a primeira foi a Escola PM3, atualmente parte do Grupo Alura. Investidor desde jovem, acumulou contas em diferentes instituições e percebeu a ausência de uma solução que apresentasse, de forma objetiva, o valor líquido projetado no vencimento. Para resolver o próprio problema, automatizou o processo em uma planilha que evoluiu para produto. Em conversa com Eduardo Horvath — investidor acostumado a realocar parte dos lucros para renda fixa — identificaram a mesma necessidade: a taxa “de prateleira” nem sempre traduz o retorno final. A partir daí, decidiram transformar a solução em plataforma, combinando a experiência de Dan em renda fixa e produto com a de Eduardo em finanças descentralizadas e experiência do usuário.O funcionamento reflete a decisão real do investidor: o usuário informa o valor a alocar, o horizonte de resgate e as instituições nas quais já possui conta; a Meelion considera impostos, isenções, prazos, custos, liquidez e projeções de mercado, apresentando as opções ordenadas pelo retorno líquido. Em cenários como LCA a 94% do CDI, CDB a 110% do CDI ou CRA em IPCA+8%, a comparação prioriza o que efetivamente retorna ao investidor no vencimento.“O investidor não precisa mais se basear ap... |
Galpões logísticos: alta ocupação em SP mantém ritmo no 2TRI |
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18h08m |
Negócios / O mercado de condomínios logísticos no Brasil vive um momento de aquecimento, impulsionado pela alta absorção, o que tem contribuído para a redução da taxa de vacância. O estado de São Paulo segue como o principal polo logístico brasileiro, tendo alcançado 91% de taxa de ocupação no segundo trimestre de 2025, segundo levantamento interno da JLL, empresa especializada em serviços imobiliários.A GLP Brasil, uma líder desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, que agora é parte da Ares Management Corporation, se posiciona acima da média estadual, com 94% de ocupação em seus empreendimentos estabilizados no estado de São Paulo. Aliado a esse cenário, a consultoria imobiliária Binswanger Brazil divulgou, com base em pesquisa interna, que as três maiores locações em área no último trimestre de 2024 foram firmadas com a GLP Brasil, sendo a principal delas em São Paulo. Ao todo, foram 63 mil metros quadrados ocupados por empresas de setores diversos, com destaque para o e-commerce.Para André Gavazza, Diretor de Desenvolvimento da GLP Brasil, a localização estratégica, soluções sustentáveis e características técnicas dos empreendimentos estão entre os principais fatores que atraem as empresas ocupantes de condomínios logísticos.“Diante da contínua busca dos clientes por otimização dos seus sistemas de entregas e armazenamento, oferecer um portfólio de instalações logísticas eficientes é fundamental. Para acompanhar essa demanda, seguimos focados em expandir nossa presença nos principais centros urbanos”, completa.ExpansãoA GLP Brasil segue o plano de desenvol... |
Urina escura pós-treino pode indicar problema nos rins |
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17h35m |
Negócios / Após retornar da academia, depois de um treino pesado, a urina pode apresentar uma coloração escura, quase preta. Embora muita gente associe esse sintoma à desidratação, ela pode indicar algo muito mais sério: a rabdomiólise, uma condição grave e ainda pouco conhecida entre atletas amadores e praticantes de atividades físicas intensas.A rabdomiólise ocorre quando há uma destruição exagerada das fibras musculares, liberando na corrente sanguínea substâncias como a mioglobina, capazes de sobrecarregar os rins. Ao contrário do que possa parecer, é mais comum do que se imagina e pode afetar especialmente atletas amadores, que iniciam treinos intensos sem orientação.“Quem quer iniciar uma atividade física mais intensa precisa se preparar de forma calma, lenta e progressiva. Caso contrário, o risco de lesões graves e até problemas renais se torna real”, explica Isabel Chateaubriand Diniz Salles, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação? no Sírio-Libanês.Entre os três sinais mais comuns da rabdomiólise estão a dor muscular intensa, fraqueza e urina escura. Contudo, poucos pacientes terão os três sintomas. “Se houver histórico de dor muscular com urina escura, é preciso suspeitar dessa condição”, reforça a médica. Quando não tratada rapidamente, a rabdomiólise pode levar a complicações sérias, internação e, em casos extremos, até à morte.A boa notícia é que a prevenção é simples e acessível: hidratação adequada, evitar exercícios extremos ou intensos para quem não está acostumado e não se expor a um calor... |
MedPlus destaca seu papel no atendimento médico regional |
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17h13m |
Sociedade / Uma análise da Demografia Médica no Brasil 2025 revela a persistência da desigual distribuição de profissionais em território nacional. Embora o Brasil projete alcançar 2,98 médicos por mil habitantes em 2025 (p. 41), a concentração em grandes centros urbanos permanece um obstáculo. Capitais como o Distrito Federal, com 6,28 médicos por mil habitantes, contrastam drasticamente com estados como o Maranhão, que registra apenas 1,27 (p. 48).“Essa concentração acentuada nas capitais e a baixa presença em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde a razão pode ser de apenas 0,51 médico por mil habitantes (p. 56), criam vazios assistenciais e dificultam o acesso à saúde especializada para milhões de brasileiros”, alerta Tiago Simões Leite, diretor-médico da Medplus.Um dado expressivo do inquérito nacional com cirurgiões, presente no mesmo estudo, aponta que apenas 7,7% dos médicos-cirurgiões atuam exclusivamente no setor público Sistema Único de Saúde (SUS). Em contraste, 19,9% trabalham apenas no setor privado, enquanto a grande maioria, 72,4%, atua em dupla prática (Demografia Médica 2025, p. 254). Essa realidade estabelece o desafio: expandir o acesso a especialistas para usuários do SUS exige encontrar formas de engajar profissionais que, em sua maioria, estão vinculados predominantemente ou exclusivamente à rede privada. E, segundo Simões Leite, é uma necessidade não apenas governamental, mas também de todos que atuam no setor de saúde, visto que a maioria dos profissionais e empresas que prestam serviço o fazem tanto para unidades de saúde públicas quanto privadas.“Para nós que fazemos a gestão médica terceirizada, o embate é convencer o profissional especializado a viajar até locais distantes das capitais e, para isso, não adianta apenas apelar para o propósito. Há que se fornecer soluções práticas, como logística para deslocamentos interestaduais, infraestrutura e organização de agenda”, explica o gestor da Medplus. Simões Leite cita como... |
Lucro das incorporadoras cresce 29% no 1º trimestre de 2025 |
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15h10m |
