RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2021 - Horário 16:51

Indústria de iluminação vê sinais de boas atividades para o setor em 2021
Negócio /

À semelhança do que ocorreu com a maioria das atividades econômicas no Brasil, a indústria de iluminação sofreu com as medidas de contenção da pandemia em 2020. Os efeitos foram desde a readequação de pedidos já colocados, postergação de projetos, atrasos nos pagamentos, renegociações e dificuldades nas entregas devido ao bloqueio de transporte. Houve momentos difíceis para manter a força de trabalho, sem entrada de caixa, além do impacto do aumento no valor dos insumos e do frete.

Foi este cenário que levou o segmento da indústria de iluminação a registrar queda de 8% em seu faturamento em 2020 (R$ 3,30 bilhões) quando comparado a 2019 (R$ 3,60 bilhões). Os dados são da Abilux – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, que também identificou queda no nível de emprego. Em 2019 o setor contava com aproximadamente 27 mil trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos. Já em 2020 este número caiu para 23 mil. 

O início da estabilidade dos negócios começou no segundo semestre do ano passado e permaneceu consistente no primeiro trimestre de 2021. As dificuldades da pandemia permanecem, mas são suplantadas pela resiliência do consumidor de produtos de iluminação. As conquistas vieram da perseverança empresarial e da solidariedade entre diversos agentes do mercado como, por exemplo, identificar bons parceiros entre fornecedores, clientes e bancos, forte espírito de equipe dos colaboradores, dedicação exemplar em grupo cobrindo atividades além das suas atribuições, manutenção das atividades com trabalho presencial ou virtual, atendimento aos clientes e desenvolvimento de produtos com foco em novas tecnologias.

A indústria de iluminação estima crescimento de 6% em 2021 

Os desafios continuam em 2021, porém têm sido superados. Neste momento o setor vem se reinventando. Crescer com os parceiros de 2020 (fornecedores, clientes e financeiras); estabelecer novos elos de negócios apoiado no desenvolvimento de novos produtos; buscar regras mais dinâmicas de acordos até condizentes com a volatilidade do mercado; rever financiamentos e prazos de vendas estão entre as estratégias adotadas pelas indústrias.

A projeção da Abilux é de que, em 2021, a indústria de iluminação registre crescimento de 6% (faturamento de R$ 3,50 bilhões). Corroboram com esta projeção da Associação o comportamento dos consumidores que, mesmo em meio à pandemia, têm buscado viver novas experiências ofertadas pela iluminação como a adoção de projetos que deem destaque aos ambientes, que façam uso de temperaturas de cor e cromaticidade etc. A prioridade é disponibilizar produtos, projetos e serviços que preencham estes desejos. Mesmo sendo grande a concorrência, esta é uma boa oportunidade para divulgar marcas, produtos e serviços.



Website: http://www.abilux.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.