Negócios / O setor de incorporações imobiliárias iniciou 2025 em trajetória positiva, mesmo diante de um ambiente macroeconômico adverso, marcado por juros altos, inflação elevada e menor oferta de crédito. Segundo o estudo Incorporadoras - Q1 2025, da Grant Thornton Brasil, o lucro líquido combinado de 19 empresas listadas no Novo Mercado da B3 cresceu 29% no período, totalizando R$ 1,3 bilhão.Para Thiago Bragatto, sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil e coordenador do estudo, o cenário regulatório também contribuiu para o desempenho do setor. “A criação da Faixa 4 do Minha Casa Minha Vida, voltada para famílias com renda de até R$ 12 mil, abre novas frentes de atuação e amplia o mercado consumidor. Em paralelo, a queda do desemprego reforça a confiança das famílias na aquisição de imóveis”, analisa.O desempenho do trimestre foi impulsionado por um aumento de 15,1% nos lançamentos e 15,7% nas vendas, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e da Brain Inteligência Estratégica. A margem bruta consolidada avançou para 32,8%, com alta de 1,5 ponto percentual em relação ao quarto trimestre de 2024. Já a margem de lucro líquido recuou para 12,1%, reflexo da sazonalidade do início do ano, geralmente menos aquecido para o setor.A receita líquida somou R$ 11,2 bilhões entre janeiro e março, representando alta de 18,2% sobre o mesmo período de 2024. Os custos de imóveis vendidos chegaram a R$ 7,5 bilhões (+12,6%). Já os estoques foram avaliados em R$ 45,1 bilhões no fim de março, com variação positiva de 1,7% frente a dezembro. As despesas administrativas cresceram 7,2%, enquanto as despesas comerciais subiram 28,7%, em linha com o aumento das atividades de lançamento.O estudo também revela um avanço no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), que atingiu 12,3%, mantendo a tendência de alta e evidenciando a eficiência na geração de valor aos acionistas. Contas a receber e empréstimos também apresentaram elevações, de 4,4% e 1,5%, respecti... |
Administração completa 60 anos no Brasil de olho no futuro |
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15h06m |
Negócios / Em comemoração ao Jubileu de Diamante da profissão no país, o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP realizará, nos dias 9 e 10 de setembro, o Encontro do Conhecimento em Administração - ENCOAD 2025. Com o tema central "60 anos da Administração no Brasil", o evento on-line e gratuito tem como objetivo debater o complexo cenário atual da área e traçar caminhos possíveis para os profissionais, abordando as competências, conhecimentos e inovações que irão definir o futuro.Foi em 1965, com a publicação da Lei 4.769, que houve a regulamentação da Administração no país e o registro e a fiscalização dos seus profissionais e empresas. Seis décadas depois, a área é marcada por profundas transformações, especialmente tecnológicas, conforme aponta um recente levantamento do CRA-SP, a ser divulgado ainda este mês. Nele, os profissionais registrados afirmaram que a implantação de softwares integrados e a automação de tarefas operacionais foram as principais transformações vivenciadas nos últimos anos e apontaram o uso crescente de inteligência artificial como a ação de maior impacto para o futuro da Administração. O ENCOAD 2025, que este ano chega a sua 16ª edição, será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube, e é acessível em libras. A programação reunirá especialistas que compartilharão suas trajetórias, vivências e perspectivas para os próximos anos, com foco no papel exercido pelos profissionais de Administração e no espaço que ainda há para ser ocupa... |
Plano Safra impulsiona agricultura e exportações |
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14h52m |
Sociedade / O Plano Safra 2025/2026 libera R$ 516,2 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 89 bilhões para a agricultura familiar, garantindo recursos essenciais para uma nova safra robusta. A atual safra (2024/2025) deve alcançar 332 milhões de toneladas de grãos, com recordes em soja e milho. Destacando a soja com colheita recorde de 168 milhões de toneladas, e para o milho, com produção total de 126 milhões de toneladas.“O Plano Safra é uma política pública bem-sucedida porque dá previsibilidade e segurança para o produtor, contribuindo para o sucesso da agropecuária brasileira”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio.Novas tecnologias no campoO Plano Safra foi criado em 2003. Embora o crédito rural existisse desde os anos 1960, esta política se tornou uma ferramenta responsável por sistematizar a disponibilização de linhas específicas para pequenos, médios e grandes produtores, com juros mais baixos que os de mercado.Até os anos 1980, o Brasil era importador líquido de alimentos. A virada aconteceu com o desenvolvimento de novas tecnologias por parte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Houve expansão da área plantada, bem como maior produtividade por hectare. A produção de grãos saiu de 38 milhões de toneladas, em 1975 e cresceu, atingindo 236 milhões.“O Brasil hoje fornece alimentos para o mundo, tornou-se uma potência global com seus produtos chegando a mais de 200 países”, destaca José Roberto Colnaghi. Em culturas como café, suco de laranja e soja, para citar alguns exemplos, o Brasil já é o maior ... |
AliExpress promove campanha de descontos com grandes marcas |
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14h49m |
Negócios / Entre os dias 18 e 27 de agosto, o AliExpress realizará a campanha “Promo Grandes Marcas”, voltada para consumidores brasileiros. A ação reúne fabricantes globais e chineses em uma programação de descontos que, segundo a empresa, podem chegar a 80%.A edição deste ano traz como novidade a funcionalidade “Garantia de Melhor Preço”, disponível em produtos do Big Save. De acordo com a companhia, o consumidor que adquirir um item participante poderá solicitar um cupom de desconto caso encontre o mesmo produto em outra plataforma por preço menor, seguindo os termos e condições informados no site e aplicativo.Outra iniciativa anunciada é o “Desafio do Cashback”, liderado pelo mascote Ayi. A dinâmica permitirá que usuários recebam até 10% de cashback em pedidos elegíveis, limitado a R$ 40 por dia e mediante adesão ao grupo da campanha até 17 de agosto.Durante o período, a plataforma afirma que estarão disponíveis produtos de marcas conhecidas do público, como Xiaomi, TCL, Poco, Midea, Amazfit, Sony, Apple, Samsung, Motorola, LG, Lenovo, JBL, Brastemp e Philco, entre outras.Segundo Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil, a campanha tem como objetivo ampliar o acesso do consumidor brasileiro a produtos de grandes fabricantes. “A ‘Promo Grandes Marcas’ é uma oportunidade para o consumidor brasileiro acessar produtos de grandes fabricantes globais com preços realmente competitivos. Este ano, avançamos ainda mais com a funcionalidade ‘Garantia de Melhor Preço’, reforçando nosso compromisso de oferecer variedade, mas também a segurança de estar fazendo o melhor negócio”, afirma.Além das ofertas, a empresa informa que haverá parcelamento em até 12 vezes sem juros, cupons de desconto e opções de pagamento via Google Pay. Parte dos itens contará com entrega expressa a partir do Brasil.As condições completas estão disponíveis no site e no aplicativo do AliExpress.Website: https://pt.aliexpress.com/ |
Caf e Mercado Livre anunciam parceria para combate à fraude |
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14h37m |
Tecnologia / Desde março de 2025, o Mercado Livre passou a contar com os serviços da Caf como fornecedor especializado em verificação de identidade, com o objetivo de reforçar pontos específicos do processo de validação de usuários em iniciativas de maior criticidade. O objetivo desta integração é reforçar os processos de verificação de identidade em iniciativas de maior criticidade, com o apoio das soluções de documentoscopia da Caf para contribuir na detecção de fraudes de identidade em casos específicos.A incorporação dessas tecnologias contribui para fortalecer os processos de verificação de identidade do Mercado Livre, ao reforçar os controles nos casos que requerem revisão manual com um enfoque especializado em documentoscopia.Segundo Felipe Cerqueira, diretor de Operações da Caf, a parceria com o Mercado Livre reforça a importância de integrar tecnologias especializadas em pontos específicos dos fluxos de verificação de identidade, contribuindo para elevar os padrões de segurança nas etapas que exigem análise mais aprofundada. "A parceria com o Mercado Livre reforça nossa presença de destaque no mercado sul-americano e destaca nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e eficazes que atendam às necessidades de nossos clientes, entregando mais segurança para seus negócios", declara Cerqueira."Estamos muito satisfeitos com essa parceria. A expertise da Caf em análise documental em escala oferece mais segurança tanto para nossos vendedores quanto para nossos compradores", afirma Sérgio de Queiroz, gerente jurídico sênior do Mercado Livre.A colaboração marca um passo importante na capacidade da Caf em prevenir frau... |
Mentores e infoprodutores discutem uso da IA em Vila Velha |
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14h32m |
Tecnologia / Com o avanço da inteligência artificial (IA) no ambiente digital, cresce também o interesse de profissionais em compreender como essa tecnologia pode ser aplicada de forma prática e estratégica em seus negócios. Nos dias 28 e 29 de agosto de 2025, Vila Velha (ES) receberá o evento “Treinamento IA para Mentores”, que reunirá mentores, infoprodutores e empreendedores para dois dias de atividades presenciais focadas na aplicação prática da IA na rotina de profissionais que trabalham com produtos e serviços digitais.O encontro será realizado na CDL Grande Vila Velha e incluirá mentorias ao vivo, dinâmicas práticas e conteúdos voltados para estruturação de negócios com mais autonomia e escala. A proposta do evento é apresentar como a inteligência artificial pode ir além das ferramentas populares e se tornar parte da tomada de decisão, da organização de processos internos e da criação de soluções sob medida.De acordo com Talita Marques, uma das especialistas confirmadas na programação, o momento atual exige que mentores e infoprodutores compreendam a inteligência artificial não apenas como um recurso técnico, mas como um diferencial competitivo. Segundo ela, é cada vez mais evidente que profissionais que utilizam a IA de forma estratégica têm mais clareza sobre o posicionamento de seus produtos e conseguem comunicar com precisão o valor que entregam.“A IA deixou de ser um tema do futuro. Ela já está no presente — impactando como vendemos, como organizamos nossas entregas e como nos posicionamos no mercado. Quem entender isso agora, sai na frente”, afirma Talita, que já formou milhares de alunas no Brasil e no exterior, com foco em vendas orgânicas e posicionamento digital.Talita também destaca que um dos principais gargalos enfrentados atualmente por infoprodutores é a tentativa de vender soluções genéricas para um público que já está mais maduro. “Muitos profissionais continuam se comunicando com quem está no início da jornada, oferecendo conteúdos massivos ... |
Startup conecta empresas a mais de 300 headhunters no Brasil |
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14h22m |
Negócios / Em um cenário em que a taxa de desemprego atingiu 5,8% segundo a PNAD Contínua/IBGE, a busca por profissionais qualificados tornou-se um desafio adicional para empresas em diferentes setores. Nesse contexto, a REC!, empresa brasileira da área de recrutamento, expandiu sua rede de headhunters independentes em mais de três vezes nos últimos 12 meses, passando a contar com mais de 300 profissionais atuando em diversas regiões do país. Atualmente, a organização atende mais de 60 clientes no Brasil.O modelo da empresa conecta vagas abertas a uma rede de recrutadores autônomos. Por meio de um sistema digital, as oportunidades são disponibilizadas de forma simultânea a diferentes especialistas, que podem atuar em conjunto na busca por candidatos adequados. Em determinadas posições, até dez recrutadores trabalham ao mesmo tempo na seleção, ampliando o alcance do processo.Segundo Mariana Scheddin, CEO da REC! e psicóloga especializada em recrutamento executivo, a dinâmica do setor vem mudando com o cenário de baixa disponibilidade de profissionais. “Com menos candidatos disponíveis, aspectos como agilidade e conhecimento do mercado local tornam-se ainda mais relevantes”, afirma.Tecnologia em apoio às decisões humanasA empresa utiliza ferramentas de Inteligência Artificial de forma complementar, com foco no suporte aos recrutadores. A avaliação final, entretanto, permanece sendo conduzida por profissionais, com base em competências técnicas e comportamentais.De acordo com Scheddin, a opção por preservar a análise humana tem relação com a proposta de reduzir vieses no processo seletivo. As empresas clientes recebem apenas o parecer do recrutador, sem acesso a dados pessoais como nome ou idade dos candidatos.Expansão do acesso ... |
Diretor da Anvisa visita nova fábrica da Soldiers Nutrition |
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13h50m |
Negócios / O Grupo Soldiers, que responde pelas marcas Soldiers Nutrition, Next10 e SOWD, recebeu no último dia 14 de agosto, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, Diretor da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uma visita técnica à sua recém-inaugurada planta fabril, em Cajamar, na Grande São Paulo.De acordo com Yuri Abreu, CEO do Grupo Soldiers, a visita foi uma oportunidade para mostrar de forma detalhada todos os processos produtivos da companhia. “Receber um representante de alto nível da Anvisa é um reconhecimento da nossa dedicação à segurança, qualidade e conformidade regulatória em cada etapa da produção”, afirma.Durante a visita, o diretor da Anvisa conferiu as etapas da produção, desde o recebimento de insumos até o envase, embalagem e expedição dos produtos, o que, segundo informações da Soldiers, observa os padrões de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e controle de qualidade adotados pelas empresas.O executivo destaca que a inauguração da nova fábrica e a visita do diretor da Anvisa ocorrem em um momento estratégico para a companhia. “Estamos expandindo nossa capacidade de produção e fortalecendo nossa presença no mercado nacional, sem abrir mão da transparência e da qualidade. Cada investimento em tecnologia e infraestrutura tem o objetivo de garantir produtos seguros e confiáveis para os nossos consumidores”, reforça Abreu.Reforçando o trabalho de fiscalização e o comprometimento com a garantia dos padrões de qualidade, Daniel Pereira, ao final do percurso pela estrutura, afirmou que aprovou o que pôde verificar. “Realizamos visitas técnicas para acompanhar, de forma presencial, as operações de empresas reguladas pela Anvisa, observando na prática cada etapa dos processos produtivos. Nosso objetivo é assegurar que a regulamentação seja aplicada com base na experiência real e na compreensão direta das rotinas industriais”.Prefeito marcou presençaKauan Berto, prefeito de Cajamar, cidade na qual está localizada a nov... |
Empreenda Marcenaria encerra 2ª edição com sucesso |
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13h48m |
Negócios / O Empreenda Marcenaria foi uma formação voltada ao setor moveleiro no Brasil. Com aulas ao vivo realizadas semanalmente e uma plataforma interativa, o curso contou com 24 encontros temáticos, que abordaram aspectos estratégicos e operacionais da gestão de uma marcenaria. Entre os temas tratados estiveram modelos de negócio, contabilidade, precificação, projeto técnico, fluxo de caixa, uso de ferramentas digitais, marketing, vendas e liderança.O projeto também estimulou a criação de uma rede de networking nacional, conectando marceneiros de diferentes regiões, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do segmento como um todo. Além disso, a abordagem orientada à realidade dos alunos foi pensada desde o início para atender tanto marceneiros iniciantes quanto profissionais experientes que buscam reestruturação e crescimento. Retrospectiva 2025Com mais de 1.200 visualizações por aula e alto índice de permanência dos alunos durante as transmissões, o curso comprovou seu poder de engajamento. A plataforma gamificada com moedas e prêmios incentivou a participação dos estudantes, enquanto os materiais das aulas permaneceram acessíveis após cada jornada, formando uma verdadeira biblioteca técnica.Ao final das 24 semanas, o que se viu foi uma comunidade mais forte, mais confiante e mais preparada para enfrentar os desafios do mercado moveleiro atual, que exige habilidade técnica, gestão eficiente, visão de negócio e adaptação tecnológica. Exemplo disso é o depoimento da Valquíria, da Móveis Glassi, de Santa Catarina. Para ela, participar do Empreenda foi transformador:“Sou muito grata por ter sido escolhida. Agarrei a oportunidade com as duas... |
Microcertificação é a chave para a empregabilidade |
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13h30m |
Tecnologia / No escritório da Pearson High Educacion, em São Paulo, especialistas da educação e do mercado se reuniram para a mesa-redonda “O poder da microcertificação na aprendizagem como chave para o mercado de trabalho”. O debate trouxe diferentes perspectivas sobre como o ensino prático, as microcertificações e a tecnologia podem preparar estudantes e profissionais para um mercado em constante transformação. O encontro marcou também o lançamento do TRACK, solução que transforma a Biblioteca Virtual da Pearson em uma plataforma dinâmica, combinando inteligência artificial, trilhas personalizadas e certificações reconhecidas pelo mercado.Mediando a conversa, Alexandre Gracioso, especialista em educação e competências socioemocionais, destacou que o microlearning é a busca pela essência do conhecimento. “O microlearning é a sistematização da essência. Ele permite chegar ao núcleo de forma eficaz, com apoio da neurociência e adaptado à maneira como as novas gerações aprendem e consomem conteúdo”, afirmou.O que as empresas esperam da aprendizagemMarcelo Ramos, empreendedor e fundador de negócios de impacto global, reforçou que a educação precisa dialogar com as novas gerações. “A nova geração quer trabalhar por propósito e não se engaja mais com formatos longos e engessados. É preciso falar a linguagem dela — e muitas vezes isso significa WhatsApp first, TikTok first, Instagram first. Não é o que queremos vender, é o que as pessoas querem comprar”, disse.Para ele, microcertificações e microlearning não representam conteúdo superficial, mas sim soluções cir&uac... |
Alopecia: técnicas de tricologia podem oferecer soluções |
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12h04m |
Negócios / Estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicadas pela VEJA revelam que mais de 42 milhões de brasileiros têm alopecia. Neste cenário, as técnicas mais avançadas da tricologia têm revolucionado o tratamento das alopecias e do afinamento capilar na dermatologia atual, como afirma a Dra. Carla Nobre, médica com formação em dermatologia, tricologia e transplante capilar que atua em São Luís (MA).“Hoje, o tratamento das alopecias vai além do uso isolado de loções ou medicações orais. Com os avanços da tricologia médica, conseguimos abordar o afinamento capilar de forma regenerativa, inteligente e personalizada”, pontua.Em protocolos personalizados, Dra. Carla Nobre utiliza abordagens que integram recursos como microenxertos autólogos, eletroporação, fotobiomodulação capilar, alta frequência e demais técnicas com comprovação científica, adaptadas a cada perfil clínico. “Essa combinação permite um tratamento preciso, seguro e com resultados duradouros, inclusive em casos complexos”, explica.A especialista destaca que soluções definitivas para casos de alopecia ou queda de cabelo progressiva podem ocorrer, mas que isso depende do tipo de alopecia: “Em casos como o eflúvio telógeno agudo, é possível obter recuperação completa com a remoção do fator causal e suporte regenerativo adequado”.Já nas alopecias androgenéticas, prossegue, especialmente em fases iniciais, é possível estabilizar a progressão e recuperar densidade com protocolos de alta performance. Em casos avançados ou cicatriciais, a proposta muda: o objetivo é preservar o que resta, regenerar o ambiente folicular e melhora... |
Nexxera integra Pix Automático às suas soluções corporativas |
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12h02m |
Negócios / O Pix Automático, nova funcionalidade do Banco Central do Brasil, entrou oficialmente em operação no dia 16 de junho de 2025, marcando um novo capítulo na evolução dos meios de pagamento no país. A novidade visa simplificar o processo de pagamentos automáticos de contas recorrentes via Pix para consumidores que autorizem essa modalidade. Até então, tratava-se de uma funcionalidade mais complexa para grandes empresas que conseguiam o convênio de débito em conta corrente, exigindo procedimentos operacionais mais complexos. Aos poucos, o uso do cartão do cartão de crédito promoveu alternativa para essa situação, mas ainda assim, ficou restrito somente àqueles que possuem acesso e limites para uso deste meio de pagamento.A modalidade tem um impacto direto no setor de pagamentos recorrentes. A nova funcionalidade amplia as possibilidades de pagamento para o consumidor e, por consequência, as oportunidades de negócio das empresas. Em 2024, o segmento de pagamentos recorrentes com cartão movimentou mais de R$100 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) compartilhados pela Carta Capital.A expectativa é que o Pix Automático movimente até R$ 30 bilhões em pagamentos recorrentes no e-commerce nos próximos anos, como apontam indicativos publicados pela Forbes. A estimativa é que a modalidade receba uma ampla adesão de plataformas de streaming, clubes de assinatura e serviços de entrega.A chegada do Pix Automático pode fortalecer o avanço de modelos de negócio baseados no Embedded Finance, onde empresas de todos os setores podem oferecer serviços financeiros diretamente em plataformas não bancárias, como marketplaces o... |
Customer Success ajuda a fortalecer logística internacional |
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12h01m |
Negócios / Em um cenário global cada vez mais competitivo e digitalizado, o conceito de Customer Success (ou ‘sucesso do cliente’, em português) tem ganhado relevância em diferentes operações, inclusive logísticas. A abordagem, centrada na experiência e nos objetivos dos clientes, tem se mostrado essencial para fortalecer relacionamentos, garantir eficiência operacional e ampliar a percepção de valor das marcas.De acordo com um levantamento da Business Research Insights, o mercado global de logística deve atingir US$ 12,075 bilhões até 2032, com crescimento anual composto (CAGR) de cerca de 4,9%. Nesse contexto, empresas que investem em estratégias voltadas ao sucesso do cliente podem se destacar ao oferecer não apenas serviços logísticos, mas uma jornada completa e personalizada.Daniela Nunes, que atua como Customer Success na Transmaas Logística Internacional, explica que o modelo opera como um elo entre a empresa e o consumidor, garantindo suporte desde o atendimento inicial até a entrega final da mercadoria. “Desde o primeiro contato, até a efetiva garantia da entrega, o objetivo é nos certificarmos a todo tempo que o processo está fluindo dentro das expectativas do cliente da melhor forma possível”, afirma.Segundo ela, essa atuação mais proativa do profissional permite que clientes globais tenham suas demandas atendidas com segurança e agilidade, mesmo diante dos desafios típicos do comércio exterior, como burocracias, intempéries climáticas e trâmites internacionais. “O suporte humano mais próximo busca entender as minúcias de cada operação, fazendo com que o cliente se sinta sempre amparado”, destaca Nunes.A especialista ressalta ainda que, além de melhorar a experiência do c... |
OEBI define critérios de qualidade para o ensino bilíngue |
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11h59m |
Negócios / O ensino bilíngue tem ganhado força como uma estratégia educacional que ultrapassa a simples fluência em outro idioma. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), publicada pela Rádio USP, mostra que aprender uma nova língua favorece a flexibilidade cognitiva, retarda o envelhecimento cerebral e amplia as formas de interação social, além de proporcionar benefícios culturais e profissionais ao longo da vida.Para que esses resultados sejam consistentes, escolas e profissionais precisam seguir parâmetros reconhecidos. É nesse contexto que a Organização das Escolas Bilíngues Internacionais (OEBI) atua há 25 anos, estabelecendo critérios de qualidade e excelência educacional, estimulando o intercâmbio de boas práticas, fortalecendo a comunidade escolar e buscando assegurar que o ensino bilíngue siga padrões internacionais.Segundo Beto Silveira, diretor de expansão da OEBI e CEO do Colégio Brasil Canadá, a atuação da organização se baseia na experiência coletiva de suas escolas associadas. “A OEBI já acompanhou inúmeros projetos ao longo de mais de duas décadas e sabe o que funciona na prática, isso tem como foco garantir que o ensino bilíngue oferecido tenha uma proposta pedagógica sólida”, afirma.Critérios e desafios para reconhecer uma escola bilínguePara integrar a OEBI, as instituições precisam estar regularizadas, ou em processo de regularização, e atender requisitos mínimos de carga horária em segundo idioma. Na Educação Infantil, ao menos 75% da jornada diária deve ser ministrada em língua estrangeira. No Ensino Fundamental I, o mínimo é de um terço da carga horária, enq... |
Bares e restaurantes: Sudeste e Nordeste têm mais admissões |
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11h59m |
Negócios / O setor de alimentação fora do lar encerrou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de empregos em todas as regiões do país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o perfil das contratações revela duas tendências marcantes: a forte presença feminina e a predominância de jovens em início de carreira, que encontram no segmento uma porta de entrada para o mercado formal.Entre os estados, o maior destaque foi São Paulo, com 10.129 novos empregos, número que sozinho corresponde a quase um terço das 33 mil vagas criadas em todo o país. O desempenho paulista foi quase três vezes maior que o do segundo colocado, o Rio de Janeiro, que registrou 3.000 admissões. Outros estados também tiveram resultados relevantes, como o Paraná (2.024), o Distrito Federal (1.843) e a Bahia (1.520).“Os resultados ressaltam o potencial do setor de alimentação fora do lar como gerador de empregos em diferentes contextos estaduais. Mais do que números, essas contratações expressam a vocação do segmento para abrir portas, oferecer oportunidades e transformar trajetórias de vida”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.Mulheres e jovens puxam as contrataçõesQuando consideradas as admissões feitas durante o semestre, o levantamento evidencia a forte presença das mulheres no setor. Em estados como Bahia, São Paulo e Paraná, mais da metade do saldo de contratações foi feminino. Na Bahia, 60% das vagas criadas no semestre foram ocupadas por mulheres, o mesmo percentual observado em São Paulo. Já no Paraná, 62% das admissões foram de trabalhadoras.A análise por faixa etária, por sua vez, reforça a centralidade da juventude na composição da mão de obra do setor. Em todos os estados, os trabalhadores de 18 a 24 anos concentraram a maior parte das admissões. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, esse grupo respondeu por 34% das vagas. No Distrito Federal o número é ainda maior, com 39% dos contratados sendo jovens.Retrato do m... |
Bahia é o melhor destino para eventos do país |
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11h57m |
Negócios / O estado da Bahia conquistou o posto de “Melhor Destino para Eventos do Brasil”. O prêmio foi entregue na 6ª edição do Prêmio Live, o chamado Megafone de Ouro, durante cerimônia realizada na Casa Charlô, em São Paulo (SP), no dia 31 de julho. A premiação é promovida pela Promoview e considera diversos elementos, como ações de marketing, transmissão de conteúdo, experiências de marca e eventos. Além disso, o prêmio leva em conta a combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão para a realização de encontros corporativos, que são avaliados por um júri composto por especialistas do setor, conforme noticiado pelo Governo do Estado da Bahia.Na visão de Felipe Oliveira Pedreira, especialista em turismo receptivo da agência Bahia Terra Turismo, uma série de fatores fazem da Bahia um destino atrativo para a realização de eventos, sejam eles corporativos ou de lazer. “O Estado possui toda uma estrutura hoteleira, nova orla em toda a capital, variedade de restaurantes e um novo centro de convenções moderno e qualificado”, lista.Na análise de Pedreira, diversas cidades e regiões baianas têm se destacado na recepção de grandes eventos e congressos, como a cidade de Ilhéus, a região da Costa do Sauípe, a Praia do Forte, em Salvador, além de Porto Seguro.Aliás, no cenário nacional, Porto Seguro foi eleita como um dos cinco locais favoritos dos brasileiros para passar as férias com a família, como mostra uma pesquisa do Booking.com repercutida pela Secretaria de Comunicação Social baiana. A escolha teve como critério opções de lazer, história e cultura, capazes de agradar ... |
Flip Boat Club promove modelo de multipropriedade náutica |
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11h55m |
Entretenimento / O Flip Boat Club é um clube de embarcações em multipropriedade, um sistema que combina propriedade compartilhada com gestão profissional, fundado em 2022 com o objetivo de democratizar a experiência náutica. A empresa está presente em sete cidades brasileiras: Itajaí (SC), Florianópolis (SC), Guarujá (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Salvador (BA), contando 26 embarcações e 170 cotistas.O clube busca fortalecer a comunidade náutica por meio de eventos, além do suporte na aquisição e administração de embarcações. O serviço de gestão de embarcações compartilhadas disponibiliza cotas aos associados, que dão direito de uso ao longo do ano em veleiros oceânicos, catamarãs e lanchas.Othon Barcellos, CEO e fundador do Flip Boat Club, esclarece as principais diferenças em relação à posse tradicional de um barco. “Em formato de economia colaborativa, o sistema da Flip Boat Club permite adquirir uma embarcação pela fração de seu valor de mercado e o rateio de todas as despesas pelo número de cotas”, explica. Segundo o empresário, o sistema possibilita que os proprietários utilizem em modo exclusivo os barcos, de 45 a 90 dias por ano, em períodos de um a dez dias, por meio de agendamento de datas pelo aplicativo Flip Boat Club. “É possível ser cotista de lanchas e veleiros em diferentes localidades, com barcos de quatro, seis ou oito cotas. Cada cotista pode adquirir até duas cotas no mesmo barco ou cotas diversas em vários barcos”, pontua. O CEO explica que a Flip é responsável pela gestão do barco, regras de uso, vistorias, limpeza e manutenção, por meio de um sistema de condo... |
Banda Armored Dawn de Rock Metal faz da música um ato social |
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11h54m |
Entretenimento / A banda brasileira de Rock Metal Armored Dawn realizou recentemente uma série de shows beneficentes no Equador, com o objetivo de apoiar causas sociais por meio da música. As apresentações foram organizadas em parceria com instituições locais e tiveram parte da renda destinada a projetos sociais voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade.Formada em 2014, em São Paulo, a Armored Dawn surgiu no cenário musical com a proposta de unir referências históricas e culturais às composições do heavy metal. O grupo combina elementos do power metal e do folk metal, explorando temáticas ligadas à cultura viking, batalhas medievais e narrativas épicas. Essa identidade temática se reflete não apenas nas letras, mas também na estética dos shows e materiais visuais.Desde o início da carreira, a banda buscou trabalhar com produtores de renome internacional e investir em gravações de alto padrão técnico. Ao longo de sua trajetória, lançou quatro álbuns de estúdio e diversos videoclipes relacionados a cada trabalho, construindo um repertório que marca diferentes momentos da carreira.A formação atual é composta por:
Eduardo Parras – Voz
Tiago de Moura – Guitarra
Timo Kaarkoski – Guitarra
Heros Trench – Baixo
Rafael Agostino – Teclado
Ivan Busic – Bateria
No circuito de shows, a Armored Dawn já dividiu palco com artistas e bandas consagradas, entre elas Megadeth, Scorpions, Whitesnake, Saxon, Europe, Hammerfall, Rhapsody e Tarja Turunen. O grupo também participou de grandes eventos do gênero, como o Rock in Rio, Rockfest, o festival mexicano Hell & Heaven e o cruzeiro Motörboat, promovido pelo Motörhead.Em estúdio, a discografia da banda inclu... |
Gás natural mais barato pode impulsionar economia |
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11h52m |
Indústrias / Enquanto a transição energética e a reindustrialização avançam no mundo com apoio de políticas estratégicas, o Brasil ainda convive com entraves estruturais que comprometem sua competitividade. Um dos relevantes gargalos que limitam o crescimento da indústria nacional é o elevado custo do gás natural, recurso fundamental para diversos segmentos produtivos e cuja exploração eficiente poderia impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB), além de reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por ser menos poluente que outros combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.Apesar de a produção nacional ter alcançado 153 milhões de metros cúbicos por dia em 2024, conforme o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, mais da metade desse total não chegou ao mercado. Pouco mais de 80 milhões de m³/dia foram injetados nos campos de produção. A reinjeção é prática comum para manter a pressão dos reservatórios e também por motivos econômicos.“No Brasil, o gás natural é um insumo estratégico, sobretudo para a indústria, mas enfrenta obstáculos que impedem sua plena utilização”, avalia o empresário José Maurício Caldeira, sócio e membro do Conselho de Administração da Colpar Brasil, grupo que atua em diversos segmentos industriais e do agronegócio. “Parte do volume reinjetado poderia ser direcionada ao mercado se houvesse infraestrutura adequada de escoamento e processamento”.Vale destacar que, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o pré-sal responde por 78,29% da produção de petróleo e gás, enquanto o pós-sal e os campos terrestres foram responsáveis, em média, por 16,33% e 5,38% da produção, respectivamente.Limitação logísticaAlém da limitação logística, o custo do gás no Brasil é muito alto. Enquanto no mercado internacional o preço gira em torno de US$ 7 por milhão de BTU (MMBTU), a indústria brasileira desembolsou, em 2024, cerca de US$ 16 por milhão de BTU. Em abril de 2024, o setor industrial consumiu 39 milhões de m... |
UniFECAF será ponto de encontro do “Esquenta” do MVP Conf SP |
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11h46m |
Tecnologia / No dia 30 de agosto, das 9h às 17h, a sede da UniFECAF vai receber o “Esquenta” do MVP Conf São Paulo, prévia do encontro nacional que reúne especialistas da Microsoft de todo o país. O evento é gratuito, aberto ao público, voltado a estudantes e profissionais. Será um dia de imersão em conteúdo técnico, com laboratórios práticos e dinâmicas interativas.A programação vai contar com várias palestras sobre assuntos como segurança digital na prática, uso do RavenDB para criar APIs rápidas e escaláveis, novidades sobre Copilots e inteligência artificial da Microsoft, Excel 365, Power Platform, WAZUH no Azure, criação de chatbots com IA generativa usando o GitHub Copilot no Windows e proteção de dados no Microsoft 365 Copilot. Também haverá um espaço especial para conversar sobre inovação e inteligência artificial.“Queremos que os participantes saiam do evento não só com conhecimento técnico, mas também com ideias práticas para aplicar no dia a dia. A proposta é que cada palestra e demonstração traga exemplos reais, inspirando os profissionais a transformar o que aprenderam em soluções imediatas para os desafios que enfrentam no trabalho”, afirma Osvaldo Jr., coordenador dos cursos de tecnologia da UniFECAF. Entre os destaques, Rebecca Frade apresentará uma abordagem direta e realista de segurança da informação, com exemplos práticos do dia a dia dos profissionais. Já Daniel Jesus abordará, na prática, o uso do RavenDB, um banco de dados NoSQL que permite construir APIs com mais eficiência, escalabilidade e simplicidade.Essa vivência surge em um contexto em que a inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina acadêmica: de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), realizada em parceria com a Educa Insights em julho de 2024, 71% dos estudantes universitários brasileiros utilizam IA com frequência nos estudos, 29% afirmam fazê-lo diariamente e 42% semanalmente. A pesquisa foi conduzida com 300 e... |
Machu Picchu recebeu 1,5 milhão de turistas apenas em 2024 |
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11h24m |
Entretenimento / O Sítio Histórico de Machu Picchu registrou 1.508.121 visitantes em 2024, o que representa crescimento em relação aos dois anos anteriores, mas mantém-se abaixo do nível registrado antes da pandemia. Em comparação com 2023, quando foram contabilizados 955.741 visitantes, o total de 2024 representa aumento de 57,8%. Já em relação a 2022, com 1.038.584 visitantes, houve alta de 45,2%. Apesar da recuperação, o fluxo turístico em 2024 ficou 4,9% abaixo dos níveis de 2019, quando foram recebidos 1.585.262 visitantes nacionais e internacionais. Distribuição por origem dos visitantesDo total de turistas que visitaram Machu Picchu em 2024, 76% eram estrangeiros e 24% eram nacionais. Em números absolutos, o número de visitantes nacionais foi de 362.198, valor 2,1% inferior ao registrado em 2019 (369.641). Já o fluxo de visitantes internacionais alcançou 1.145.923, cerca de 94,3% do nível de 2019 (1.215.621).Variações mensais no segundo semestreO período de julho a dezembro de 2024 evidenciou picos e quedas distintos no número de visitantes nacionais e estrangeiros. Entre julho e outubro, houve alta significativa no fluxo turístico, especialmente de estrangeiros, com mais de 100.000 visitantes mensais. Agosto destacou-se como o mês com maior número de visitantes nacionais, totalizando 47.815.Dezembro, por outro lado, foi o mês com menos visitantes: houve apenas 21.792 visitantes nacionais e 68.776 estrangeiros - queda de 44% e 35%, respectivamente, em relação ao mês de outubro.Capacidade de visitação e gestão de acessoDesde junho de 2024, foram implementadas novas normas de acesso com sistema de turnos, controle por QR code e circuitos definidos, visando melhorar a organização das visitas e a preservação do patrimônio.O limite diário de visitantes foi fixado em 4.500 nos períodos normais, com aumento para 5.600 durante a alta temporada (de 1º de junho a 15 de outubro).Dicas para organizar a viagemQuem pretende visitar Machu Picchu deve considerar a ... |
WordPress domina 43% dos sites em 2025 e blogs seguem fortes |
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11h04m |
Tecnologia / Um levantamento do W3Techs, atualizado em julho de 2025, aponta que o WordPress está presente em mais de 43% de todos os sites ativos e detém 60,8% do mercado global de CMS. Para quem deseja aproveitar esse potencial, aprender como criar um blog pode ser o primeiro passo para entrar nesse mercado.Segundo o Webtribunal, aproximadamente um terço dos sites no mundo são blogs, evidenciando a relevância do formato e o interesse contínuo por conteúdo textual, mesmo com a predominância de vídeos e redes sociais no consumo digital.A evolução e adaptação dos blogs ao cenário digitalA ascensão das redes sociais, especialmente as focadas em imagens e vídeos curtos, gerou a percepção de que os blogs perderam relevância nas principais tendências digitais. Segundo estudo da RD Station, o Instagram é usado regularmente por cerca de 88% dos profissionais de marketing.Dados do Master Blogging (2025) mostram que mais de 600 milhões de blogs estão ativos entre cerca de 1,9 bilhão de sites, com 7,5 milhões de publicações diárias, evidenciando a vitalidade e o dinamismo desse formato no cenário digital.Mudanças no comportamento digital e a busca por informações confiáveisApesar da popularidade do vídeo, a saturação desse formato impulsiona a busca por fontes organizadas e verificadas. Segundo o mesmo relatório do Master Blogging, 83% dos consumidores confiam em postagens de blogs ao buscar recomendações de produtos, reforçando o papel desses canais como alternativa para quem busca conteúdo aprofundado e confiável.Mesmo com a diversificação dos formatos digitais, o blog segue como ferramenta versátil, utilizada para divulgação de notícias, produ&cce... |
CMR Surgical aposta em democratizar cirurgia robótica |
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10h56m |
Tecnologia / No Rio Innovation Week 2025, a discussão sobre o avanço da cirurgia robótica destacou o papel das novas tecnologias na ampliação do acesso a procedimentos minimamente invasivos no Brasil e no mundo. Durante o evento, foi apresentado o Versius, robô cirúrgico modular desenvolvido pela CMR Surgical, que tem como proposta facilitar a adoção da cirurgia robótica em diferentes contextos hospitalares, reduzindo barreiras de custo e de implementação que, historicamente, restringiram esse tipo de inovação a centros de referência de alto investimento.Segundo Giovani Martins, CEO da CMR Surgical na América Latina, a concepção do Versius levou em conta a necessidade de viabilizar a mobilidade do equipamento — que pode ser transportado entre salas e até hospitais diferentes — e a otimização do investimento realizado pelas instituições de saúde. “O modelo modular e leve permite ampliar o número de procedimentos e acelerar o retorno financeiro para o hospital”, afirmou o executivo, acrescentando que parte dessa economia pode ser, inclusive, repassada aos pacientes.Outro ponto foi a recente decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que emitiu parecer favorável à incorporação da cirurgia robótica urológica, utilizada no tratamento do câncer de próstata, ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para Martins, a medida representa um passo relevante na ampliação do acesso de pacientes a procedimentos minimamente invasivos com suporte robótico.A empresa também tem investido na integração de recursos de inteligência artificial (IA) ao sistema, voltados para apoiar os cirurgiões na precisão dos movimentos e na análise de desempenho intraoperatório.O tema da democratização da cirurgia robótica foi discutido em painel promovido pela CMR Surgical, moderado pelo jornalista Fernando Rocha. A sessão contou com a participação de Giovani Martins, do urologista Dr. Felipe Vidigal, do Hospital das Forças Armadas de Brasília, e o coronel Ot... |
MPD acelera negociações com uso estratégico de IA |
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10h17m |
Tecnologia / Em um cenário de crescente competitividade, a MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação nos mercados de médio e alto padrão, busca redefinir os padrões da construção civil por meio da adoção de tecnologias estratégicas, entre elas a inteligência artificial (IA).A empresa tem otimizado processos, transformando a forma como se relaciona com seus clientes e alcançando maior lucratividade, redução de custos e melhora na experiência do consumidor.De acordo com Débora Bertini, diretora-geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia, um dos principais desafios enfrentados pela equipe estava no atendimento inicial aos leads, que era realizado de forma manual, sem escala e com possibilidades limitadas de padronização. “Como esse momento é crucial para a percepção de valor do cliente, aprimorar esse processo representa uma grande oportunidade de fortalecer o relacionamento desde o primeiro contato”, destaca.Além disso, conforme a executiva aponta, a alta rotatividade de corretores autônomos destacava a importância de fortalecer a padronização do discurso comercial. “Esses profissionais desempenham um papel fundamental na prospecção de clientes, apresentação técnica dos empreendimentos, explicação de conceitos arquitetônicos, diferenciais de acabamento e sustentabilidade, além de simulações de financiamentos e interpretação de contratos”, reforça Débora, complementando que essa multiplicidade de tarefas acabava por gerar sobrecarga, comprometendo tanto a agilidade quanto a consistência na comunicação com o cliente.Atenta a isso e buscando melhorar a jornada de seus consumidores, a companhia redesenhou o processo com a adoção da IARA – Inteligência Artificial de Rápido Atendimento, baseada em tecnologia generativa, desde o atendimento inicial, passando pela organização das informações, até a liberação dos corretores para se concentrarem na negociação, personalização e construção de vínculo com o cliente. Essa multiplicidade de tar... |
Automação agêntica amplia autonomia e libera equipes |
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10h16m |
Tecnologia / Nos últimos dois anos, 67% das empresas latino-americanas com mais de 1.000 funcionários aceleraram a implementação de recursos de inteligência artificial (IA) em suas operações, superando a média global de 59%. Além disso, 73% dos consumidores digitais na região utilizam ferramentas de IA generativa, como chatbots e assistentes virtuais, em suas atividades diárias.Segundo Danilo Patês, Diretor de Customer Success & Professional Services na Automation Anywhere para a América Latina, essa tendência reflete uma mudança significativa na abordagem tecnológica das empresas, que buscam soluções para potencializar a capacidade humana em vez de substituí-la. "A tendência observada no campo mostra que as empresas aceleram a transição de assistentes digitais convencionais para agentes autônomos de processo com o objetivo de potencializar o trabalho das pessoas. A meta é automatizar fluxos inteiros, como onboarding de novos clientes e colaboradores, gestão fiscal, suprimentos e contas a pagar, a fim de liberar as equipes para decisões estratégicas", afirma Patês.Transição para agentes autônomos de processoAs organizações estão migrando de assistentes digitais convencionais para agentes autônomos de processo, visando automatizar fluxos inteiros, como onboarding de novos clientes e colaboradores, gestão fiscal, suprimentos e contas a pagar. Essa estratégia libera as equipes para focarem em decisões estratégicas, aumentando a eficiência operacional.A automação agêntica, segundo Patês, seria uma evolução dos sistemas tradicionais que busca integrar com mais eficiência a tecnologia e a atuação humana. O objetivo é equilibrar automa&c... |
Impacto das tarifas dos EUA fortalece outsourcing no Brasil |
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10h06m |
Negócios / Desde o início de 2025, as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos se intensificaram sob tensão. Segundo a Reuters, os EUA impuseram inicialmente uma tarifa de 10% em abril e elevaram para até 50% em agosto, afetando produtos como café, carne, máquinas e autopeças. A reação não se fez esperar: a Associação Brasileira de Cafés Especiais (Cecafé) relata que embarques já registram queda acentuada e que atrasos de setembro para dezembro geram perdas de até US$ 10 por saca.O setor químico também apresenta preocupação: a Abiquim qualificou a medida como “profundamente preocupante”, alertando impactos em cadeias produtivas e estimando que cerca de US$ 1,7 bilhão em exportações químicas estão em risco.Em resposta, o governo federal anunciou um pacote de socorro, incluindo crédito de R$ 30 bilhões (cerca de US$ 5,5 bi), isenções fiscais e compras governamentais — medidas que já entraram em vigor. Segundo a Reuters, os recursos podem vir de fundos do BNDES. O “plano Soberania Brasil” tem como objetivo mitigar os efeitos da tarifação e preservar a produção nacional.Nesse cenário de instabilidade externa, o mercado de outsourcing, tanto para processos de negócios (BPO) quanto de tecnologia (ITO), aparece como alternativa. Um relatório da Grand View Research indica que o segmento de BPO no Brasil faturou US$ 5,84 bilhões em 2023, com projeção de chegar a US$ 9,65 bilhões até 2030, crescendo cerca de 7,4% ao ano. Globalmente, o setor de outsourcing movimentou cerca de US$ 302,62 bilhões em 2024, com projeção de alcançar US$ 525,23 bilhões até 2030, segundo a Grand View Research.Em publica&cced... |
HRTech brasileira impacta 50 mil profissionais de RH em 2025 |
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10h02m |
Tecnologia / No primeiro semestre de 2025, a InCicle impactou diretamente mais de 50 mil profissionais de recursos humanos em todo o Brasil por meio de sua plataforma e de eventos do setor. O movimento reforça a expansão da empresa, que recentemente inaugurou uma nova unidade em São José dos Campos, a 96 km de São Paulo, além de integrar a agenda internacional de inovação ao participar do Gitex Expand North Star, em Dubai.A dificuldade enfrentada pelos profissionais de RH com sistemas fragmentados e metodologias pouco integradas evidenciou a necessidade de novas soluções para o dia a dia de gestores e líderes. Diante desse cenário, nasceu a proposta de criar um ecossistema capaz de posicionar o RH como área estratégica dentro das organizações.Fundada em Rio Branco (AC) e apoiada na experiência de mais de duas décadas em gestão de pessoas nos segmentos de indústria, atacado e varejo, a InCicle se desenvolveu como uma empresa de tecnologia voltada para resultados. Atualmente, também mantém escritórios em São Paulo (capital) e em Cruzeiro (SP), ampliando sua atuação nacional.De acordo com o CEO da InCicle, Rafael Giupponi, a iniciativa buscou responder a um desafio recorrente do setor. "Os gestores lidavam com ferramentas que não integravam dados e processos, o que limitava sua atuação estratégica. A proposta foi criar uma plataforma que atendesse diretamente às demandas de gestão e produtividade, além dos processos burocráticos de departamento pessoal", afirma.Foi na sala de seu apartamento de 42 metros quadrados, na capital acreana, que Giupponi, ao lado de cinco amigos, decidiu transformar os desafios dos profissionais da área em uma solução concreta. Nascia ali o embrião da empresa.O resultado foi a cria&... |
Milton Hatoum integra 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema |
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9h52m |
Entretenimento / No próximo sábado, 23 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) receberá uma programação especial da 20ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com exibição do épico palestino "Porta do Sol" e um debate sobre memória, resistência e identidade com participação do escritor Milton Hatoum, recém-eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras (mais informações aqui).Promovida pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e o CCBB SP, esta edição celebra 20 anos trazendo ao público brasileiro histórias, contextos e expressões culturais de 22 países do Norte da África, Levante e Península Arábica.A programação do dia no CCBB SP começará às 13h com a exibição de Porta do Sol – Parte 1, seguida, às 15h45, de Porta do Sol - Parte 2. Adaptação monumental do romance de Elias Khoury, o filme acompanha décadas de exílio, resistência e identidade palestina. Uma narrativa que atravessa gerações e geografias.Após as sessões, às 18h30, acontecerá o debate “Palestina: uma história de exílios e catástrofes”. Além de Hatoum, a conversa terá participação da professora Olgaria Matos, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), com mediação da historiadora Silvia Antibas, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.Com programação no Cinesesc até 19 de agosto e no CCBB ... |